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Motivos para usar um intermediador de pagamento

Hoje em dia, o leque de opções de pagamento definitivamente conta como fator decisivo para os consumidores on-line. Alguns optam pelo pagamento à vista, outros pelo débito, a maioria pelo crédito e há, ainda, quem prefira o bom e velho boleto bancário. Mas a verdade é que oferecer tantas opções nem sempre é viável para o pequeno empreendedor, não é mesmo? E é aí que surge o intermediador de pagamento, que pode ser a solução para fomentar as vendas no seu e-commerce. Mas, afinal, o que é um intermediador de pagamento, para que serve e quais são suas maiores vantagens? Fique por aqui e descubra!

O que é um intermediador de pagamento?
O intermediador de pagamento é uma plataforma que faz a ponte entre o e-commerce e as instituições financeiras que oferecem os serviços de pagamento, como cartões de crédito e débito, boletos bancários e assim por diante. Como o próprio nome sugere, ele funciona mesmo como um intermediador das transações financeiras do seu e-commerce, tirando essa responsabilidade da sua empresa.

E como esse sistema funciona?
É no momento em que o cliente fecha o pedido e é direcionado para o checkout que o intermediador de pagamento entra em ação. Assim, em vez de a compra ser efetivada diretamente na sua plataforma do e-commerce, o cliente é direcionado para o sistema do intermediador, onde será possível escolher a forma de pagamento e concluir a transação.

Nesse cenário, toda a análise de crédito é feita pelo intermediador de pagamento no momento em que o cliente insere seus dados (salvo se a opção de pagamento for boleto bancário) e, dessa forma, qualquer risco inerente à venda fica sob a responsabilidade do intermediador.

Para o e-commerce, o pior que pode ocorrer é a venda não ser finalizada no intermediador, seja pela reprovação da transação pela operadora do cartão, por exemplo, ou pela simples desistência do consumidor. Entretanto, se a negociação é aprovada pelo intermediador de pagamento, o gestor da loja virtual tem a garantia do recebimento pela venda, independentemente de outros fatores que podem se apresentar posteriormente (como a identificação de fraude).

Por que usar um intermediador de pagamento?
Investir em um intermediador de pagamento pode trazer diversas vantagens para seu e-commerce, como:

Diversidade
Sabemos que no e-commerce é importante oferecer diversos meios de pagamento para atrair mais clientes, certo? Assim, se você oferece apenas um ou dois, poderá enfrentar dificuldades em fechar vendas. Por esse motivo, o intermediador de pagamento é uma ótima solução para quem tem pouco poder de negociação com bancos e adquirentes, pois oferece uma gama enorme de possibilidades para os consumidores.

Implementação
A integração entre e-commerce e intermediador de pagamento é bastante simples, pois os templates já vêm prontos para serem usados. Dessa forma, você pode começar a usar os serviços de pagamento em apenas poucas horas depois de sua implementação, aumentando suas vendas rapidamente.

Proteção
O risco de fraudes especialmente com cartões de crédito ainda é relativamente alto na internet, pois existem hackers atentos a qualquer deslize tanto por parte do consumidor quanto por parte das lojas virtuais com relação à proteção de dados. Mas como o intermediador de pagamento investe na segurança e dados, seu e-commerce não armazena nenhum tipo de informação bancária dos clientes. Assim, havendo qualquer problema, quem assume o risco é o intermediador e não você.

Prazo
Um dos grandes atrativos do e-commerce para os consumidores está relacionado às vendas a prazo. Contudo, oferecer esse tipo de atendimento diferenciado sem a ajuda de uma plataforma de pagamentos se torna praticamente inviável para o pequeno empreendedor. Com um intermediador de pagamento você consegue disponibilizar essa opção, ainda agregando valor com a diversidade de bandeiras de cartões de crédito que aceitam o parcelamento.

Cobranças
Outra facilidade que um intermediador de pagamento traz é a possibilidade de envio de cobranças por e-mail. Assim, com um simples clique, o consumidor tem à sua disposição o boleto gerado ou é direcionado para o site para pagamento, o que evita esquecimentos e também contribui para reduzir a taxa de abandono de carrinho.

Gestão e Controle
Um bom intermediador de pagamentos oferece um dashboard de controle financeiro para que você acompanhe, a qualquer momento e de qualquer lugar, seu volume de vendas, transações aprovadas e reprovadas, ticket médio, entre outras informações que permitem um controle absoluto sobre as finanças do seu e-commerce. Com um intermediador de pagamento você pode gerir todos os seus pagamentos de forma simples e intuitiva, fazendo reembolsos diretamente na conta dos clientes sem maiores transtornos.

