Mercado B2B: entenda como conseguir clientes

por André de Angelo Terça-feira, 23 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado B2B (business to business) se refere a venda de produtos e serviços de uma empresa para outra. Por isso, existe um marketing específico para essa área, pois, diferente de uma publicidade genérica que visa alcançar o maior número de pessoas, o marketing B2B tem um público-alvo bem específico.

As transações digitais realizadas entre empresas movimentaram R$ 1,81 trilhão em 2017, marcando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, de acordo com a pesquisa da E-Consulting.

Por esse motivo, constantemente surgem formas de como captar clientes e ganhar visibilidade nesse nicho. A seguir, confira algumas dicas de como aumentar as vendas no mercado B2B:

Como adquirir novos clientes com marketplace

Para entendermos ao certo a maneira de encontrar novos clientes no ramo B2B, precisamos primeiro compreender como o marketing funciona.

Antes de criar estratégias de marketing, é necessário realizar alguns estudos de mercado. Com isso, é possível elaborar planos mais efetivos relacionados às áreas responsáveis pela venda.

Para isso, uma boa solução é a utilização de uma plataforma de marketplace B2B. Os marketplaces são uma alternativas para quem deseja conseguir visibilidade, aumentando assim suas vendas e lucro.

Um marketplace é um espaço virtual em que uma empresa grande oferece um espaço para outras empresas mostrarem seu produto ou serviço. Além de ser uma alternativa para quem deseja consolidar sua marca no mercado, é uma boa estratégia principalmente para novos negócios.

Ter seu nome vinculado a um grande site faz com que a notoriedade dele seja relacionada à sua marca, passando credibilidade para o seu negócio independente do tempo no mercado.

Como o marketplace pode ajudar o mercado B2B

Sabendo que o marketplace é responsável por fornecer um espaço para todos, um outro ponto também deve ser mencionado. Uma característica desse modelo de divulgação é o fato de não haver a necessidade de um grande investimento.

Isso significa que as empresas que utilizarem uma plataforma marketplace não precisam de um valor muito alto. Se o acordo mantiver a clareza de que os serviços são pagos de acordo com uma taxa cobrada em cada transação, o investimento inicial é praticamente zero.

Primeiramente, utilizando uma plataforma de marketplace é possível conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google, pelo fato de ser uma empresa grande e consolidada no mercado.

Além disso, é possível alcançar potenciais clientes qualificados. Isso porque, quando você é encontrado por um produto ou serviço (que o usuário buscava e chegou até você), a chance de ele se tornar um cliente é maior.

Uma das maiores diferenças entre o marketing B2B e o tradicional, como as revistas ou anúncios genéricos, é: o objetivo não é atingir um número grande de pessoas acima de tudo. Com ele, a qualidade dos leads (potenciais clientes) é o mais importante.

Por isso, um marketplace pode ser uma ótima ferramenta. Ele providencia um espaço focado para o seu público-alvo, tornando a sua estratégia de divulgação mais assertiva.

Consiga clientes no mercado B2B

B2B é o mercado de negócios feitos entre empresas. Para produtos ou serviços, tudo o que uma empresa fornece à outra faz parte do ramo B2B. Por isso é importante entender as diferentes formas de captar clientes para esse nicho específico.

Para conseguir atingir um número bom de clientes qualificados, um marketplace é uma boa alternativa. Por ter estrutura e relevância na internet, é uma plataforma para todos os tipos de negócios alcançarem maior visibilidade.

Para o B2B, utilizar uma plataforma de marketplace também gera um bom posicionamento. Afinal, ter a sua empresa atrelada a um grande marketplace impulsiona a relevância do seu negócio.

A internet é responsável por um espaço acessível a todos, e os marketplaces funcionam como vitrines. Com eles os seus produtos são expostos a quem possa interessar.

Essa visibilidade aumenta o alcance do seu produto ou serviço, fazendo com que mais clientes o encontrem. Consequentemente aumenta as vendas e os lucros da sua empresa.

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