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Como destacar sua loja virtual no marketplace de nicho

por Gabriela Lorena Terça-feira, 23 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Não é de agora que o marketing está presente na vida de pessoas e organizações. Conforme a tecnologia se desenvolve e o comportamento do consumidor muda, o mercado também aprimora técnicas para se conectar com o comprador.

Com o surgimento das novas empresas somado às tecnologias que temos a disposição nos dias de hoje, tornou-se necessário desenvolver ou adaptar estratégias de marketing para garantir eficiência na comunicação com grupos segmentados.

Em meio a esse cenário, surgiu o marketing de nicho. Você sabe o que significa? É possível aplicar essa estratégia na sua loja virtual investindo em uma plataforma marketplace? Falaremos sobre isso no decorrer do texto.

Entenda as diferenças do marketing de massa e de nicho

Diferente do marketing de massa, que procura atingir o maior número de pessoas possível, o marketing de nicho busca resultados expressivos para empresas que procuram satisfazer os desejos de um público determinado e que geralmente tem dificuldades para localizar organizações que atendam às suas necessidades.

Podemos citar como exemplo as empresas do ramo industrial B2B  – que realizam vendas para outras empresas. Investir em diversas ações na web sem uma segmentação exclusiva pode parecer vantajoso, mas, ao tentar atingir um volume grande de pessoas, corre o risco de banalizar a imagem da organização e a ação não chegar até a persona – o comprador ideal.

O problema está na generalização do conteúdo, que acaba se tornando ineficiente para atender as necessidades ou desejo do seu público-alvo. Além de não atingir com precisão os reais interessados das soluções que a sua empresa fornece, ações de marketing para massa têm custos elevados.

Em contrapartida, investir em ações segmentadas com foco no público-alvo (plataformas voltadas ao mercado industrial B2B, por exemplo) parece ser uma forma mais viável e eficaz de atingir quem realmente precisa dos seus produtos e serviços não é mesmo?

Dessa forma, é possível levar sua loja a um mercado mais seleto. Nele, as chances de se relacionar com os compradores e atendê-los é muito maior, pode-se explorar suas reais necessidades e criar consumidores fiéis. Quantidade está longe de qualidade!

Os clientes são os bens mais valiosos de qualquer empresa. Ao alcançar os seus objetivos com sucesso e ganhar a confiança do consumidor (e fazer sua manutenção), é possível gerar lucro com ele. Além de fazer com que os seus clientes promovam e defendam sua marca por vontade própria.

Integrando sua loja virtual ao marketplace

Plataformas de marketplace tem se tornado tendência no mercado digital até para quem já possui um site. Em 2017, um estudo divulgado pelo E-commerce Radar apontou que 31,5% das vendas realizadas em lojas online vieram de marketplaces.

Esse argumento se sustenta a partir do fato de que sites nesse formato podem ser comparados a um shopping center, lugar onde qualquer pessoa pode circular, procurar pelo produto que deseja e selecionar o que mais se encaixa com as suas necessidades e bolso.

O marketplace de nicho busca atender demandas específicas. Consegue reunir diversas lojas com donos distintos e pode inclusive vender produtos iguais com variação de preços. O segredo está justamente na visibilidade que essa ferramenta traz, facilitando o acesso do consumidor ao seu catálogo de produtos e serviços.

Seguindo o exemplo do setor industrial, a plataforma possibilita criar um relacionamento entre empresa e cliente, seja B2B ou B2C. É uma maneira de expor os produtos na vitrine junto aos melhores do mercado. Isso aumenta a segurança, credibilidade e confiança dos clientes na tomada de decisão de compra, mesmo que a empresa seja nova na praça.

Relevância no mercado

Ter relevância e ser referência no mercado é muito importante para qualquer empresa. Pois só assim irá conseguir se destacar no segmento que atua. Investir em uma plataforma que já tem seu destaque, estratégias de marketing digital e público recorrente pode ser o caminho mais viável e seguro para atingir as expectativas de uma empresa.

Os marketplaces possuem suas estratégias de posicionamento na web, como links patrocinados (anúncios) e otimização SEO. Os produtos e serviços da sua empresa ficarão visíveis nos buscadores online e podem ficar até na primeira página do Google. Dessa forma, vão atrair centenas de compradores, que dificilmente seriam localizados fora de showroom.

Antes de realizar a integração da sua loja a um marketplace, certifique-se desses pontos: o marketplace em questão vai te ajudar a atingir o público pretendido? A plataforma é referência e tem um bom volume de acessos? Será possível comportar o estoque da minha loja?

Se as respostas forem positivas, é um sinal verde para investir nesse tipo de plataforma. Lembre-se de que as mudanças não ocorrerão da noite para o dia. Mas esse é o primeiro passo para aumentar suas vendas e sua marca ser referência no segmento em que atua.

 

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