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Marketplace de nicho: alcançando mais resultados

por Franklin Bravos Quinta-feira, 09 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Sabemos que trabalhar com marketplace traz benefícios para qualquer tipo de negócio. Isso porque esse tipo de canal aumenta a visibilidade dos produtos e consequentemente aumenta os lucros.

Mas os marketplaces tradicionais nem sempre fazem sentido para o lojista, pois são muito abrangentes. Por isso, muitos empresários já estão apostando nos chamados marketplaces de nicho.

Marketplace de nicho?

O marketplace de nicho é uma tendência no mercado online e uma ótima oportunidade para aumentar significativamente as vendas. Afinal, estamos falando de um público bem mais segmentado, comparados com o modelo tradicional.

Quando o consumidor acessa um marketplace de nicho, ele já sabe exatamente o que quer. Por este motivo, as chances de finalizar a compra são bem maiores. Entretanto, esse público tende a ser bem mais criterioso. Eles avaliam tudo, fazem pesquisa e não se importam de pagar a mais pelo produto se for necessário.

Mas, apesar de ter um perfil bem específico, existem alguns pontos que precisam ser levados em conta caso você queira embarcar nessa jornada. Separei algumas dicas que acredito serem úteis. Vamos lá.

Descobrindo seu nicho

Escolher um nicho não é tão simples como parece. Muitos lojistas ficam receosos, se perguntando se vale mesmo a pena apostar em um nicho específico. Se você também tiver essa dúvida, coloque na balança. Continuar vendendo vários produtos sem um foco específico e atingir consumidores que nem sempre são os ideais? Ou focar em um nicho e ter mais garantia na finalização da compra?

Bom, agora que você se convenceu de que esse é um bom negócio, vamos entender como escolher um nicho. Digamos que você trabalhe com cosméticos. Dentro desta categoria existem muitas opções, mas você precisa identificar qual desses nichos será mais interessante para seu negócio em termos de vendas. Você poderia escolher, por exemplo, produtos femininos para tratamento facial. Pronto, aqui está o seu nicho.

Nem sempre a área que você mais se identifica será aquela que trará os melhores resultados. Por isso, verifique quais serão seus consumidores, se eles serão atingidos por promoções e por quais tipos de ações, o que esse público valoriza, qual a frequência de compra etc. Nessa etapa de identificação de nicho o que vale é a análise. Avalie suas vendas e escolha aquela que será mais rentável.

Identificando o diferencial

Depois de conhecer seu público-alvo e escolher seu nicho, você precisa identificar o diferencial que será investido no marketplace de nicho. Usando o exemplo acima, você apostará em produtos femininos para tratamento facial. Apesar de específico, esse nicho ainda terá concorrentes. Por isso, você deve buscar o seu diferencial, que pode ser no produto, no preço, na forma de entrega ou no atendimento.

Definindo seu posicionamento

Para ter sucesso nessa etapa, você também deve ter um posicionamento bem definido, evitando assim desgastes ou erros desnecessários. Por isso, a escolha do marketplace que comercializará seus produtos é tão importante.

O marketplace de nicho ideal deve ter um público semelhante ao seu, que gosta das mesmas coisas. Se o seu negócio for algo mais artesanal, por exemplo, o marketplace Elo7 é uma das melhores opções.

Escolhendo o mix de produtos

Depois de estabelecer sua estratégia, chegou o momento de escolher os produtos que serão comercializados. A escolha do mix de produtos é uma das partes mais importantes, por isso tome cuidado aqui. Primeiro opte por produtos que terão mais chances de vendas e acompanhe as métricas, depois vá aumentando se achar necessário.

Outra dica é procurar parceiros (indústrias, produtores, distribuidores ou importadores) que possam oferecer uma boa quantidade de produtos e dessa forma ter uma boa margem nas negociações.

Divulgando seus produtos

Quando começar a comercializar seus produtos, lembre-se de manter o cliente informado das promoções e novidades. Não esqueça de fazer o pós-venda, afinal esta etapa é tão importante quanto a venda de fato.

Para finalizar, eu certamente indicaria para meus clientes e parceiros, criar um marketplace de nicho. Mas, assim como outros modelos de negócio, é necessário planejamento e dedicação para obter sucesso.

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