Métricas de SEO: As 22 principais para fazer SEO cientificamente

por Diego Ivo Sexta-feira, 10 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Se para alguns SEO é mistério, para nós é ciência. E com o que lida um cientista? Com dados. Ele os analisa, entende o que está acontecendo e, a partir disso, cria hipóteses e acompanha resultados. Em SEO, quando o trabalho é bem feito é exatamente assim que ocorre.

Para dar suporte a uma abordagem científica de SEO, resolvi reunir as 22 principais métricas de SEO para ajudar na análise e na mensuração de resultados.

1. Escolha de palavra-chave

Métricas de nível de palavra-chave são aquelas que se referem exclusivamente a um determinado termo de pesquisa.

Volume de busca

Volume de Busca é a quantidade de buscas realizadas para uma determinada palavra-chave em certo período.

Em algumas ferramentas, como Google Keyword Planner e KeywordTool.io, esse dado é atualizado mensalmente, enquanto em outras – como o SEMRush – esse dado considera uma média mensal de um período não especificado.

Tendência de busca

Tendência de Busca, um pouco similar ao volume de busca, é uma métrica do Google Trends que não traz dados absolutos, mas relativos, onde 100 é o máximo e 0 é o mínimo, para aquele mesmo termo. Essa régua (0-100) irá se manter independentemente da consulta realizada.

Repare, ainda, que, na tendência de buscas, o Google pode não se restringir a um único termo, mas, segundo seu próprio critério, agrupar termos semelhantes. O Google não é muito claro quanto a isso.

Posição de palavra-chave

Posição de Palavra-chave é a ordem em que uma página é exibida na página de resultados de busca, que, em geral, possui dez resultados.

Dificuldade da palavra-chave

A Dificuldade da Palavra-chave, também conhecida como Keyword Difficulty, ou ainda KD, divulgada por ferramentas como Ahrefs e SEMRush, é uma métrica absoluta que vai de 0 a 100 e aponta qual o nível de competitividade daquela palavra-chave na busca orgânica em relação a todas as palavras-chave do mercado.

CTR (Click Through Rate)

CTR (Click Through Rate) é a taxa de clique que uma página recebe. Em outras palavras, é a proporção entre impressões e cliques de uma página nos resultados de busca.

2. Nível da landing page ou da página

Métricas do nível da landing page ou da página referem-se a uma URL específica.

Keywords posicionando

Keywords Posicionando, ou “Also Rank for”, é uma métrica que indica para quais outras palavras-chave uma determinada chave se posiciona.

Visibilidade orgânica de landing page

Visibilidade Orgânica de Landing Page, Visibility, Organic Traffic, Visibilidade ou Visibilidade Orgânica é uma métrica que estima o número de visitas que uma página possui baseando-se nas keywords posicionando, nas respectivas posições e no CTR estimado.

Essa métrica, em geral, não tem impacto sazonal, especialmente no SEMRush. Ela é muito útil para comparar um determinado site ao seu concorrente e é utilizada em processo de benchmarking.

Quantidade de Palavras-chave

Quantidade de Palavras-chave, ou Word Count, é o número de vezes que uma palavra-chave aparece em determinada página.

Densidade de palavra-chave

Densidade de Palavra-chave, ou Keyword Density, é a proporção de incidência de uma palavra-chave em um texto ou página. Por exemplo, se um texto possui 300 palavras e determinada palavra-chave aparece três vezes, a sua densidade será de 1%. Densidades muito altas podem acarretar em punição ou simplesmente desclassificação da página.

Tempo na página

Tempo na Página é quanto tempo um usuário passou naquela página. Estima-se que o Google calcule isso para verificar a relevância da página.

Velocidade de carregamento

Velocidade de Carregamento é o tempo estimado para uma página carregar. Ela pode ser calculada manualmente ou utilizando ferramentas como Pingdom. Quanto menor, melhor está a métrica.

