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Mídias Sociais: engajamento que gera negócios para o e-commerce

por Rubens Castro Quinta-feira, 30 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

As mídias sociais têm ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. A tecnologia, além de aproximar o consumidor das marcas, também proporciona diversas oportunidades, estratégias de comercialização de produtos e até mesmo a captação de leads qualificados. Partindo do princípio de que quem acessa a internet procura por conteúdo de seu interesse, investir em mídias sociais e gerenciar a maneira com que elas são trabalhadas, influencia muito o resultado final de um e-commerce.

Uma pesquisa disponibilizada pelo Facebook Brasil, em 2016, informou que havia cerca de 85% de internautas brasileiros ativos. Deste número, 67% acessavam as mídias sociais todo mês. Dados divulgados pelo artigo “Mobile Phone Addicts Open Apps up to 60 times a day” revelam que o consumidor pode olhar até 150 vezes por dia para a tela do celular, enquanto abre aplicativos até 60 vezes por dia. 

Portanto, a utilização de mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Pinterest pode performar muito bem com o consumidor final e elas precisam ter gestão frequente. É por meio destes canais que podemos especializar o público, segmentar o conteúdo e criar um vínculo de relacionamento com o consumidor.

Nem todo consumidor está determinado a comprar um produto e é neste momento que a gestão de mídias sociais pode ajudar. O social media deve criar conteúdos capazes de suprir as necessidades de informação. Ao mesmo tempo, devem satisfazer todas as dúvidas do consumidor referente ao produto, para que ele se torne determinado a realizar a compra. Ações Inbound (funil de compra), ou seja, que preparam o consumidor para que haja uma conversão, cabem dentro de estratégias de mídias sociais. É o momento correto de preparação do consumidor com conteúdo, principalmente para evitar devoluções e trabalhar produtos com o ticket médio maior.

Por isso, além de planejar todo o conteúdo que será trabalhado por meio das redes sociais, é preciso pensar também na maneira com que estes conteúdos performarão nas plataformas desktop e, principalmente, mobile. Na estruturação de ações, o remarketing (produtos do interesse do consumidor que aparecem em banners) é uma arma poderosa. Entretanto, deve ser mensurado para não ser algo que persiga o consumidor de modo agressivo. Caso contrário, ele se sentirá intimidado pela marca e as chances de que ele feche algum negócio diminuem.

Para quem prefere trabalhar com Facebook, a utilização da estratégia de Look Alike (estratégia de público semelhante) é uma solução. Além de conseguir segmentar seu público, com o recurso, é possível, por meio de uma base de cadastros, trabalhar com o perfil semelhante às pessoas que são engajadas e consumidoras fiéis da sua marca.

O profissional que cuidará da gestão de mídias sociais também deve ser uma pessoa engajada em assuntos do momento e utilizar ícones culturais, como: memes, gifs e hashtags mais consumidos e utilizados diariamente pela cultura de massa. Dependendo da segmentação de público, estes fatores são atrativos perfeitos nas mídias. Além de utilizar uma linguagem mais coloquial, próxima ao consumidor, o social media consegue realizar com sucesso uma captação de leads qualificados com campanhas de cadastro.

Se o investimento é baixo para uma publicidade na televisão, por exemplo, usar as redes sociais pode ser uma alternativa de baixo custo, já que o Youtube é o segundo canal de maior audiência atualmente. Por meio das redes sociais, o social media consegue planejar campanhas de engajamento e conversão para melhorar a performance do seu e-commerce. Vale a pena direcionar investimentos e esforços para as plataformas do futuro.

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