Vitrine no e-commerce: como melhorá-la e aumentar sua conversão

por Peterson Vilela Terça-feira, 30 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

A vitrine para a loja física é, muita das vezes, o chamariz para que o cliente entre na loja, permaneça e veja tudo o que ela tem de ofertas. Isso não é diferente no comércio eletrônico. Veremos os 6 pontos que mais colaboram para que sua vitrine seja mais atrativa e, consequentemente, gere mais vendas.

1 – Imagem

Ela que dá o ar da graça para a vitrine. Portanto, escolha-a bem. Opte por imagens com alta resolução, que apresentem os detalhes do seu produto e que não pesem o seu site.

Lembre-se que a experiência do usuário precisa ser satisfatória. Dessa forma, ficar esperando uma imagem carregar não colabora com isso.

Não se esqueça de taguear sua imagem para colaborar com o SEO do site. Afinal, posicionamento orgânico também faz você atrair clientes e vender.

2 – Título do produto

Aqui não é o lugar para inventar, então seja sucinto e direto. Coloque exatamente o que você está expondo. Analise seu público e descubra qual tipo de linguagem usar. Saiba se seus clientes procuram pelo nome do produto ou pelo código dele. Faça a pesquisa de como seus clientes buscam seu produto antes de padronizar sua vitrine para evitar refação.

3 – Descrição

Uma boa descrição faz toda a diferença para quem está vendo o seu produto pela primeira vez ou para quem está comparando-o com algum concorrente direto, então capriche nela!

Quanto mais informações seu cliente tiver disponível antes da compra, menor será o índice de reclamações, devoluções e de logística reversa.

Atente-se a escrita e não publique nada com erros ortográficos. Se necessário, pesquise junto ao fabricante do produto como a descrição é feita para não ter erros.

4- Avaliação do produto

Quando falamos em compra pela internet, sempre surge a dúvida se o produto é de confiança ou não. Nada melhor do que a média das avaliações dos usuários que já compraram o e que podem opinar com razão.

Certifique-se de pegar os dados de quem vai avaliar seu produto e coloque opções diretas de avaliação. Para essa finalidade, notas de 1 a 5 ou classificação de uma a cinco estrelas são as mais usadas hoje em dia.

5 – Preço e condições

O valor do produto é algo que o cliente precisa saber de imediato. Ocultá-lo para fazê-lo para a página interna é colocar um passo a mais para a conversão deste cliente.

Mostre para ele que sua loja se diferencia das demais nas condições de pagamento. Se seu ticket médio for alto, mostre o valor do seu produto parcelado.

Valores altos demais podem assustar quem está navegando pelo site. Por isso, não utilize cores quentes, como o vermelho ou laranja, para colorir o preço. Isso porque elas passam a sensação de que o valor é algo ruim.

6 – CTA

A chamada para a ação é a última parte do card da sua vitrine, mas não menos importante. Ela pode vir na mesma dimensão do card e alinhada na parte inferior centralizado.

Estudos apontam que a cor verde clara para o CTA tem o poder de chamar mais a atenção do cliente para a ação, pois ela indica passagem livre, aberto, positividade e até mesmo bem estar. Então leve em consideração essa possibilidade.

Utilize um verbo para compor a chamada do CTA. Dentre os mais usados estão: adicionar, comprar, inserir etc. Além disso, temos alguns que usam os dizeres “eu quero”.

Ter todos esses pontos em sua vitrine te ajudará não somente a converter mais, mas também aumentará o tempo de sessão do seu cliente no site. Isto visto que ele terá informações atrativas para continuar navegando.

A paginação também é beneficiada. Ao passo que o consumidor se sente à vontade tendo uma boa experiência, você terá menos perguntas e dúvidas referentes ao produto exibido por ter feito uma boa descrição. Terá também um menor índice de compras por engano, pois o conjunto de imagem e descrição detalhada, somada a opinião de quem comprou passará a segurança necessária para novos compradores.

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