Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas

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segunda-feira, 29 de agosto de 2011
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Sabe aquela frase: “Não basta ser pai, tem que participar”? Então, digamos que uma empresa viva o mesmo dilema nas redes sociais. Não basta postar conteúdo, interagir e divulgar seus produtos, tem que saber o que estão falando sobre a marca. Monitoramento é uma das principais áreas das ações na web, que, felizmente, permite a coleta de informações sobre a reputação das marcas de forma mais simples, se comparado ao marketing offline.

Como nem todas as empresas são uma Gatorade da vida, que tem um centro de monitoramento de marca semelhante a uma sala da NASA, hoje você vai conhecer algumas ferramentas gratuitas para monitorar sua marca no Facebook. Só por curiosidade, assista no vídeo a seguir o humilde centro de monitoramento da Gatorade:

Pau para toda obra

Vamos começar com os buscadores sociais. Em tese, eles funcionam como o Google, porém realizam as buscas especificamente nas redes sociais. Se você reparar, até o visual é semelhante ao Google. O bom deste tipo de buscador é que eles abrangem várias redes sociais, o que facilita a coleta de dados.

Buscadores sociais

48ers: No 48ers é possível segmentar as buscas de acordo com a rede social desejada. Simples, mas quebra um galho.

Socialmention: Não permite a segmentação de resultados por rede social, porém permite a divisão das buscas de acordo com categorias, como: blogs, comentários, eventos, vídeo, áudio, etc. Sua vantagem é a possibilidade de cadastrar alertas que podem ser enviados por email contando o histórico da sua marca diariamente.

SocialSearching: Aqui a conversa é curta e grossa: ou busca no Twitter ou no Facebook. Na busca no Facebook você pode pesquisar entre os comentários dos seus amigos ou entre todos os usuários do Facebook.

Kurrently: O Kurrently é semelhante aos demais serviços, com possibilidade de busca no Twitter, Facebook, Google, Bing, YouTube e Baidu.

Direto na fonte

Para quem quiser se manter ligado no que falam sobre as marcas no Facebook, nem precisa sair da rede social. Use a barra de busca do Facebook, digite os termos que deseja monitorar e vá até mais “Veja mais resultados”.

Em seguida, basta clicar em “Publicações de todos” e receber direto da fonte as menções da sua marca no Facebook. Provavelmente, todos os buscadores citados acima utilizam este recurso, porém os resultados são exibidos dentro dos seus respectivos sites.

Quase um divã

Com foco somente no Facebook, outros serviços de monitoramento de marca ajudam a entender e a identificar o desempenho das marcas na rede social. A partir destas ferramentas, uma empresa pode saber se suas estratégias estão gerando resultados e os clientes aderindo às suas ações no Facebook.

Ferramentas de desempenho

Momentus – Community Health Score: uma ferramenta muito simples, mas ajuda a retirar algumas médias da atuação das empresas no Facebook. No final da análise, sua fanpage recebe uma nota e entra para o ranking das melhores posicionadas de acordo com a categoria do seu negócio no Facebook. O legal desta ferramenta é que é possível acompanhar a concorrência.

Edgerank Checker: nós já falamos sobre o Edgerank. Para quem não sabe, Edgerank é um cálculo que o Facebook faz para determinar quais páginas têm preferência para aparecer no feed de notícias dos fãs. As páginas que gerarem mais engajamento com este fã aparecem mais em seus feeds. O Edgerank Checker é uma ferramenta que exibe a sua pontuação no Edgerank do Facebook. Por ser pago, o serviço só fornece alguns dados, mas que ajudam na hora de uma avaliação.

Fangager: O Fangager é muito interessante, com ele é possível identificar os fãs mais ativos de uma fanpage e separar os dados de acordo com semanas, dias ou meses.
Quase um Google

Poucas pessoas usam o buscador Bing da Microsoft. Entretanto, depois da parceria da empresa de Bill Gates com o Facebook, o esquecido Bing pode ser uma excelente ferramenta gratuita de monitoramento. O fato é que o Bing Social oferece alguns resultados que nenhum dos buscadores acima forneceu.

Considerações

Por serem ferramentas gratuitas, você pode utilizar todas da forma que preferir (frase “usar sem moderação” não cabe aqui, pois estamos falando justamente de usar estas ferramentas para monitorar marcas (rs)).

É claro que existem dezenas de opções muito mais completas do que as citadas neste post, mas em sua maioria, são pagas e, por sinal, muito bem pagas. Se sua empresa possui um alto volume de menções nas redes sociais que precisa ser monitorado, investir em uma ferramenta paga pode ser a melhor alternativa.

Entretanto, se sua marca não precisa controlar tanto o que fala dela ou tem recursos escassos, ferramentas gratuitas, se usadas em conjunto com a inteligência, dão conta do recado. Não se esqueça que o próprio Facebook oferece estatísticas valiosas sobre o desempenho de sua fanpage. Não deixe de conferi-las periodicamente.

Caso você conheça outras ferramentas de monitoramento, compartilhe com todos no espaço de comentários.

Até a próxima!

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