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Como mensurar suas campanhas através do Google Analytics

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Em muitos projetos que atuei ou atuo sempre me deparo com a dificuldade de mensurar as vendas de todas as ações que meus clientes fazem. Seja campanhas de links patrocinados, redes sociais, email marketing, promoções, frete grátis, entre outras. A pergunta basicamente é a mesma, “Quanto esta ação impactou em vendas?”.

A resposta desta pergunta pode ser mais simples do que a pergunta. Através do parâmetro de Campanhas Personalizadas do Google, que pode ajudar você a identificar as maneiras mais efetivas de conseguir mais visitantes e conversões para o seu e-commerce.

Mas antes de mostrar como isso pode ser feito, o planejamento por trás desta ação pode te auxiliar e muito a criar um processo para otimizar ainda mais suas ações. Vamos usar uma campanha de email marketing como exemplo.

Imagine que você tenha uma loja virtual que venda acessórios para carros. Dentro do seu portfólio de produtos, acaba trabalhando com as principais montadoras e modelos de carros. Mas toda vez que manda um email marketing não tem com clareza o sucesso das ações.

A maioria dos disparos que acaba fazendo vai para sua base de email total e acaba mandando ofertas genéricas de todos os acessórios, sem filtrar o tipo de carro que esses usuários possuem. A primeira dica é segmentar essa base de email que possui cruzando o email das pessoas que já compraram com os itens de cada compra, desta forma poderá melhorar a qualidade das informações segmentando o disparo do email de acessórios por montadora, ou seja, se for fazer um disparo de email de acessórios para a montadora “Carromais”, deverá filtrar a sua base com clientes que já compraram itens relacionados a marca.

Posteriormente deve mapear e eleger algumas ações para testar. Por exemplo:
tabela-google-analytics

Essa tabela é apenas para ilustrar, mas pode evoluir em cima dela para ter um planejamento por completo de suas ações. Em breve iremos escrever um artigo de como planejar suas ações.Desta forma poderá descobrir qual ação pode impactar mais no disparo de email. Se a demanda por acessórios de áudio é maior do que peças pesadas, ou ao contrário, e qual promoção impacta mais a sua base. Se o desconto é mais atrativo do que o Frete Grátis para acessórios de áudio e se a campanha de Frete Grátis para acessórios pesados é mais atrativa por conta do valor alto de frete. A ideia aqui é além de mensurar, você poder qualificar a base e as ações em cima dela. Descobrindo o resultado com o auxílio do Google Analytics, fará o disparo com o melhor retorno com os clientes que não tiveram interação para converter melhor, no futuro, já terá um histórico e os testes poderão partir de um dado histórico, melhorando seus resultados.

Feito o planejamento, é hora de mensurar as ações. O parâmetro de Campanhas Personalizadas lhe dará a possibilidade de colher algumas informações como:

  • Origem da Campanha (Google, Buscapé, Newsletter Semanal)
  • Meio da Campanha (CPC, Email, Segmentação Base Montadora)
  • Termo da Campanha (Palavras-chave, Carromais)
  • Conteúdo da Campanha (Acessórios áudio)
  • Nome da Campanha (10% de Desconto)

Note que já deixei um modelo de como colocar os parâmetros para esta campanha exemplo. Então a url seria montada da seguinte forma: http://www.minhaloja.com.br/acessorioscarromais?utm_source=Newsletter+Semanal&utm_medium=Base+Montadora&utm_term=Carromais&utm_content=Acessórios+Áudio&utm_campaign=10%+Desconto

Vale lembrar que o Google diferencia maiúsculas de minúsculas.

Para facilitar o Google disponibiliza um link do Construtor de URLs:

https://support.google.com/analytics/answer/1033867?hl=pt

Através dele, fica muito mais simples você construir a url de sua campanha.

Antes de fazer este acompanhamento é importante certifica-se de que esta configuração esteja habilitada na sua conta do Analytics. Veja um print da área onde pode confirmar:

analytics-google

Administrador > Configurações de Propriedade > Informações de Acompanhamento

Feito a configuração e disparado o email marketing, é hora de checar o resultado. Confira no print abaixo a tela onde pode colher os resultados:

analytics-google2

Relatórios > Fontes de Tráfego > Campanhas

Agora é reaplicar a experiência, testar novas promoções e começar a vender mais!

Abraços !