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Como desenvolver a mentalidade mobile first

por Josele Delazeri de Oliveira Terça-feira, 03 de maio de 2022   Tempo de leitura: 5 minutos

Segundo a Comscore, o brasileiro fica 91% do seu tempo conectado a dispositivos móveis.

O trabalho acontece em todos os lugares. Trabalhar não significa mais ficar acorrentado a uma mesa oito horas por dia.

Com o surgimento de modelos flexíveis e híbridos, o desejo de estar sempre conectado, e a expectativa de que nossos telefones permaneçam ao alcance do braço, redefinimos o trabalho como algo que fazemos, não um lugar para onde vamos.

Como todo empreendedor de sucesso sabe, é importante atender seus clientes onde eles estão.

Saiba mais sobre a abordagem mobile first.

No mundo de hoje, isso significa criar uma experiência de compra móvel de alto nível. Ou seja, otimizar sua página de vendas para dispositivos móveis é crucial para manter seu negócio próspero e acessível ao seu público.

O que é uma abordagem mobile first?

Por definição, uma abordagem mobile first envolve projetar um site para desktop começando com a versão para celular, que é então adaptada para telas maiores (versus a abordagem tradicional de começar com um site para desktop e depois adaptá-lo para telas menores).

De um modo geral, uma abordagem mobile first significa construir seu site com seus usuários móveis em mente, com o objetivo principal de melhorar a experiência deles.

O Google declarou que os sites devem ser construídos “primeiro para dispositivos móveis” ou serem “responsivos”, já que a maior parte do tráfego da web agora é de telefones celulares.

Em troca, os clientes obtêm uma melhor experiência do usuário, o que significa um cliente mais feliz e mais vendas.

Quais são as práticas recomendadas para mobile first no comércio eletrônico?

Torne o UX simples e intuitivo

UX é a experiência do usuário: em celulares, não é confortável navegar por páginas muito complicadas, com muitos botões etc.

Simplifique o design, adapte imagens e textos, remova conteúdo, e assim por diante. Todos a favor de oferecer um UX simples e intuitivo.

Portanto, uma das melhores práticas para o mobile first no comércio eletrônico é tornar a interface do usuário (UX) simples e intuitiva.

O que isto significa? Que tudo o que é mostrado online seja fácil de gerenciar, que não haja muitas opções na tela com as quais o visitante se perca, e que os processos sejam simples e claros.

Isso dará uma imagem de produto cuidadosa, fácil de usar e que fará com que os clientes queiram voltar a entrar no futuro, sem precisar procurar outras opções na concorrência.

Implementar funções de pesquisa e filtragem sofisticadas

A qualidade da busca de uma loja de e-commerce faz uma enorme diferença na experiência de compra. A navegação é um desafio no celular, porque ninguém quer percorrer centenas de produtos em seu telefone. A pesquisa e a filtragem sofisticadas podem ser facilmente implementadas.

Os clientes exigem interações perfeitas, independentemente da plataforma.

Nesse mundo de ritmo acelerado, eles desistem ao primeiro sinal de baixa velocidade de página e/ou interfaces de usuário desajeitadas. Eles ficarão frustrados se não conseguirem encontrar as informações do produto de que precisam. E se o conteúdo não tiver personalização ou relevância, eles não pensarão duas vezes em ir para outro lugar.

Melhor SEO com indexação mobile first

O Google mudou para a indexação mobile first.

Isso significa que o Google usa a versão móvel do seu site ao indexar e classificar o conteúdo. Se você já estiver executando um site, o Googlebot agora usará automaticamente a versão móvel do seu site.

Em suma, para entender a importância do mobile first fica a pergunta: quantas vezes você olhou para o seu dispositivo e se questionou: “Quem criou isso realmente verificou como era a experiência em um telefone?”.

Leia também: Mobile commerce: consumidor aderiu às compras. Seu negócio está preparado?

 

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