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Melhores Destinos: a revolução no turismo no Brasil, começou na Internet

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Tudo começou no dia 19 de junho de 2008, com duas plataformas: o Voe com Desconto, que era um site de promoções, e o Melhores Destinos, que tinha como objetivo principal ser um portal de conteúdo de viagem. Na sequência, os dois sites viraram uma única marca: Melhores Destinos, o site que mudou a maneira como os brasileiros viajam.

Dia da semana, horário do voo, número de escalas e risco de atraso são alguns dos fatores que interferem nos preços das passagens de avião. As companhias aéreas possuem hoje softwares que combinam estes critérios e definem os preços das passagens. Alguns hotéis também usam sistemas parecidos. Os sistemas funcionam como uma bolsa de valores, em que os preços sobem e descem de acordo com a oferta e a demanda.

O Melhores Destinos aproveitou todas essas possibilidades e surgiu em um momento de estabilidade econômica e, ao mesmo tempo, quando se regulamentou a liberdade tarifária das companhias áreas. Mas o site se destacou, principalmente, por causa da maneira inovadora como trabalhou o assunto: listava as promoções a partir do local de partida e data de saída, ao contrário dos concorrentes, cujo foco eram apenas as regras da promoção. Além disso, o site oferecia um conteúdo exclusivo ao leitor.

“Quando comecei a postar sobre promoções de passagens aéreas, eu trabalhava como desenvolvedor de software em uma empresa privada. Trabalhava demais, não tinha férias e viagens nem passavam pela minha cabeça. Eu apenas gostava muito de aviação e sonhava em criar um site que fosse muito visitado”, conta Leonardo Marques, fundador do Melhores Destinos.

Para conseguir essas informações, em um primeiro momento, ficou refém das assessorias de imprensa, que enviavam o material mastigado com o manual de regras sobre futuras queimas de estoque. Depois, criou fontes dentro das agências de viagem e das companhias aéreas, para obter dados em primeira mão. Chegou ao sucesso quando desenvolveu um programa para rastrear tarifas menores nos sites que vendem passagem. Assim, foi possível encontrar até mesmo preços muito baixos, marcados por engano.

O criador

Leonardo Marques se considera tímido, simples e contido, mas ao mesmo tempo muito, vaidoso quando fala do seu trabalho. Nasceu em Maués, uma cidade de 58 mil habitantes no Amazonas e saiu de casa aos 13 anos para estudar em Manaus; depois se matriculou em um internato no Rio de Janeiro e veio parar em Brasília para cursar a faculdade.

Antes do fundar o Melhores Destinos, Marques trabalhou como prestador de serviço, sem chance de tirar férias e viajar. Se formou em Ciência da Computação, pela Universidade Católica de Brasília, em 2002, e o plano inicial era criar um negócio próprio na Internet e, por isso, desenvolveu e alimentou diversos blogs.

“No final de 2008 eu percebi que era o momento de deixar o trabalho como arquiteto de softwares para me dedicar apenas ao Melhores Destinos. Desde então, o site cresceu bastante e foi notícia em diversos jornais e revistas. O Melhores Destinos também recebeu o prêmio Top Blog, sendo eleito o melhor blog de viagens do Brasil em 2010, 2011 e 2012. Os fatos mostraram durante os anos que estávamos no caminho certo”, relembra Marques.

Mudança na jornada de compra

O brasileiro modificou a forma de comprar passagem e hospedagem e o Melhores Destinos tem grande responsabilidade nisso, afinal, o site foi criado para possibilitar que os brasileiros viajem mais e melhor, pagando menos. Tanta paixão gerou leitura. São mais de 4 milhões de visitas únicas por mês, o que torna o Melhores Destinos o maior site de viagens do Brasil, mesmo sem ser dono de um único avião ou até mesmo de um hotel.

E essa maneira única de fornecer informações sobre o setor rende sempre boas histórias. Por causa do Melhores Destinos, o site brasileiro de uma rede de hotéis caiu. O que aconteceu é que, após uma oferta publicada pelo Melhores Destinos, a procura pelos hotéis foi tanta, que o site não aguentou o número de acessos. Ao invés de receber uma reclamação pelo transtorno causado à rede de hoteís, Marques recebeu um agradecimento. Outro contato inusitado foi de uma companhia aérea russa, que não entendeu bem o porquê do aumento na compra de passagens para o País vinda do Brasil – o que não acostumava acontecer com frequência. “Uma coisa interessante do nosso trabalho, é que a gente joga luz em lugares que não são muito visados. E que passam a entrar na rota turística do brasileiro. Além de proporcionar essa descoberta, fomentamos o turismo nesses lugares”, comentou Marques.

Mas é tanta gente assim que faz sites caírem e empresas aéreas se surpreenderem? Bom, no Facebook, são mais de 2.2 milhões de fãs, o que faz dele o blog brasileiro com o maior número de curtidas na rede social e o primeiro blog no mundo a superar a marca de um milhão. No Twitter, são mais de 1 milhão de seguidores e no Instagram o número ultrapassa 330 mil.

“Ao longo destes anos, milhões de pessoas já viajaram utilizando nossas dicas. Muitas delas nos enviam comentários e e-mails relatando que, após conhecerem o Melhores Destinos, passaram a viajar muito mais. Quando o MD ajuda os leitores a viajar pagando menos, ele também está ajudando as empresas a expandirem suas vendas, a movimentar o mercado do turismo”, explicou.

Como chegar nos melhores destinos?

À parte das promoções, com que antecedência se deve adquirir o tíquete? Leonardo Marques defende que, para passagens nacionais, o melhor momento é entre 25 a 40 dias antes da viagem, período em que as companhias começam a ajustar as tarifas para garantir a ocupação mínima necessária. Para viagens internacionais, que demandam mais planejamento, o período é de três a quatro meses antes da viagem.

“Não é exagero dizer que um voo pode custar quase o dobro do dia para noite. O preço das tarifas varia de acordo com a demanda. Dias concorridos são mais caros, dias sem movimento, mais vazios. Por isso, é importante ter datas flexíveis na hora de buscar uma passagem”. Para finalizar, ele dá a dica de ouro: “Passagens costumam ser mais baratas às terças e quartas-feiras, quando o movimento de passageiros é menor, e mais caras nas noites de sexta, domingo e às segundas pela manhã. Viajar para São Paulo na sexta é bem mais caro que no sábado pela manhã. Se o destino for uma cidade de praia, vale a pena optar pelo começo da semana e voltar no meio do fim de semana”.

Artigo originalmente publicado na Revista E-Commerce Brasil