Minha loja virtual está pronta, e agora? Os primeiros passos para torná-la um sucesso!

por Marcelo Varon Quarta-feira, 08 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Quem quer ingressar no empreendedorismo, seja por desejo próprio ou necessidade, normalmente está em busca de um negócio que possa oferecer estabilidade financeira e a chance de atuar em um mercado de sucesso.

Se esse é o seu caso, investir em uma loja virtual é uma das melhores opções. Ainda que você não tenha experiência na construção e gestão de um e-commerce, existem ferramentas que podem te ajudar a criar sua loja virtual sozinho e ainda facilitar sua vida na hora de analisar os resultados e tomar decisões. Ou seja, não tem desculpas para você não se aventurar no mundo do comércio eletrônico.

Mas depois que está tudo pronto e o e-commerce já está funcionando fica a dúvida: o que fazer agora? Esperar?

Bem, o primeiro passo para responder a essa pergunta é dizer o que não fazer. Depois que o seu e-commerce estiver no ar não adianta ficar de braços cruzados esperando que o cliente ideal te encontre! É necessário criar ações estratégicas que tenham como objetivo atrair o público até sua loja virtual e converter.

Afinal, pode ser que seu e-commerce esteja lindo, tenha os melhores preços de mercado e tudo para dar certo. Mas nada disso adianta se o consumidor não souber que ele existe. Por isso, as dicas seguintes são valiosas para que o empreendedor possa chamar a atenção do consumidor para sua loja virtual depois que ela estiver pronta e fazer suas primeiras vendas.

Conte a novidade nas redes sociais

Se você ainda não criou redes sociais para estar em contato com seus futuros clientes, a hora é agora!

Mundialmente, o Facebook, maior rede social atualmente, já tem mais de 2 bilhões de usuários, sendo que mais de 100 milhões deles são brasileiros. E os seus compradores não só estão entre eles, como estão dispostos a comprar.

Segundo relatório da IDC clientes que usam redes sociais têm um orçamento para compras 84% maior do que aqueles que não têm contas nas mídias sociais.  

Além disso, uma pesquisa do Feedback Systems apurou que 61% das empresas que buscam gerar engajamento nas redes sociais reportaram um aumento considerável em suas receitas.

Por isso, é muito importante que você identifique quais são as redes sociais preferidas do seu público e se estabeleça por lá.

Depois, conte para os seus seguidores que o seu e-commerce já está pronto, fale sobre as novidades e apresente a casa nova a eles. Faça chamadas que gerem interesse e curiosidade e atraiam cliques para o seu e-commerce.

Que tal fazer uma promoção?

Promoção é bom e todo mundo gosta, então por que não fazer uma promoção especial para o lançamento da sua loja virtual?

Preços mais baixos e condições especiais de pagamento vão atrair os consumidores e podem gerar uma boa primeira impressão no público que ainda não conhece a sua marca.

Você pode oferecer brindes, sorteios, descontos em produtos, frete grátis, cupom de desconto para a próxima compra e mais uma infinidade de benefícios para levar as pessoas para sua nova loja virtual.

Comece a produzir conteúdo

O conteúdo é uma das melhores formas de levar visitantes para dentro do seu e-commerce e transformá-los em clientes. Criar textos e vídeos interessantes para o consumidor e hospedar esses materiais na sua loja é uma forma eficiente de atrair acessos e ainda criar um relacionamento que o levará à compra.

Não acredita? Uma pesquisa da Demand Gen Report identificou que 47% dos compradores consomem entre 3 e 5 conteúdos de uma marca antes de se sentirem seguros para entrar em contato com um vendedor.

E 72% dos profissionais de marketing reconhecem que criar conteúdo relevante para o público é a melhor forma de ser encontrado pelo cliente, de acordo com levantamento da Ascend2.

Disponibilizando conteúdo dentro da sua loja e relacionado à sua marca, você mostra que realmente entende do assunto e começa a construir uma relação de confiança com o público que vai contribuir muito na venda.

Capriche na publicidade

Existem diversas ferramentas de publicidade online que ajudam muito quem vende pela internet, e vale a pena conhecê-las e considerar usar algumas delas para impulsionar o seu e-commerce.

O UOL Anúncios, por exemplo, permite que você divulgue sua loja virtual no UOL, maior site de notícias! Com essa ferramenta, uma equipe de especialistas monta um anúncio para o seu negócio e o publica nos canais do UOL, o que leva um público altamente qualificado direto para a sua loja virtual.

O Google Adwords, plataforma de criação de anúncios que aparecem nas páginas de resultados de busca do Google, também é outra boa opção para levar pessoas que estão procurando por produtos e serviços que você comercializa, mas ainda não conhecem sua marca, a clicar no seu site.

O importante é encontrar os canais de divulgação que mais fazem sentido para sua marca e separar uma parte da sua verba de marketing para investir em propaganda e divulgação.

Analise o retorno e otimize

Não é porque seu e-commerce está no ar que ele nunca mais será alterado. É importante que você analise o desempenho da loja e perceba quais pontos precisam ser otimizados para criar uma melhor experiência para o consumidor.

Estude o tráfego e veja em que páginas os visitantes costumam desistir da compra ou têm dificuldade de navegar. Também vale perguntar ao cliente o que ele achou da página e do processo de compra até o carrinho para colher essas informações.

As percepções do consumidor são valiosas e vão ajudá-lo a criar um e-commerce ainda melhor e mais eficiente.

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.