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O mercado de educação digital como oportunidade para empreender

Por: Betina Wecker

VP de Novos Negócios na Appmax, startup de pagamentos online com foco no aumento de faturamento de e-commerces e negócios digitais. Formada em administração pela Unisinos, atua na área de e-commerce e meios de pagamentos digitais desde 2015.

O cenário da educação passou por uma das maiores transformações nos últimos anos. Se antes de 2020 o ensino no Brasil era predominantemente presencial, o início da pandemia e o distanciamento social aceleraram a digitalização da educação, modificando a forma de aprendizado e adaptando-se à nova realidade.

Em todo o país, o setor da educação foi um dos primeiros a suspender suas atividades presenciais em razão da pandemia, com mais de 30 milhões de alunos passando a ter aulas remotas. O impacto trouxe a necessidade de escolas e universidades adotarem o ensino à distância, mas, mais do que isso, trouxe também a oportunidade de empreendedores atuarem em um mercado educacional de grande destaque.

O impacto da pandemia na educação

Segundo dados da Unesco, no total, foram mais de 50 milhões de alunos afetados desde o início da pandemia, tanto com suas aulas presenciais suspensas quanto passando a ter um ensino remoto. Além disso, 29% dos estudantes brasileiros deixaram de estudar no período, e 16% passaram a fazer de forma online o curso que antes realizavam presencialmente.

A urgência na busca por alternativas de ensino à distância levou ao desenvolvimento de estratégias em escolas e universidades em todo o país, fazendo das tecnologias e das ferramentas digitais grandes aliadas para uma educação online de qualidade. Tais medidas afetaram diretamente os hábitos de estudo dos brasileiros, transformando o mercado educacional e acelerando a digitalização do ensino.

O crescimento do mercado da educação digital

A educação digital já estava em expansão, com mais de 50% das matrículas em cursos de graduação e tecnológicos de curta duração à distância desde 2018, segundo dados do INEP. Com o avanço do número de brasileiros conectados à Internet e a mudança no perfil dos alunos, foi-se abrindo cada vez mais espaço para o mercado da educação digital e ganhando escala logo após o início da pandemia.

Estamos agora diante de um novo cenário da educação, em que a procura por cursos, treinamentos e capacitações online cresceu consideravelmente nos últimos anos. Com o crescimento das plataformas de EAD, que permitiram o acesso fácil e rápido a qualquer tipo de conteúdo educativo na Internet, não só instituições de ensino como também empreendedores perceberam a oportunidade de investirem nesse mercado.

O mercado de infoprodutos para negócios digitais

A transformação digital acelerou o crescimento de novos negócios online, e com o novo cenário educacional um dos mercados de maior destaque é o de infoprodutos. Tendência mundial, representando 74% das vendas globais no e-commerce, segundo dados da Forrester Consulting, agora, no Brasil, a alta procura pelo ensino online vem fortalecendo esse mercado e trazendo novos infoprodutores que chegam a faturar milhões a cada lançamento de um curso.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, apenas no primeiro semestre de 2020, o consumo de cursos online cresceu mais de 200% se comparado ao mesmo período do ano anterior. A pesquisa mostra que muitos empreendedores precisaram se reinventar para superar a crise, sendo a venda de produtos digitais um negócio altamente lucrativo e com grandes chances de sucesso.

Já sabemos do potencial que o mercado online oferece, e a venda de produtos digitais como videoaulas, e-books, cursos e consultorias online é mais uma tendência que está ganhando força e trazendo resultados para quem quer empreender nesse segmento. Com a digitalização da educação e o consumo de conteúdo educativo online cada vez mais crescente, o mercado de infoprodutos tem se mostrado promissor para quem deseja empreender em um negócio digital.

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