Mídias Sociais vendem!

por Felipe Morais Terça-feira, 02 de julho de 2013

De forma direta e indireta também! Talvez a visão da venda indireta esteja bloqueando as ações de várias marcas, pois os gestores temem que um post no Facebook não gere venda imediata e por isso não tem como ter ROI, logo não tem como justificar o investimento no canal. Sinceramente? Blá blá blá do mercado. Como se calcula o ROI efetivo de um comercial na TV ou anúncio de revista? Só por que a web é 100% mensurável é preciso ter tudo atrelado ao ROI? Nem sempre. Indicação também vende! E Muito!

Se há décadas a propaganda boca-a-boca é que mais dá resultado, imagina nos tempos de hoje com 1 bilhão de pessoas no Facebook, por exemplo, como isso é potencializado. E como as marcas tem que se ater a isso. Certa vez eu assisti um vídeo – que até passo para meus alunos – onde mostra que na Inglaterra 50% dos acessos a web vem do Facebook. Esse dado já é interessante, mas tem um comentário nessa parte do vídeo que eu acho fantástico “imagina o que isso representa contra ou a favor das marcas”. Dá para imaginar?

O brasileiro é ávido por conteúdo. Quer saber sempre mais e mais e tem nas mídias uma das suas principais fontes de informação. Em breve, será a principal, uma vez que vivemos uma era onde os veículos de comunicação estão usando – e isso só tende a aumentar – as mídias para disseminar conteúdo. Se o brasileiro quer saber mais, ele pesquisa mais, ele lê mais. Ele influencia e é influenciado mais. Querem saber tudo sobre marcas e produtos que compram e quando essas informações os deixam tranqüilos, não só compram como indicam: “comprei o produto X e recomendo”. Frase que pode gerar uma série de vendas do produto para pessoas que a sua marca não impactou e que não estão na sua Fan Page.

Segundo uma pesquisa, 49% das pessoas entendem que a reputação da marca é um dos principais fatores para a decisão de compra. Reputação de marca é dada pelo consumidor. Não adianta investir milhões de reais em campanhas se os consumidores estão insatisfeitos, pois eles vão reclamar da marca nas redes e isso vai gerar uma reverberação enorme, pode não atingir o mesmo número de pessoas que a campanha falando bem da marca na Rede Globo atingirá, mas a qualidade da mensagem é maior, pois são pessoas falando com pessoas.

Quando o consumidor tenta se aprofundar sobre um produto, ele está ao mesmo tempo vivendo o mundo da marca, criando uma experiência diferenciada e se o trabalho de conteúdo estiver bem feito, as chances de compras são maiores. Pessoas compram quando estão seguras, para estar seguro o consumidor tem que estar sem dúvidas sobre uma compra. Por exemplo, qual a melhor TV para comprar: LED, Plasma ou LCD? Esse tipo de dúvida é óbvia para os fabricantes de 1% da população. Os leigos vão atrás de informação. E leigos entenda-se pessoas que não sabem nada de tecnologia!

A Zappos, loja online da Amazon, lançou um serviço de recomendação de produtos via Pinterest. Segue a linha da Amazon, que dentre seus pilares de crescimento, sempre apostou na opinião das pessoas sobre os produtos para ajudar nas vendas. O projeto PinPoiting mostra aos usuários recomendações de produtos baseados em posts no Pinterest. Os usuários podem interagir com os posts. Mais uma vez, pessoas indicando produtos para pessoas por meio das Mídias Sociais. Elas vendem, basta saber a dinâmica das redes, sempre baseadas em relacionamento!

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5 comentários

Comentários

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  1. Se uma empresa tem como dito: “…50% dos acessos a web vem do Facebook….”
    ela faz algo errado na otimização nos sites de busca, por isso esse dado diz nada.
    A mesma coisa com a reputação, antes do Facebook ou TWITTER já existia a “propaganda” de boca boca via internet e mesmo com o FACEBOOK e TWITTER, ninguem mudou em nada quando chegou a hora de procura algo, ai as pessoas vão procura sites de busca como GOOGLE e ai mostra a importancia – para que está bem colocado no GOOGLE.
    Mesmo com todo sucesso do Facebook, o que adjanta 1 bilhão de pessoas, se o meu mercado é local ou no maximo estadual ou só no Brasil….?
    é isso ai, não adjanta nada, o importante para as empresas e lojistas está exatamente aonde o consumidor procura por seus produtos e serviços e não aonde as pessoas estão se divertindo (por exemplo no Facebook).
    A atenção maior é nos sites de busca, pois iremos para la em busca de algo.

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