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Datas especiais do 2º semestre: aproveitando oportunidades do marketplace

por Bruno Tabosa Quarta-feira, 07 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

O segundo semestre traz grandes oportunidades para quem deseja aumentar o faturamento de suas lojas virtuais. E os marketplaces oferecem a possibilidade de expandir a visibilidade e o número de pedidos com orçamento controlado. Ou seja, não há nenhum custo com setup e todo o investimento é baseado em uma comissão sobre as vendas.

Na sequência desse artigo, você confere as principais datas do e-commerce no segundo semestre e algumas dicas para aproveitá-las vendendo no marketplace.

NOVEMBRO

Black Friday

Data: 23/11
Início das vendas: a partir de 22/11, alguns marketplaces já iniciam promoções como “aquecimento” para a Black Friday.
Principais produtos: há demanda para todas as categorias, com destaque para presentes de final de ano.

A Black Friday é um período esperado por muitas pessoas que desejam encontrar promoções, especialmente para itens com tíquete-médio elevado. Por isso, a data é bem relevante para quem vende eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia, informática e itens para comércio. Mas, como se trata de uma data promocional, há demanda por itens de todas as categorias, mesmo as de nicho.

É importante lembrar que os consumidores também aproveitam as promoções de Black Friday para antecipar a compra de presentes de Natal.

Isso quer dizer que quem vende itens presenteáveis e está esperando o Natal para explorar o marketplace, deve considerar a antecipação do cadastro para aproveitar essa grande oportunidade que surge com a Black Friday.

Cyber Monday

Data: 26/11
Início das vendas: algumas lojas iniciam as promoções já no fim de semana após a Black Friday!
Principais produtos: assim como na Black Friday, também existe demanda para todas as categorias. Destaque para: telefonia, computadores, notebooks e acessórios de informática (mouse, teclado, headphone, etc.).

O ideal é manter suas promoções entre à meia noite (00h00) do dia 23/11 até às vinte e três e cinquenta e nove (23h59) do dia 26/12. Dessa forma aproveitará ao máximo o tráfego da Black Friday.

Os itens promocionais podem incluir todo o segmento de tecnologia: de computadores desktop, notebooks e acessórios de informática, até itens diversos, como papelaria, relógios e instrumentos musicais.

DEZEMBRO

Natal

Data: 25/12
Início das vendas: alguns clientes já começam a comprar os produtos na segunda quinzena de novembro.
Principais produtos: artigos de festa, decoração natalina, alimentos, bebidas e presentes de diversas categorias.

Os consumidores costumam aproveitar o período da Black Friday para a compra de presentes em promoção. Mas vale preparar algumas ofertas exclusivas de itens associados ao Natal até às vésperas da data.

Artigos de festa, decoração natalina, alimentos natalinos (como panetone), bebidas (espumantes e vinhos) e produtos presenteáveis, em geral, sempre são boas opções. Se você trabalha com produtos associados a essas categorias, certifique-se que seu sortimento esteja cadastrado corretamente e com toda a diversidade de itens que sua loja possui.

Também avalie o quanto seus produtos podem ser relevantes para presentear alguém. Explore todo o potencial de seu segmento: muitas vezes há pessoas interessadas em adquirir justamente aquele item que você vende.

Em todos os casos: cadastre-se como parceiro dos canais o quanto antes. Antecipe sua parceria, configure bem seus produtos e comece a identificar as melhores oportunidades do marketplace onde irá vender. Isso irá ajudá-lo a otimizar sua estratégia para cada data comemorativa, aumentando seus resultados do segundo semestre.

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