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Mix de produtos para quem está começando no e-commerce

Por: Emerson Duarte

Especialista em marketing digital e e-commerce, palestrante, autor do livro Ecossistema de Vendas, que aborda as transformações do varejo e os novos hábitos de consumo baseados nos avanços tecnológicos, diretor de marketing da EMC Sistemas.

O aumento da demanda por produtos vendidos pela internet deixou ainda mais evidente a necessidade que as lojas físicas têm de estarem também na web, integrando seu estoque com o e-commerce.

A pandemia da Covid-19, que criou desde o início uma onda de incertezas sobre os pequenos varejistas, foi assimilada e convertida em oportunidade por muitos quando veio a clareza sobre o quanto o e-commerce é importante aliado das lojas físicas como canal de vendas adicional.

E também muito democrático, porque há diversas formas de vender online. Afinal, dá pra vender mesmo sem ter um e-commerce próprio, seja nas redes sociais, WhatsApp, aplicativos de delivery, marketplaces… Cada um no seu ritmo e em consonância com o período evolutivo da empresa em relação a necessária digitalização. E está tudo bem.

Mas para quem começa pequeno, a partir da necessidade de conectar sua loja física com o mundo digital, uma das dúvidas mais comuns ocorre no momento de definir qual mix de produtos vender no online.

Um passo de cada vez

Para começar o processo de digitalização da loja física e iniciar as vendas mais rapidamente, uma boa estratégia é cadastrar parte do estoque e acrescentar outros itens posteriormente, fazendo o negócio web crescer gradualmente. Mas, como definir quais produtos devem ser expostos primeiro?

Na minha visão, a coisa mais importante em vendas é você ofertar aquilo que tem demanda. O que as pessoas querem comprar.

E a segunda coisa é ser capaz de atender à demanda.

Uma maneira rápida e fácil de identificar o que os consumidores mais compram online é pesquisar usando ferramentas gratuitas disponibilizadas na internet.

Tendências do Mercado Livre

Umas dessas fontes confiáveis é a página tendencias.mercadolivre. Ela mostra quais são os produtos mais vendidos neste que é um dos maiores marketplaces em funcionamento no Brasil.

Além de acessar a lista geral, você pode realizar filtros por categoria para direcionar melhor a busca de acordo com o segmento do seu negócio.

Elaborada a partir das pesquisas realizadas pelos consumidores no Mercado Livre, a página de tendências corresponde também ao que geralmente é mais procurado no e-commerce como um todo. Ou seja, pode ser usada como referência para venda na sua loja web própria.

E, claro, mesmo que você não tenha uma loja online própria, para testar produtos pode começar vendendo nos marketplaces. O que é uma boa maneira para exercitar as vendas e aprender a caminhar na trilha do comércio eletrônico.

Google Trends

Outra forma de identificar quais dos seus produtos têm uma boa demanda na web é utilizar o Google Trends. Nesse caso, ele mostra o histórico de buscas e permite comparações entre pesquisas realizadas.

Gosto de dizer que é um termômetro da internet, em que fica muito claro quando a temperatura de determinadas buscas aumenta ou diminui.

Por exemplo, se você quer saber se há mais demanda por calça ou bermuda, basta digitar os dois e criar uma comparação. Pode buscar inclusive por períodos específicos para orientar a sua estratégia a partir da demanda percebida.

O gráfico vai apresentar a comparação e permite comparar até 5 produtos diferentes em cada pesquisa.

O local onde a pesquisa será realizada também pode ser determinado por meio de filtro, apresentando diferença, por exemplo, quando a pesquisa considera todas as buscas na web ou aquelas realizadas dentro do Google Shopping.

É importante observar que, por ser uma ferramenta destinada mais diretamente a direcionamento dos usuários para compra, o Google Shopping tende a ser mais assertivo nas comparações de produtos com o objetivo de identificar demanda.

Também é possível buscar por regiões, verificar pesquisas relacionadas e identificar buscas que estão em ascensão, indicando oportunidades de mercado.

Olhe também para dentro

Definir os produtos para vender online de forma a complementar o alcance do seu negócio físico deve considerar também suas estratégias específicas.

Um exemplo é usar as vendas pela internet para criar um outlet com o objetivo de girar produtos em mudança de estação ou aqueles que estão parados no estoque, dependendo do seu negócio.

Esta é uma boa maneira para gerar tráfego e alcançar consumidores em outras praças aumentando a divulgação da sua empresa.

Atenção à precificação no e-commerce

Ao decidir sobre quais produtos sua loja vai vender na web é muito importante identificar no seu mix aqueles itens com precificação compatível à realidade das vendas online para que sejam competitivos no ambiente da internet.

Neste ponto é fundamental analisar com cautela para ter no e-commerce produtos que garantam uma operação competitiva no que diz respeito aos preços, mas mantenham a saúde financeira do seu negócio.

Para ser competitivo, talvez você necessite até reavaliar seus fornecedores e buscar melhores condições a partir de negociações com os atuais parceiros. Ou então por meio de novas parcerias, com preços de aquisição mais viáveis para reposição do estoque.

O mais importante é analisar o máximo de situações que possam impactar e trabalhar com um mix de produtos que tenha boa demanda e maior viabilidade financeira, com perspectiva de retorno para o seu negócio.

Com essa análise feita, considerando particularidades e ajustando os objetivos da empresa, você terá um bom desenho para criar sua operação no mundo virtual e explorar a oportunidade de ter loja física e vendas na web, de forma complementar.