Marketplace sem fulfillment: perda de eficiência
Enquanto o avanço do marketplace da Amazon é acompanhado pela expansão de seu serviço de fulfillment, a expansão do marketplace brasileiro se realiza com a redução da capacidade de armazenagem das grandes lojas que o ancoram. A restrição de serviço dos marketplaces brasileiros aumenta ainda mais o custo operacional do comércio eletrônico em geral, agravando um dos principais fatores que dificultam seu desenvolvimento.
A argumentação usada neste texto compara as operações das grandes lojas de varejo eletrônico antes e depois da introdução da venda de mercadorias de terceiros. Como premissa, consideramos que as dez maiores lojas virtuais do Brasil faturaram 70% do total das vendas on-line em 2015 e que todas elas estão ancorando seus marketplaces.
A logística anterior às operações de marketplace
O panorama logístico posterior a operações com marketplace sem fulfillment:
Concluindo, operações de marketplace sem fulfillment têm aumentado os custos da logística interna e da logística externa do comércio eletrônico: (i) as lojas-âncora perdem escala com menor diluição de seus custos fixos; (ii) os vendedores, embora vendendo em maior volume, ainda não conseguem atingir o nível de carga suficiente para pleitearem descontos por quantidade no transporte; (iii) os vendedores, pouco dotados de organização e tecnologia, operam seus armazéns com menor eficiência e (iv) as transportadoras aumentam seus custos pela perda de produtividade.