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Meta: aprenda a criar objetivos diários para crescer seu negócio

por Haroldo Duarte Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

“Gestão é correr atrás de meta. Onde não tem meta, não tem gestão!” (Vicente Falconi)

Esta frase faz muito sentido no e-commerce pois o gerente deve ter um objetivo diário mensurável. Sua equipe deve estar ciente dos objetivos e ajudar a correr atrás. Se você não tem um valor que o informe se foi bem, como vai se antecipar aos problemas?

Se a sua empresa tem loja física e iniciou as operações online, sua meta pode ser baseada na média do faturamento da loja. Se tiver várias lojas, pode utilizar como referência o faturamento de uma loja média. Se não tem loja física, defina o valor desejado de salário para ter uma referência.

E qual o intervalo de tempo ideal para o monitoramento? Depende. Mas sugiro que você monitore, no mínimo, em intervalos diários. Na verdade esse intervalo vai depender do volume de vendas da sua empresa, pode ser de hora em hora ou até a cada 10 minutos.

“O gerente de e-commerce precisa entender que se ele não bater a meta do dia, amanhã vai ter que bater a meta do dia mais o restante do dia anterior”

Sendo assim, quanto menor for o intervalo de verificação, mais tempo você terá para tomar ações a fim de reverter esse quadro.

O que eu quero dizer com isso? Tenha um painel/dashboard ou uma planilha que monitore os pedidos aprovados e compare com a meta. Se chegou ao meio-dia e ainda não atingiu a metade da meta, corra e faça alguma ação para que as vendas ocorram.

Como calculo a meta?

Supondo que tenha estipulado a meta baseado em sua loja física que fatura 1 milhão/ano, ou seja:

Taxa de Aprovação: É a relação entre o número de pedidos aprovados em relação a número de pedidos recebidos. Por exemplo, se diariamente você recebe 100 pedidos e aprova 73, sua Taxa de Aprovação é 73%.

Pedidos Aprovados: Faturamento referente aos pedidos efetivamente pagos. Pedidos cancelados, pendentes, etc… não entram nessa conta pois ainda podem sofrer alterações de status.

Pedidos Realizados: Faturamento na loja para que atinja a meta de vendas. Ou seja, sua empresa vai precisar vender quase 1,4 Milhão para bater a meta de 1 milhão anual. Por este motivo você deve correr atrás de cada pedido e tentar elevar ao máximo a sua taxa de aprovação.

Meta = Pedidos Aprovados (R$) / Taxa de Aprovação

Meta Diária = R$ 2.739,73 / 0,73

Meta Diária = R$ 3.753,05

Como esse número em mente, você começa a monitorar sua loja e levantar dados, como por exemplo:

  • Qual o dia da semana de maior venda?
  • A que hora do dia atingem metade da venda do dia?
  • Qual a relação de vendas entre dias de semana / final de semana?

Qual o resultado prático disso?

O fato de criar o hábito de monitorar as vendas o fará ter consciência sobre o resultado. À medida que for coletando dados e monitorando estes números, saberá rapidamente:

  • Se naquele momento o resultado está bom ou ruim.
  • Se aquele deveria ser um bom dia, porque não está performando bem?
  • Poderá comparar este dia em relação ao mês passado ou ao ano passado.
  • Se a meta está sendo batida facilmente então é hora de aumentar a meta.

E se não bater a meta?

Caso esteja abaixo da meta, o que deve-se fazer? Fazer um pente-fino na operação:

Tecnologia

  • Verificar se a loja está no Ar
  • Fazer uma compra na loja
  • Verificar se o checkout está funcionando
  • Verificar se o frete está sendo calculado corretamente
  • Verificar se o meio de pagamento está ativo

Acesso

  • Tem Saldo no Adwords? Facebook Ads? Instagram?
  • As campanhas estão no Ar? Os blogs parceiros estão ativos?
  • O Número de visitas no site está normal, como em outros dias similares?

Falta

  • Meus produtos mais vendidos está com estoque?
  • Acesse estes produtos e confira se estão disponíveis na loja.

Condição Comercial

  • Meus preços estão Ok? Não tem nenhum erro em relação a isso?
  • Meus concorrentes estão com alguma promoção hoje?
  • Monitore o email marketing dos seus concorrentes e saiba das promoções dele.

Está tudo OK, o que eu faço?

Se após a análise, perceber que nenhum destes fatores estão atrapalhando as vendas, parta para ação:

  • Fale com o Marketing para uma ação relâmpago
  • Dispare Email Marketing para a sua Base
  • Promocione os produtos com baixo giro no estoque
  • Faça contato com os aniversariantes do mês
  • Entre em contato com os melhores clientes
  • Use a imaginação… Não deixe a meta de hoje para amanhã…

Ferramentas

  • PowerBI
  • Google DataStudio
  • Excel
  • Google Spreadsheets

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