Acesso rápido

Mentiras do E-Commerce que quem nos dera fossem verdades

por Thiago Sarraf Terça-feira, 15 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

A desinformação causa grandes confusões e nos vendem sonhos bons demais para serem verdade. O mercado de e-commerce, relativamente novo, ainda gera confusões, mentiras, que iludem muitos dos desinformados por ai. Por isso, sempre digo que o primeiro passo para querer abrir uma loja online é se informar, se educar para tal.

Quem dera fossem verdade

Claro que todo empreendedor que quer surfar na onda do momento e aproveitar das grandes novidades que a tecnologia nos proporciona. Mas, sem entender como todo o ecossistema funciona, podemos acabar caindo em falácias e mentiras comumente acreditadas, referente a esse mercado.

Algumas das mentiras disseminadas sobre o mercado de e-commerce parecem incríveis e quem nos dera elas fossem verdades. Porém, não é assim que o mercado anda e muito menos acreditando nelas que sua empresa vai conseguir ganhar dinheiro.

Renda passiva

É aquele pensamento do “vou colocar meu produto lá e eventualmente ele vai ser vendido”.

Não

Abrir um e-commerce não é a mesma coisa que colocar um anúncio do seu tênis semi novo no Mercado Livre. Você não pode encarar o negócio como uma venda ocasional.

Pense em lojas físicas. Não basta abrir a loja e esperar que os clientes venham, principalmente quando ninguém conhece a sua empresa.

Competir no meio cibernético é como se você estivesse abrindo uma loja na rua mais movimentada e mais concorrida da cidade.

Se não mostrar que a sua loja e os seus produtos estão ali, ninguém vai entrar para comprar. Bom, pelo menos não se você quiser ganhar dinheiro com isso.

O e-commerce não é preguiçoso, muito menos uma renda extra que entra ocasionalmente.

Eventualmente os clientes virão

Eles não virão.

Subir uma loja virtual é relativamente simples e até mesmo de graça, hoje em dia. Existem diversas plataformas disponíveis no mercado que permitem que não exigem programadores ou designers e oferecem planos gratuitos.

Porém, quando a barreira para ingressar nesse mercado é baixa, significa que ele satura rapidamente. Pode ser que no seu segmento ainda não. Mas, tenha certeza que não falta muito.

A internet é um espaço sem fim. Literalmente, sem fim. Quanto mais é criado, mais espaço tem. Quanto mais tem, maior é a distancia entre a sua loja e o seu consumidor.

Como comentei no item anterior, é como estar abrindo a sua loja na avenida mais cheia da cidade. E sem divulgações, o resultado é nada de clientes.

Oferecer frete grátis é complicado

Na verdade, não é, não. Bom, pelo menos não para quem tem o negócio bem estruturado.

Existem mentiras dentro de mentiras nesse quesito. Primeiro, não oferecer frete necessário não quer dizer que a loja não vai vender.

O frete grátis deve ser encarado como uma promoção, uma estratégia de marketing para aumento de conversão, e não como uma necessidade para seu e-commerce girar.

Principalmente, quando você é uma loja iniciante e não tem grandes volumes de pedidos. Não há poder de barganha para poder negociar preços e condições. Por isso, a opção de frete grátis deve ser usada com cautela e bem planejada.

Os custos para abrir um e-commerce são menores do que loja física

Quem me dera.

Tudo bem que você não precisa de um espaço físico para a loja em si, mas investimentos pesados são necessários para a abertura do e-commerce.

Independentemente se sua loja é online, você ainda precisa de estoque de produtos. Os consumidores não gostam de esperar longos períodos de tempo para ter o produto adquirido em mãos.

Sistemas, equipe, marketing, logística… tudo tem um custo. Então, se alguém disser para você que abrir um negócio virtual é mais barato do que o online, pode ter certeza que não é verdade.

Acredito que todo empreendedor de e-commerce adoraria que realmente fosse mais barato.

Consigo tocar meu e-commerce sozinho

Não vou dizer que é impossível, mas vai ser difícil se você quiser fazer seu negócio crescer.

Durante a minha jornada como consultor de e-commerce, já encontre muitas pessoas que queriam tocar o negócio sem equipe. A grande questão é que tocar um e-commerce não se restringe a embalar o produto e enviá-lo ao consumidor.

Entre fotos, cadastro de produtos, descrição, SEO, plataforma, estoque, pedidos, logística, exigem muito trabalho. No começo, pode ser que você consiga segurar tudo sem uma equipe. Porém, a partir do momento em que você quer fazer seu negócio expandir, não dá para ficar sozinho.

Fique atento

O e-commerce é um mercado em crescimento e ainda tem muito potencial. Não é à toa que existem muitas pessoas interessadas em ingressar nesse ramo e adaptarem suas lojas físicas ou mesmo começarem uma online.

Estudar sobre o mercado e sobre o assunto, te deixa imune das mentiras espalhadas, além de te deixar mais preparado para enfrentar os obstáculos que esse mercado coloca.

Cuidado com informações e promessas que parecem fáceis demais. Mas, não tenha dúvidas de que algumas delas bem que gostaríamos que fossem verdade. Afinal, abrir e gerir um e-commerce não é nada fácil. Não significa dinheiro sem esforço, muito menos baixo investimento.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.