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Mercado single: como aproveitar todas as oportunidades desse segmento

Por: Mayra Gianoni

Gerente de Negócios da Americanas Marketplace

É Gerente de Negócios da Americanas Marketplace. Seu foco é sobre a aquisição de novos lojistas, atendimento, desenvolvimento e capacitação dos vendedores da plataforma. Ela é formada em Relações Públicas pela Unesp e pós-graduada em Gestão de Marketing e Comunicação pela USP.

Não há mais dúvidas: o mercado single veio para ficar! No Censo de 2010, o IBGE mostrou que o Brasil já tinha cerca de 90 milhões de pessoas solteiras e constatou que, em dez anos, o número de pessoas que vivem sozinhas foi de 10,4% para 14,5%.

Já uma pesquisa da Ipsos, realizada em 2017, apontou que cerca de 54% da população se declarava solteira. Um número expressivo que tem chamado cada vez mais a atenção das empresas. E com razão!

Esse público, que ganhou o nome de mercado single, possui necessidades de consumo diferentes dos demais consumidores. E os dados apenas reforçam o potencial desse nicho, que está crescendo ano após ano e que traz diversas oportunidades para o varejo, independentemente do segmento.

Quem é o consumidor single?

Para atender as necessidades de consumo do mercado single, primeiramente devemos entender quem são as pessoas que compõem esse nicho.

Segundo uma pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional, entre 2019 e 2030 o número de lares habitados por uma única pessoa deve crescer 23,4% no mundo todo.

Esses lares são ocupados por dois principais grupos: pessoas acima de 65 anos, muitas divorciadas e viúvas, e jovens, que são, em sua maioria, estudantes e pessoas no início da carreira profissional. Ou seja, quando falamos sobre o mercado single, estamos nos referindo a um público bem diversificado!

A pesquisa, realizada em 2019, ainda identificou que, apesar da importante participação na economia, esse grupo ainda é pouco explorado pelas marcas, que muitas vezes preferem apostar em campanhas mais genéricas, quando na verdade há uma oportunidade pioneira de investir no consumidor single.

Os hábitos de consumo do mercado single

Pessoas solteiras ou que moram sozinhas não querem produtos grandes ou conjuntos de itens em maiores quantidades. Por isso, o consumidor single sempre busca comprar de acordo com as suas necessidades individuais, fazendo com que os itens não ocupem muito espaço em suas casas e também não gerem um grande desperdício.

Com foco na conveniência, na praticidade e na comodidades, eles acabam dando preferência para porções menores ou individuais, itens únicos e kits com pequenas quantidades na hora das compras.

A pesquisa realizada pela Ipsos também identificou que 68% dos solteiros procuram manter uma alimentação saudável, ou seja, o consumidor single também foca em estabelecer uma dieta mais equilibrada.

Com o crescimento do mercado de grocery — que concentra as vendas de alimentos e bebidas pela internet — e o mercado single ganhando mais força, cabe ao lojista se adaptar a essas demandas e considerar esses consumidores ao criar as suas estratégias de venda.

Gastando mais, porém com propósito

O consumidor single está disposto a gastar mais por produtos de qualidade e práticos, que atendam a quantidade correta de itens desejados ou que sejam de alguma marca específica do seu gosto. Porém, acima de tudo, ele analisa muito bem o custo-benefício dos itens que compra.

De acordo com a Nielsen, o ticket médio do consumidor single segue mais baixo que dos demais consumidores, sendo R$ 10,53 e R$ 13,52 respectivamente.

O relatório de gastos dos consumidores dos Estados Unidos, por exemplo, comprovou exatamente essa tendência. Lá, os solteiros gastam a maior parte de suas rendas com comida, restaurantes, lazer, entretenimento e roupas. Além disso, eles se mostraram menos conscientes quanto ao preço dos produtos, mais focados em marcas e atraídos pela conveniência.

Um dia só para eles!

Para você ter uma ideia do tamanho do mercado single, esse grupo de consumidores acabou ganhando um dia só deles: o Dia dos Solteiros!

No Brasil, a comemoração acontece no dia 15 de agosto, porém, na China o “Single’s Day” é no dia 11 de novembro e, mais do que um dia para comemorar a solteirice, o 11/11 se tornou a maior data do varejo chinês!

Lá, a comemoração ganhou tanta força que já arrecada mais vendas do que a Black Friday e a Cyber Monday juntas e, em 2020, chegou a movimentar US$ 56 bilhões no país.

A data vem crescendo bastante no Brasil e diversas marcas, como a Americanas Mundo — frente da Americanas que trabalha com produtos importados —, já estão apostando no Dia dos Solteiros para alavancar as vendas.

Que tal adicionar também essas datas no seu calendário e aproveitá-las para impulsionar o seu negócio para o mercado single?

Aproveite ao máximo o mercado single

Independentemente do canal escolhido para suas vendas, o fato é que o mercado single traz grandes oportunidades para todos os segmentos, e se você está pensando em aproveitá-lo, vale a pena se planejar:

Crie campanhas focadas nesses consumidores

Como vimos anteriormente, produtos práticos e kits com itens únicos são os favoritos desse público. Sendo assim, se você já trabalha com essas mercadorias, aposte em campanhas e anúncios exclusivos que conversem diretamente com o mercado single. Assim, você engaja com um público pouco conhecido e dá um empurrãozinho nas suas vendas.

Tenha um sortimento dedicado ao single

Produtos e serviços que focam em praticidade e comodidade agradam facilmente o mercado single. E se eles ainda vieram na quantidade ideal para atender às suas necessidades, com embalagens menores, são ainda mais valorizados. Apostando nisso, você conquista o consumidor single e ainda impulsiona suas vendas.

Organize o seu estoque

Se você trabalha com grocery, a logística é um dos pontos de maior importância, pois muitas vezes os clientes se programam para receber os itens e exigem prontidão na entrega. Sendo assim, estruture o seu estoque e crie estratégias para facilitar a saída dos itens, principalmente aqueles com vencimento próximo ou que devem ser entregues com mais urgência. Entrega rápida ou a jato podem fazer muita diferença para um consumidor que tende a ser muito exigente.

Aposte na multicanalidade

Além de fortalecer a presença da sua marca, trabalhar com uma estratégia multicanais pode te ajudar a conquistar mais clientes, com diferentes hábitos e perfis de consumo. Como vimos, o público do mercado single é bastante diverso, então em quanto mais lugares você estiver, maiores serão as suas chances de ser visto.

Agora que você já sabe mais sobre as oportunidades do mercado Single e do Dia dos Solteiros, prepare-se e boas vendas!