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Como desenvolver a mentalidade mobile first

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Segundo a Comscore, o brasileiro fica 91% do seu tempo conectado a dispositivos móveis.

O trabalho acontece em todos os lugares. Trabalhar não significa mais ficar acorrentado a uma mesa oito horas por dia.

Com o surgimento de modelos flexíveis e híbridos, o desejo de estar sempre conectado, e a expectativa de que nossos telefones permaneçam ao alcance do braço, redefinimos o trabalho como algo que fazemos, não um lugar para onde vamos.

Como todo empreendedor de sucesso sabe, é importante atender seus clientes onde eles estão.

Saiba mais sobre a abordagem mobile first.

No mundo de hoje, isso significa criar uma experiência de compra móvel de alto nível. Ou seja, otimizar sua página de vendas para dispositivos móveis é crucial para manter seu negócio próspero e acessível ao seu público.

O que é uma abordagem mobile first?

Por definição, uma abordagem mobile first envolve projetar um site para desktop começando com a versão para celular, que é então adaptada para telas maiores (versus a abordagem tradicional de começar com um site para desktop e depois adaptá-lo para telas menores).

De um modo geral, uma abordagem mobile first significa construir seu site com seus usuários móveis em mente, com o objetivo principal de melhorar a experiência deles.

O Google declarou que os sites devem ser construídos “primeiro para dispositivos móveis” ou serem “responsivos”, já que a maior parte do tráfego da web agora é de telefones celulares.

Em troca, os clientes obtêm uma melhor experiência do usuário, o que significa um cliente mais feliz e mais vendas.

Quais são as práticas recomendadas para mobile first no comércio eletrônico?

Torne o UX simples e intuitivo

UX é a experiência do usuário: em celulares, não é confortável navegar por páginas muito complicadas, com muitos botões etc.

Simplifique o design, adapte imagens e textos, remova conteúdo, e assim por diante. Todos a favor de oferecer um UX simples e intuitivo.

Portanto, uma das melhores práticas para o mobile first no comércio eletrônico é tornar a interface do usuário (UX) simples e intuitiva.

O que isto significa? Que tudo o que é mostrado online seja fácil de gerenciar, que não haja muitas opções na tela com as quais o visitante se perca, e que os processos sejam simples e claros.

Isso dará uma imagem de produto cuidadosa, fácil de usar e que fará com que os clientes queiram voltar a entrar no futuro, sem precisar procurar outras opções na concorrência.

Implementar funções de pesquisa e filtragem sofisticadas

A qualidade da busca de uma loja de e-commerce faz uma enorme diferença na experiência de compra. A navegação é um desafio no celular, porque ninguém quer percorrer centenas de produtos em seu telefone. A pesquisa e a filtragem sofisticadas podem ser facilmente implementadas.

Os clientes exigem interações perfeitas, independentemente da plataforma.

Nesse mundo de ritmo acelerado, eles desistem ao primeiro sinal de baixa velocidade de página e/ou interfaces de usuário desajeitadas. Eles ficarão frustrados se não conseguirem encontrar as informações do produto de que precisam. E se o conteúdo não tiver personalização ou relevância, eles não pensarão duas vezes em ir para outro lugar.

Melhor SEO com indexação mobile first

O Google mudou para a indexação mobile first.

Isso significa que o Google usa a versão móvel do seu site ao indexar e classificar o conteúdo. Se você já estiver executando um site, o Googlebot agora usará automaticamente a versão móvel do seu site.

Em suma, para entender a importância do mobile first fica a pergunta: quantas vezes você olhou para o seu dispositivo e se questionou: “Quem criou isso realmente verificou como era a experiência em um telefone?”.

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