Antecipação
No e-commerce você precisa estar atento às tendências de mercado para aproveitar as oportunidades a fim de gerar cada vez mais vendas. Até aí tudo bem. Mas a verdade é que nem sempre o dinheiro está em caixa, não é mesmo? Nesse caso, se você conta com o suporte de um intermediador de pagamentos, pode fazer a antecipação de recebíveis a qualquer instante, com a garantia de que o dinheiro estará disponível quando você mais precisar de recursos.

Compatibilidade
Como os serviços de intermediação de pagamentos são bastante requisitados no e-commerce, essas plataformas estão preparadas para se integrar a praticamente todos os serviços de lojas virtuais. Se o seu e-commerce está hospedado em uma plataforma segura e de confiança, você certamente poderá desfrutar dos benefícios de um intermediador de pagamento.

Cliques
Com cada vez mais pessoas comprando no e-commerce via dispositivos mobile, você precisa disponibilizar o preenchimento de dados de forma simples e ágil, para que o cliente não desista da compra. Compras com 1 clique são a solução para essa situação, já que o cliente cadastra os dados uma única vez e não precisa preencher mais nada para as próximas compras.

Checkout transparente e conversão
Um dos fatores que leva um consumidor a desistir de uma compra é a migração do site do e-commerce para o intermediador de pagamento, o que gera uma certa insegurança. Mas com o Checkout Transparente, o consumidor nem sequer percebe essa mudança, pois o intermediador é integrado a seu e-commerce de forma natural. Com a diversidade de opções de pagamento e o Checkout Transparente, seu e-commerce transmite confiabilidade e segurança aos clientes, evitando o abandono de carrinho e aumentando sua taxa de conversão.

Como escolher um intermediador de pagamento?
A essa altura da leitura você já sabe que vantagens em adotar um intermediador de pagamento para seu e-commerce não faltam. Mas quais são os critérios para escolher um sistema que não vai deixá-lo na mão e efetivamente trará todos esses benefícios? Veja agora:

Taxas
Como prestador de serviços financeiros, o intermediador de pagamento cobra uma taxa sobre cada transação realizada por meio da plataforma. Para manter a competitividade do seu e-commerce, verifique a porcentagem cobrada sobre cada venda e se você tem como incorporar esse valor no preço de seus produtos sem comprometer os resultados.

Disponibilidade
Todo serviço oferecido pela internet deve ter um alto índice de disponibilidade, isto é, plataforma em perfeito funcionamento. Se você opta por um intermediador de pagamento que vive fora do ar, suas vendas ficarão comprometidas e os clientes insatisfeitos. Sendo assim, consulte a taxa de disponibilidade de cada fornecedor e priorize aquele que ofereça maior segurança nesse quesito.

Suporte
Fato é que todo serviço baseado em tecnologia está sujeito a problemas de ordem técnica. Mas isso não significa que você deva sair prejudicado! Escolha, portanto, um fornecedor que ofereça suporte técnico 24 horas e em português, afinal, no momento do problema fica mais difícil até coordenar as ideias em outro idioma.

Aprovação
Quando o consumidor faz um pedido no seu e-commerce, ele espera ser atendido imediatamente. Por essa razão, é fundamental que você avalie o prazo médio para aprovação dos pagamentos de cada intermediador de pagamento que está considerando contratar. Já imaginou deixar o consumidor esperando por dias para saber se a compra foi aprovada ou não? Isso é inviável para absolutamente qualquer negócio!

Reprovação
Tão importante quanto saber qual é o prazo de aprovação das transações é saber qual é a taxa de reprovação de crédito dos intermediadores de pagamento que você está considerando contratar. Se essa taxa é alta demais, você pode perder clientes pela insatisfação em passar por todo o processo de compra e não ter a compra aprovada. Melhor dar preferência a outro sistema.

Checkout
Você também deve se assegurar de que o intermediador de pagamento oferece Checkout Transparente completamente integrado a seu e-commerce, evitando a saída do cliente para outra plataforma. Esse é um dos requisitos básicos para não afetar sua taxa de conversão e a credibilidade do seu negócio.

Viu como ter um intermediador de pagamento confiável é a ponte para o sucesso do seu e-commerce? No momento da contratação desse tipo de serviço, fique atento a essas dicas e faça uma boa análise da relação entre custo e benefício, optando pela solução que possa efetivamente alavancar suas vendas sem complicação.

E então, ficou ainda com alguma dúvida sobre o funcionamento ou as vantagens de um sistema de intermediação de pagamentos? Já conhecia esse serviço? Comente aqui e divida suas impressões conosco!