Mobile Commerce: por que investir agora mesmo

por Dener Lippert Terça-feira, 29 de junho de 2021   Tempo de leitura: 9 minutos

O mobile commerce vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso fica ainda mais evidente quando olhamos os números de faturamento nos últimos 3 anos do mercado brasileiro.

Em 2019, segundo pesquisa feita pela e-bit Nielsen Company, o mobile commerce brasileiro faturou cerca de U$ 5,2 Bilhões – 55% a mais que 2018 – e, em 2020, este número cresceu dez vezes, saltando para a marca de U$ 52,6 Bilhões.

Boa parte desse crescimento se dá por alguns aspectos, como: maior acessibilidade da população brasileira a internet; mais acessos a smartphones; e a tecnologia avançada, que está cada vez mais otimizada para que tornem a experiência de consumo facilitada.

Mobile commerce chegou para ficar
Mobile commerce chegou para ficar

Prova disso, é o aumento significativo de downloads de aplicativos. No primeiro semestre de 2020, o número de downloads já era 68% maior que todo o ano de 2019, sendo as categorias de aplicativos mais baixados no período sobre: vendas e revendas, varejo, cupons de desconto, viagens e transporte, saúde e beleza e lojas especializadas – segundo relatório da Rank My App.

Leia também: Mobile Commerce: como atrair mais clientes para sua “loja de bolso”

Obviamente que sabemos que a pandemia do COVID-19 também influenciou diretamente nesses resultados, visto que a população se viu trancada em suas casas durante a quarentena e precisou continuar abastecendo seus lares. Em uma pesquisa feita pelo Ebanx, por exemplo, nos mostra que 72% dos brasileiros alegaram ter feito compras via aplicativos durante a pandemia, em 2020.

Trata-se, dessa maneira, de um canal de vendas que não deve ser ignorado em hipótese alguma. Um canal com ótimas oportunidades para e-commerces explorarem.

A importância do mobile commerce para seu negócio

Não é difícil entender o porquê dos consumidores estarem investindo mais seu tempo em compras via mobile commerce. Motivos não faltam: preços menores, atendimento personalizado, acesso mais amplo a outros mercados, engajamento e interação da marca muito mais próximo, são alguns deles.

Preços menores

Com uma rápida pesquisa no Google fica fácil qualquer um de nós compararmos os preços de produtos de e-commerces com as lojas físicas, e aí então fica evidente a diferença de valores.

Atendimento personalizado

A maioria dos aplicativos hoje e plataformas oferecem a possibilidade de personalização de seus perfis, ou seja, o consumidor pode definir suas preferências e definir aquilo que mais lhe interessa.

Dessa forma, para a empresa (o e-commerce), é possível oferecer também um atendimento exclusivo, enviando ofertas, produtos e serviços que o cliente deseja. Fazendo com que as conversões inclusive, sejam muito mais assertivas.

Acesso a outros mercados

Com internet e um smartphone, fica simples o acesso às compras internacionais. O alcance à marcas e sites fora do país tornou-se algo comum. Segundo estudo feito pela Ebanx, em 2020, 62% dos brasileiros alegaram usar o mobile para realizar compras internacionais.

Engajamento e interação

Com os aplicativos e a possibilidade de personalização de seus perfis, o mobile commerce trouxe a chance para as marcas se aproximarem dos seus consumidores para compreenderem seus gostos e desejos muito mais de perto, conectando e se aproximando ainda mais dos seus targets (público-alvo).

Principais aspectos de avaliação para uma boa plataforma de m-commerce

Segurança

Sem sombra de dúvidas, dispositivos de segurança para que não haja vazamento de dados pessoais dos seus clientes, é de fato, a coisa mais importante que você deve olhar antes de contratar uma plataforma de mobile commerce.

Aplicativos e sites como estes, estão constantemente sendo alvos de ataques cibernéticos, e por isso, você precisa garantir que sigilos bancários e de cartões de crédito estejam muito bem assegurados.

Isso impactará diretamente na confiança do seu target em comprar de você. Segundo relatório recente do e-commerce radar, a falta de confiança em um site ou aplicativo é responsável por 17% dos abandonos de carrinho.

Experiência do usuário

Para garantir uma experiência única dentro da sua loja, você precisa estar em uma plataforma amigável (mobile friendly) e bastante leve. O contrário disso, garantirá que este cliente nunca mais volte a comprar de você.

Integração com outros sistemas

Por mais completa que uma plataforma de mobile commerce diga que seja, é praticamente impossível gerenciar e operacionalizar tudo sozinho, sem soluções integradas a outros sistemas.

Para otimização de tempo e automatização de processos, inclusive de gestão destes clientes e compras, você precisará de um CRM integrado a sua loja, assim como um ERP. São aspectos básicos para garantir o sucesso do seu negócio.

Boas práticas para ter ótimos resultados com o m-commerce

  • Invista em campanhas de mídia paga: não dependa do orgânico. Anuncie para o seu público-alvo. Sua curva de conversão será muito maior.
  • Analise os dados: quem não mede não gerencia. Esteja constantemente olhando e tirando insights que auxiliem você a oferecer uma experiência cada vez melhor ao seu cliente, assim como, ofertas personalizadas, retendo ainda mais sua base.
  • Contrate métodos de pagamentos facilitados: quem usa o mobile commerce, busca praticidade. Sem checkouts que exijam centenas de informações. O checkout hoje é um dos responsáveis pelo maior índice de abandono de carrinho em e-commerces: frete caro (53%); exigência de cadastro (31%); e o Checkout longo (23%) segundo relatório do e-commerce radar.

Conclusão

Fica claro que o mobile commerce já deixou de ser uma tendência e passou a ser uma estratégia sólida para e-commerces que desejam vender ainda mais.

Jamais olhe para o mobile como segunda opção. Ele é quem dita a experiência do usuário e de consumo hoje. Faça com que essa experiência seja única.

Alinhada a boas ferramentas de integração e com uma logística de entrega otimizada, os resultados das suas vendas serão muito mais exponenciais.

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