Varejo no mobile: um detalhe pode fazer suas vendas dispararem

por Andrea Miranda Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

O varejo é um negócio de detalhes (“retail is detail”, diz o famoso ditado em inglês). E o varejo mobile também é repleto de pontos de atenção que fazem uma grande diferença na experiência do cliente. Melhorias que tragam um aumento de performance nas páginas ou tornem a leitura mais fácil são sempre positivas. Afinal, deixam o consumidor mais confortável e disposto a se relacionar com sua marca. Quando esse processo é bem feito, o resultado é um aumento (muito aguardado!) da taxa de conversão e das vendas.

De cada cem clientes que acessam a página de seu produto em um e-commerce, em média 98 não compram. Esse motivo pode vir da busca do varejo que não ajudou o consumidor a encontrar o que ele estava procurando, ou porque a página do produto não despertou o desejo de consumo ou entre outras razões — até porque o checkout ainda é complicado. Alguns desses problemas podem ser evitados se a página do e-commerce estiver sempre adequada ao smartphone que o cliente está usando, independentemente do formato ou resolução da tela.

E-commerce responsivo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Digitalks, sete em cada 10 consumidores afirmam que é fundamental que o e-commerce seja responsivo para eles concluírem a compra. Ou seja, ele deve se adaptar automaticamente ao tamanho da tela e às características técnicas do celular. Sites lentos e não responsivos são um dos principais motivos que levam o cliente a desistir. Ao deixar de considerar o smartphone que o cliente está usando, a indústria e o varejo perdem vendas.

Uma pesquisa aponta que quase 60% dos consumidores que acessam páginas que contam com a solução de trade marketing digital estão navegando em smartphones. Desses acessos mobile, apenas pouco mais de 21% são realizados a partir de equipamentos mais novos da Apple, Samsung (Galaxy J8+) ou Lenovo/Motorola G5+. A imensa maioria dos acessos acontece a partir de equipamentos com resoluções e tamanhos de tela menores que os modelos mais recentes.

Ao levar esses números em consideração, o desenvolvimento das páginas de produto nos sites precisa considerar alguns pontos. São eles:

  • o volume de informação a ser disponibilizado;
  • a quantidade de texto;
  • as funcionalidades interativas.

Tudo para que qualquer cliente, em qualquer celular, receba as informações mais importantes sobre o produto que está considerando para a compra.

Análise do smartphone

Algumas agências de publicidade, e até mesmo o departamento de marketing de algumas indústrias, nem sempre conseguem analisar o tipo de smartphone que o consumidor utiliza. Com isso, podem cair na armadilha de focar em utilizar os recursos mais novos disponíveis para os equipamentos de ponta. E, consequentemente, deixar de considerar a experiência da maioria dos clientes, que utiliza modelos mais antigos de celular.

É preciso trabalhar em parceria com as agências para elas terem todas as informações, criarem os melhores conteúdos possíveis e entregarem experiências excelentes aos clientes. Cuidar de todos os detalhes da responsividade de forma transparente, deixando com a agência apenas a preocupação com a comunicação, pode ser uma boa estratégia. Essa parceria irá gerar frutos para a indústria, que garante uma presença sempre relevante com o cliente. E também para o varejo, que amplia sua taxa de conversão na página de produtos e, automaticamente, vende mais.

A responsividade dos sites é um dos aspectos mais importantes da experiência de compra dos clientes mobile — por isso não pode ser negligenciada. Sempre leve em conta o tipo de celular que os consumidores usam e adapte sua comunicação às características dos principais equipamentos do mercado. O resultado você sente no aumento das vendas.

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