Acesso rápido

Mídia programática: Como melhorar a qualidade do seu supply em 2019

por Alexandre Morais Terça-feira, 10 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

A mídia programática é central para o futuro da publicidade. De acordo com o Programmatic Marketing Forecasts, da Zenith, 65% de todos os gastos com publicidade em mídia digital em 2019 serão processados programaticamente, atingindo 84 bilhões de dólares. Para 2020, a previsão é que esse valor suba para U$98 bilhões.

No Brasil, o Digital AdSpend 2019, da consultoria PwC em parceria com o IAB, apontou que o investimento em publicidade digital no Brasil correspondeu a R$16,1 bilhões em 2018.

Como os números mostram, a publicidade digital cresceu rapidamente em todo o mundo nos últimos anos. Além dos inúmeros benefícios para o mercado, esse crescimento muito acelerado também criou desafios no ecossistema, incluindo um supply chain sujeito a fraudes, intermediários que agregam pouco valor, e a incerteza do caminho exato das impressões.

Tecnologias

A Internet, tal como construída, nunca teve a intenção de conectar as diversas e complexas tecnologias usadas por muitos ou de conectar os componentes de adtech e martech da nossa indústria de maneira sensata.

De fato, a maior parte dos problemas de longa data que surgiram nos últimos anos – como fraude e falta de transparência – tem sido causada por essa complexidade. Dos principais provedores de serviços de tecnologia a provedores de dados de terceiros, os anunciantes muitas vezes não sabem quanto do gasto é direcionado para taxas intermediárias ou para os publishers, o que gera insegurança e compromete os resultados das campanhas.

No entanto, o futuro é promissor. Alguns players do setor estão trabalhando duro para criar um supply chain de mídia mais responsável, eficaz e confiável, da qual todas as partes – profissionais de marketing, publishers e consumidores – podem se beneficiar.

Uma das maneiras de começar é por meio do acesso a um supply confiável e de alta qualidade que não é bloqueado por parceiros que não agregam valor.

Criar estratégia de supply

A coisa mais importante que um profissional de marketing pode fazer quando o assunto é determinar a melhor estratégia de mídia é “nunca presumir”. Com altos níveis de complexidade em todo o supply chain, é imprescindível que os profissionais de marketing analisem suas estratégias de supply e evitem escolhas erradas. Para isso, o indicado é criar ou comprar insights de especialistas necessários para suas campanhas de marketing.

Para muitas marcas grandes, isso significa criar uma equipe de supply para integrar sua tecnologia à plataforma de compra de mídia. No entanto, os recursos necessários para isso – o investimento o talento – continuam a ser um desafio. É por isso que escolher a agência de mídia certa é tão importante.

A agência certa pode agregar valor real, uma vez que pode agrupar a demanda de vários anunciantes nas negociações, fornecer insights do setor e negociar transações com base em verticais específicas.

Parceria

Além da agência certa, é preciso formar uma parceria com o fornecedor de tecnologia certo. Na hora de escolher, existem coisas importantes para observar:

  • Adoção da iniciativa ads.txt do IAB, que aumenta a transparência ao permitir que os publishers declarem publicamente as empresas autorizadas para vender seu inventário digital;

  • Otimização do caminho de supply para encontrar o caminho mais direto para a impressão, removendo intermediários;

  • Um código de conduta de supply que especifica comportamentos que o seu fornecedor poderá tolerar ou não de seus parceiros de supply.

No final, o objetivo é usar o melhor caminho para alcançar o seu usuário, em vez de esperar encontrá-lo em fontes de supply específicas. Adote também uma abordagem holística para uma estratégia de supply de mídia que possa ajudar todos no ecossistema – profissionais de marketing, publishers e consumidores – a obter a qualidade que merecem.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.