Como melhorar a logística do seu e-commerce?

por Sidney Zynger Segunda-feira, 02 de março de 2020   Tempo de leitura: 7 minutos

A logística tem se tornado de fundamental importância na decisão de compra do consumidor. No momento em que vivemos, onde a experiência passa pelo tempo de entrega e custo do frete, é indiscutível falar que a logística é parte fundamental da operação de venda.

O Brasil é um país gigante territorialmente, e o modal rodoviário acaba travando, pois as rodovias não estão preparadas para o fluxo de transporte (fretes e cargas) que precisamos escoar.

Por conta disso, acabam acontecendo quebras, extravios, e isso se torna um problema para o e-commerce, tanto para quem comprou quanto para quem vendeu, pois terá que repor o produto.

Aos poucos, algumas empresas já estão se utilizando do modal aéreo, mas ainda acaba encarecendo a operação e não se tornando viável para todos os setores.

Separamos algumas dicas para melhorar a experiência logística do seu e-commerce:

  • Sempre que possível, deixe disponível mais do que uma opção de frete para a escolha do cliente. Hoje, o abandono de carrinho corresponde a 80% por motivo de alto preço do frete ou ter poucas opções de envio. Dar opções ao consumidor é fundamental para diminuir esse percentual de desistências. Isso também faz com que aumente a possibilidade de conversão em vendas.
  • Mesmo 95% das entregas de lojas virtuais no Brasil sendo atendidas pelo Correios, pelo fato de entregar no Brasil inteiro, é válido dar mais opções de transportadoras e meios de entrega. Em cidades grandes como São Paulo, que concentra também muitas sedes de e-commerce, às vezes, é válido o envio por entrega rápida como motocicletas.
  • É preciso conhecer bem as transportadoras contratadas para atender melhor o seu tipo de produto e seu cliente, de forma que não encareça tanto o frete. As transportadoras têm diferentes perfis para determinados produtos (grandes, pequenos, por regiões etc).
  • Busque uma solução logística que tenha integração com o seu ERP para fazer o processo de entrega de maneira rápida e mais automatizada.
  • É importante saber onde o cliente está, qual o perfil, se ele prefere receber de forma mais rápida ou mais econômica, se prefere comprar online e retirar na loja. A dica é estudar onde está a clientela e definir as opções de transportadoras que fique mais competitivo e interessante para o cliente.

Cada vez mais a logística tem um papel protagonista no e-commerce. O cliente busca mais que uma opção de compra online, ele quer a comodidade do e-commerce, mas com bom atendimento e vantagens na entrega.

Confira outras estratégias interessantes para incrementar seu negócio na parte logística:

  • Campanhas de acúmulos de pontos no frete ou frete grátis, para valorizar as regiões que já vendem bem e para aumentar ainda mais as vendas da loja, são importantes para fidelizar clientes e converter mais vendas. Mas é preciso ter bem calculado a sua margem de contribuição, o lucro e quais os lugares que é possível dar frete grátis sem comprometer a operação da loja para não ter prejuízos. Geralmente essas ações são direcionadas para produtos de ticket médio mais alta, para o lucro líquido ser maior.
  • Outro item que o logística precisa ter no radar é a logística reversa (trocas, devoluções). No marketplace isso já está incluso, mas nas lojas virtuais é preciso verificar como será e informar de forma clara ao consumidor. É importante a loja não demorar nesse processo para garantir que a experiência do consumidor continue boa.
  • Embalagem faz toda a diferença para o cliente e é uma forma de ter um contato físico com a loja. É importante investir em uma boa embalagem para fidelizar o cliente. Mandar mimos, amostras e dar cupons de desconto na primeira compra é outra forma de se aproximar do cliente e fazer ele propagar a ideia da sua loja virtual.
  • E, por fim, ofereça rastreio da mercadoria. Enviar e-mail com notificação do rastreio para o cliente ganha muitos pontos também e é algo simples.

Quando falamos em fidelização de clientes, sempre mencionamos o fato de a logística representar uma grande fatia da satisfação do cliente na compra. Isso porque, assumindo o caso dos e-commerces, a plataforma, o preço e o atendimento são importantes para efetuar a venda, mas a entrega é fato crucial para quem quer ter sucesso no segmento de venda online.


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