Tamanho do arquivo

Tamanho do Arquivo refere-se a quanto pesa em KB (kilobytes) ou MB (megabytes) o arquivo HTML de uma página.

Tamanho da URL ou URL Length

Tamanho da URL ou URL Length é a contagem em caracteres da largura da URL. Há indícios de que haja correlação em URL Length baixo e melhores posições orgânicas.

3. Métricas Off-Page

Métricas Off-Page referem-se, em geral, a aspectos ligados a link building.

Autoridade de Domínio

Autoridade de Domínio (AD), também conhecida como Domain Authority (DA) no Moz ou Domain Rating (DR) no Ahrefs, é uma nota, geralmente de 0 a 100, que avalia o quanto o domínio tem autoridade em relação a todos os outros domínios de toda a internet.

A AD é melhorada pelo aumento de quantidade e qualidade de links apontando para o domínio.

Curiosidade: o único domínio com Autoridade de Domínio com 100 é o facebook.com.

Autoridade de página

Autoridade de Página (AP), também conhecida como Page Authority (PA) no Moz ou URL Rating (UR) no Ahrefs, é uma nota, geralmente de 0 a 100, que avalia a autoridade que possui uma página em relação a todas as outras páginas da internet.

A AP é melhorada pelo aumento de quantidade e qualidade de links apontando para aquela URL específica.

Backlinks

Backlinks são os links que uma página ou domínio recebe de outras páginas, da internet ou do próprio site. Nesse sentido, podemos dizer que Backlinks referem-se a todos os links recebidos, Backlinks internos referem-se aos do próprio site e Backlinks externos aos de outros sites. Porém, em muitos casos, os backlinks podem estar presumidos como links externos.

Páginas linkando

Páginas Linkando é uma métrica MUITO similar aos backlinks e até pouco utilizada, uma vez que a única diferença é contabilizar um único link vindo de cada página, enquanto no caso de backlinks, se houver dois links saindo de uma mesma página, poderão ser contabilizados em duplicidade.

Domínios linkando

Domínios Linkando, ou Referring Domains, é uma métrica que indica a quantidade de domínios diferentes que linkam uma determinada página ou domínio.

Links externos

Links Externos são os links que uma página aponta para outros domínios.

Links Internos

Links Internos são os links que uma página recebe de outras páginas do mesmo domínio. É o mesmo que backlinks internos. Pode, em alguns casos, se referir aos links para outras páginas do mesmo domínio.

4. Sinais de usuário

Métricas de sinais de usuário são aquelas que o Google tenta entender o comportamento do usuário para, assim, tomar decisões de classificação. Repetimos, aqui, a métrica de CTR, uma vez que ela cabe em Sinais de Usuário e em Landing Page.

CTR (Click Through Rate)

CTR (Click Through Rate) é a taxa de clique que uma página recebe. Em outras palavras, é a relação entre impressões e cliques de uma página nos resultados de busca. É considerado um fator de rankeamento menor.

Tempo de permanência

Tempo de Permanência é quanto tempo um usuário passa em determinado site após clicar em um resultado orgânico. É considerado um fator de rankeamento menor.

Taxa de rejeição

Taxa de Rejeição possui dois significados. No Google Analytics, Taxa de Rejeição é uma métrica que indica a proporção de pessoas que chegaram ao site e não navegaram, pelo menos, por uma segunda páginaNo algoritmo do Google, Taxa de Rejeição indica a proporção de pessoas que clicaram em uma página e retornaram aos resultados de busca a fim de encontrar um resultado mais relevante. É considerada um fator de rankeamento menor.

Essas são as métricas de SEO mais comuns no dia a dia de quem trabalha otimizando sites ou, ainda, de quem conta com uma agência de SEO.

Lembre-se que, mais importante do que as métricas em si, é o que você faz com elas.

Boa otimização!

 

Artigo publicado com autorização do autor. Original aqui.

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