Qual o melhor momento para mudanças no e-commerce?

por Rodrigo Schiavini Sexta-feira, 06 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Com o aquecimento das vendas de final de ano durante a Black Friday e Cyber Monday, os meses de dezembro e janeiro passam a impressão de ser um período mais estável, com menos vendas, o que é um excelente motivador para colocar as mãos à obra e fazer todas as mudanças necessárias para começar 2020 com tudo.

Sabemos que a etapa de investir na sua loja online é importante, mas apenas “estar lá” não garante que as vendas aconteçam. A Black Friday é o período perfeito para entender todos os fluxos dentro da loja, e cada passo que precisa ser melhorado ou trocado, buscando sempre estratégias para inovar e conseguir se destacar.

Pense em pontos simples que podem mudar a forma como você vende, desde a navegação mobile até as imagens dos produtos. Mudanças mais significativas como plataforma e sistemas de pagamento ou logística também merecem uma atenção especial nesse momento. Por isso, preparamos cinco dicas de como tornar seu e-commerce um ambiente mais agradável.

Marketing

As ações de marketing são muito importantes, visto que é a imagem que sua loja passa para o consumidor. A agência que te atende entrega as demandas no prazo estipulado? Sua comunicação é eficiente e traz os resultados esperados? Quais ações de marketing são feitas para sustentar uma campanha? Já apostou em patrocínios? Marketing de influência? Começar por melhorias na imagem traz bons resultados quando atreladas à uma boa gestão dos itens abaixo.

Plataforma

Quando é realmente a hora de trocar a plataforma do seu e-commerce? Quais os sinais de que ela não está sendo mais o suficiente para a operação?

Leve em consideração um suporte de qualidade e se as instabilidades comprometem suas vendas. É possível customizar sua plataforma para que a loja seja responsiva e de fácil navegabilidade? As integrações com demais fornecedores são práticas? Se as respostas para essas perguntas são duvidosas, talvez seja a hora de rever a plataforma.

Sistema de gestão

Para uma gestão mais precisa, sabemos que é necessário um ERP de qualidade. Você consegue controlar o estoque de forma prática e automatizada? Como é sua organização quanto a logística do frete? Você emite notas fiscais de maneira ágil? Como gerencia as despesas da sua loja?

Integrar seu e-commerce a outras soluções de forma eficiente é importante para que novas funções sejam adicionadas ao sistema de acordo com as necessidades exigidas pelo mercado, o que permite que a sua loja acompanhe as novidades.

Expedição

Como funciona a sua expedição hoje? Qual o tempo médio para separação do produto no estoque e despacho? Seu sistema de estoque é preciso?

Cada vez mais, a automação, roteirização, digitalização e até o atendimento, contribuem para um processo logístico mais ágil e menos burocrático. Sua tecnologia já engloba processos de devolução, PAC reverso e controle de erros e reclamações? Essa é a hora de testar e rever tudo isso.

Atendimento

Com a nova tendência de compra mobile, a diversificação de canais de atendimento é fundamental. Quais canais de atendimento você usa hoje? O canal mais utilizado para contato com lojas virtuais é o WhatsApp, com 83%, ultrapassando o chat e o telefone.

Qual a velocidade de resposta? Como você engaja os seguidores nas redes sociais? Um bom atendimento aumenta as chances de recompra, fideliza o cliente e gera o marketing boca a boca, de forma gratuita.

O período de baixo movimento no e-commerce é excelente para rever questões internas, visto que temos mais tempo para testar novos fornecedores, alterações de estrutura e conhecer novas tecnologias que podem impulsionar seu negócio.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.