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Ofereça melhor experiência em cadastro e reduza fraudes no e-commerce

Por: Renato Honório

Renato atualmente é Squad Leader na Cedro Technologies, mas já atuou na mesma empresa como analista de requisitos. Formado em Sistema de Informação, possui mais de oito anos de experiência na área de tecnologia.

O cadastro de clientes no e-commerce é um detalhe do processo, mas pode impactar significativamente no volume de vendas.

Um cliente pode desistir de comprar caso o cadastro seja burocrático e peça muitas informações. Porém, não solicitar informações dos clientes pode aumentar os casos de fraudes.

Um cliente pode desistir da compra se o cadastro for burocrático, mas não solicitar informações pode aumentar os casos de fraudes.

Como resolver esse problema? É o que vamos explicar neste artigo.

Cadastro pode apoiar na redução de fraudes

Muitos clientes desistem da compra em e-commerce quando é necessário realizar cadastros para efetuar a venda. Para isso, muitos sites criaram meios de realizar compras sem que seja necessário o cadastro. Nesse modelo, são solicitados e-mail e informações de pagamento e entrega.

Porém, com essas facilidades que foram criadas, o risco de fraude aumenta. Isso porque, sem que sejam solicitadas informações de confirmação de identidade, a pessoa que está efetuando a compra pode estar se passando por outra.

Para isso, a automação do cadastro utilizando a tecnologia OCR pode ser de grande apoio.

O OCR, ou Optical Character Recognition, trata do processo de leitura automatizada de dados através do envio da foto de um documento de identificação.

Dessa forma, com a inteligência do OCR, o sistema entende os dados e os interpreta em texto, transformando-os em um formato que possa ser trabalhado posteriormente. Com isso, você garante a extração correta de informações dos clientes e ainda reduz burocracias de cadastro para o usuário.

Mas como funcionaria na prática?

Vamos usar um exemplo através da jornada de um cliente.

O cliente entra em seu site, escolhe o produto e quer finalizar a compra. No entanto, não tem cadastro em seu site. Sua empresa pode, então, solicitar o envio da foto de um documento.

Através da foto enviada, o sistema faz uma análise e leitura do documento.

O sistema irá comparar os dados da imagem com outras fontes existentes em seu banco de dados. Ele também irá converter os dados em caracteres de texto, aplicando para a finalidade de cadastro.

Pronto, está realizado o cadastro e seu cliente pode efetuar a compra.

Com esse processo, além de melhorar a experiência em cadastro, você reduz chances de fraude de identidade. Pois, para efetuar a compra e o cadastro em seu site, a pessoa deve estar portando o documento de identidade.

Experiência em cadastro

Para melhorar a experiência em cadastro no meio digital, alguns cuidados são importantes. Vamos ver alguns erros que seu e-commerce deve evitar.

  • Falta de padronização: é importante manter um padrão na coleta de informação no cadastro dos clientes. Isso garante maior facilidade na gestão interna do seu e-commerce;
  • Informações desatualizadas: é essencial manter as informações atualizadas. Isso pode ser feito com uma periodicidade pré-definida e enviada através de e-mail ao cliente;
  • Desorganização dos dados: o backoffice da gestão de cadastros não pode ser deixado de lado. É necessário contar com uma base de dados para organizar e gerir todos esses dados;
  • Não validar os dados do cliente: é essencial realizar a validação cadastral automaticamente, ou seja, garantir que as informações fornecidas pelo cliente sejam verdadeiras.

Essas ações ajudam a reduzir riscos de fraudes e garantem melhor organização interna dos dados de clientes. Isso também facilitará para ações de marketing, campanhas e até mesmo questões mais sérias, como processos, reclamações etc.

Além disso, a automação proporciona a melhor experiência para o cliente que está realizando o cadastro em seu site. Automatizar esse processo faz com que o cliente não precise preencher inúmeras informações e acabe abandonando o carrinho.

Tenho certeza de que você tem o número de clientes que desistiram da compra por terem que efetuar o cadastro. Imagina se você já optasse pelo OCR e a validação automática desses clientes? Quantos deles teriam de fato efetivado suas compras com agilidade?

Se você ainda não tinha pensado nesse assunto, busque mais informações sobre as possibilidades da validação cadastral para seu e-commerce. Caso você já use ferramentas assim, sempre há espaço para melhorias. Encontre o que pode gerar atritos na jornada do seu cliente e busque inovações para solucioná-los.

Leia também: Como oferecer um ambiente seguro aos clientes?