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O que é o mobile first e quais suas vantagens para as vendas do e-commerce?

por Juca Oliveira Quarta-feira, 17 de julho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

A expansão do acesso às novas tecnologias modificou não somente as formas de entretenimento e comunicação: impactou também (e diretamente) o comportamento dos consumidores. Na era digital, estar alinhado aos hábitos do público-alvo é uma das ferramentas mais poderosas para aumentar os índices de conversão e vendas.

Você sabe como o mobile first pode ajudar nessa missão? Pensando nisso, elaboramos um artigo para você saber de uma vez por todas quais são as vantagens de apostar nessa metodologia. Confira!

O que é o mobile first?

A cultura mobile first nada mais é do que a construção de aplicações responsivas para web. Isto é, tem o compromisso de oferecer um acesso fácil e agradável para os usuários que utilizam dispositivos móveis — smartphones ou tablets.

A ideia e o termo mobile first foram criados pelo diretor de produtos do Google, Luke Wroblewski. Diante do crescente mercado desses dispositivos, ele enxergou a necessidade de adaptação dos sites para as telas menores (o que antes era focado apenas nos computadores).

Hoje, o mobile first não é mais uma simples tendência, mas, sim, uma realidade que veio para ficar — e não é difícil entender os motivos. De acordo com o 39º relatório Webshoppers, as vendas via dispositivos móveis representaram, apenas no mês de janeiro de 2019, 42,8% do total das vendas dos e-commerces.

Quais as vantagens ele gera para as vendas do e-commerce?

O grande benefício gerado pela abordagem mobile first é o aumento da capacidade da empresa em reter potenciais consumidores e fidelizar clientes. No entanto, existem outros ganhos específicos. Vejamos alguns deles a seguir.

Entrega expressa

A estratégia da entrega expressa, assim como o mobile first, consiste em mais uma oportunidade para proporcionar melhores experiências ao público do e-commerce, e tais elementos funcionam de forma complementar.

Isso porque, para se implementar a política da entrega no mesmo dia, a primeira providência a ser tomada é deixar claro nos canais de comunicação da empresa quais são as condições para a prestação do serviço. Em páginas não-responsivas, tais informações podem passar despercebidas, o que pode prejudicar a imagem da marca.

Ademais, as lojas mobile podem se beneficiar com funções e recursos que o desktop não oferece, como: geolocalização, integração com aplicativo, troca de mensagens de texto etc.

Facilidade de integração com as redes sociais

Com a popularização da internet e os smartphones se tornando o principal meio de acesso à rede, o perfil do consumidor também sofreu alterações. Além de estarem cada vez mais presentes nas redes sociais, eles também utilizam esses canais para manter uma interação mais próxima com as suas marcas preferidas.

Nesse contexto, a abordagem responsiva é bastante vantajosa, pois facilita a integração da empresa com as mídias sociais, de modo que os usuários naveguem entre qualquer uma delas com a mesma facilidade e o mesmo tom de diálogo.

Otimização progressiva

O investimento no mobile first proporciona otimização progressiva para o comércio eletrônico. Isso, visto que desde março de 2018 o Google mudou o formato de indexação e ranqueamento. Agora, os algorítimos da plataforma levam em consideração as versões mobile.

Portanto, isso significa que se o seu site é otimizado para dispositivos móveis, ele se destaca nas pesquisas — e paulatinamente consegue fortalecer a sua presença online.

No cenário atual, ter o usuário como foco central das campanhas e ações dos empreendimentos representa uma peça-chave para o sucesso. Tomando como bases as estatísticas de crescimento dos e-commerces — sobretudo no que diz respeito às vendas por dispositivos móveis —, desenvolver o mobile first é uma excelente forma de sair na frente da concorrência e potencializar os seus lucros.

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