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Como os integradores de marketplace ajudam a otimizar a operação dos lojistas

por Alessandro Silveira Quinta-feira, 04 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 7 minutos

Durante toda minha trajetória trabalhando diretamente com e-commerce e marketplaces, sei que quem também é do ramo está sempre buscando maneiras de otimizar, agilizar e aperfeiçoar a operação, e reduzir custos, certo?!

Loja virtual própria ou marketplace? O ideal é ter os dois, tudo integrado!

Além de implementar melhorias no modo de trabalho e realizar treinamentos para a equipe, a tecnologia é sempre uma grande aliada para automatizar atividades e obter ganho de produtividade. Afinal, há muito tempo a inovação facilita a vida das pessoas, desde o surgimento da eletricidade até os dias de hoje com as ferramentas que surgem para solucionar questões de diferentes nichos empresariais.

Segundo um estudo realizado pela TNS Research, as empresas que investem em tecnologia conseguem aumentar o faturamento e crescer aproximadamente 60% a mais que as instituições que descartam o investimento em tecnologia.

A pesquisa também apontou que entre os principais objetivos dos empresários ao adquirirem novas tecnologias está a busca por agilizar tarefas, facilitar a operação e reduzir custos. E para os empreendedores que vendem nos marketplaces, é imprescindível contar com ferramentas que simplifiquem a operação em tantos canais diferentes.

Os marketplaces são os principais e-commerces do país e permitem que milhares de lojistas do Brasil anunciem seus produtos nessas plataformas, que recebem milhões de acessos diariamente, como o Mercado Livre, Americanas e Amazon, por exemplo. Consequentemente, a quantidade de vendas para os sellers que aplicam as estratégias corretas nos marketplaces também costuma ser alta.

Mas a operação em diversos canais de venda online fica praticamente inviável sem o auxílio de ferramentas que unifiquem os processos, automatizem algumas tarefas e facilitem a gestão — e é por isso que existem os integradores de marketplace.

O que é um integrador de marketplace?

Integrador de marketplace é um sistema que centraliza toda a operação de uma empresa que vende em marketplaces, usa um ERP ou também tem um e-commerce próprio.

Também conhecido como “hub de integração”, a ferramenta possui diversas funções como centralizar e oferecer maior controle de estoque, permitir que todos os pedidos de diferentes canais sejam gerenciados em uma única tela, importar e replicar cadastro de produtos, emitir notas fiscais, entre muitas outras funcionalidades que auxiliam as equipes a ganharem mais produtividade, reduzir custos e erros nas operações.

A importância da tecnologia para tornar seu marketplace mais competitivo

A seguir, citarei alguns exemplos de funções dos integradores que ajudam muito a aperfeiçoar a operação e obter mais produtividade das atividades.

Unificar a gerência de pedidos em diferentes marketplaces

Gerenciar pedidos em diferentes canais gasta tempo é uma prática propícia a falhas e pode atrasar o envio de produtos. Por isso, entre todas as maneiras que os integradores de marketplaces ajudam a otimizar a operação, poder gerenciar os pedidos em um único local é algo que simplifica o dia a dia de milhares de sellers.

Leia também: Black Friday 2021: 6 fatores que influenciarão a decisão de compra do consumidor.

Replicar e importar cadastro e anúncios de produtos

Imagine que a cada novo canal de venda, você precisa cadastrar os produtos manualmente na plataforma. Com certeza é uma atividade que custa dias de trabalho da equipe, ou até mesmo semanas dependendo da quantidade de produtos do estoque.

Em outra situação semelhante, pense em um seller que atua em diversos marketplaces e a cada alteração de preço, promoção ou correção de informação nos produtos é necessário alterar manualmente o cadastro dos itens em cada canal de venda. É uma prática custosa que é facilmente automatizada com os integradores de marketplaces que importam e replicam anúncios de produtos em poucos cliques, economizando centenas de horas de trabalho e evitando erros.

Impressão ZPL: emissão massiva de nota fiscal, declaração de conteúdo e etiquetas

Utilizada para emissão de nota fiscal e declaração massiva de conteúdo, a impressão ZPL é a favorita de muitos empreendedores, especialmente os que trabalham com operações de logística e transportes.

Para tornar esse serviço mais simplificado e intuitivo, existe a função de integrar com a impressora ZPL para economizar tempo, otimizar o dia a dia de trabalho e agilizar a separação e envio de itens — para ganhar pontos com os clientes pela rapidez no envio.

A função também conta com a impressão intercalada que permite sequenciar a impressão de etiquetas e notas fiscais, organizando a impressão ZPL por pedido, código de pedido do marketplace ou código de rastreio.

otimização dinâmica na logística

Infelizmente, nem todos os integradores de marketplaces possuem essa função que facilita a operação de tantos vendedores. Por isso, fique atento na hora da contração.

Respostas automatizadas

Alguns integradores de marketplaces permitem configurar respostas automáticas em marketplaces como Mercado Livre, para avisar os consumidores do tempo de resposta ou responder perguntas frequentes, o que ajuda a economizar muito tempo e ainda melhora o atendimento pela agilidade na resposta.

Monitorar repasses dos marketplaces

Como um integrador de marketplace centraliza as mais diversas atividades, alguns permitem a conexão com ferramentas financeiras para monitorar repasses dos marketplaces de maneira simplificada, entre outras funções importantes para a equipe financeira e administrativa.

O que considerar na hora de contratar uma ferramenta para a empresa?

No momento de escolher um integrador de marketplace ou qualquer outra ferramenta, analise critérios como:

  • A ferramenta possui certificações de qualidade? No caso dos hubs de integração, confira se o sistema possui no mínimo um selo de um grande marketplace, como Mercado Livre e Magalu, por exemplo;
  • Faça o teste grátis para conferir com funciona, caso a ferramenta disponibilize um período de teste sem custo;
  • Mensure os ganhos em produtividade que a ferramenta pode gerar para a sua empresa;
  • Confira como o sistema ajudará a evitar falhas e reduzir custos na operação;
  • Verifique todas as funções disponíveis da plataforma para aproveitá-la ao máximo, e se é um sistema que está em constante evolução para atender sua empresa atualmente e no futuro.

Leia também: O que levou a moda a ser um dos segmentos que mais crescem no e-commerce brasileiro?

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