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Marketing para millenials: o que você precisa saber para vender bem?

Por: Alessandro Gil

VP de Enterprise Solutions da Locaweb Company

VP de Enterprise Solutions da Locaweb Company e da Wake (uma empresa Locaweb), Alessandro Gil tem mais de 20 anos de carreira, com extensa experiência em e-commerce e estratégia de expansão de negócios. É formado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), com MBA em Marketing. Antes de liderar a Wake, passou por empresas como Linx, VTEX, Rakuten Brasil e Ikeda.

Até 2020, os millenials representarão um terço do budget total do varejo. Pense em um consumidor que não viveu em um mundo sem internet e que cada vez mais compra, socializa e compartilha conteúdos via mobile.

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Por isso, são difíceis de se engajarem com alguma marca, buscando as informações que precisam sobre um produto por meio de amigos, redes sociais e blogueiros.

Deus… então como conquistar esse tipo de consumidor?

Essa varejista de moda sabe:

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Trata-se de um cruzamento entre um serviço de compartilhamento e uma revista de moda, onde os consumidores podem postar fotos de seus ‘’looks’’ com as roupas da Primark. A marca, por sua vez, faz editoriais, links para blogs, viabiliza o compartilhamento das fotos em todas as principais redes sociais e, claro, te conta o que cada produto é, quanto custa e onde você pode comprar.

Em suma, acerta em cheio em todos os pontos sensíveis dos millenials: é divertido, é uma atividade de socialização, faz com que os consumidores se sintam verdadeiros modelos e, no fim, cumpre sua função final: fazer com que mais e mais pessoas comprem as roupas da Primark.

Mobile é o que importa: os millenials estão constantemente conectados

Metade dessa turma usa internet móvel por quatro horas todos os dias, sendo que um em cada três excede o limite das cinco horas por dia.

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Outro estudo do grupo Time Inc. aponta que millenials trocam o tipo de mídia em que ‘navegam’ umas 27 vezes em dias de folga, como sábado e domingobloco 7

Abraçar o mobile tem implicações significativas para os profissionais de marketing

Não é a toa que na hora de ranquear o Google dá preferência a sites que funcionam bem em dispositivos móveis e deixam nas posições mais abaixo aqueles que não. Sites lentos, cheios de palavras e descrições intermináveis não funcionam para mobile, a menos que seja necessário uma descrição clara dos call to actions que serão veiculados.

O serviço de search também é diferente em dispositivos móveis. Quando alguém faz uma busca no Google por meio de um smartphone, por exemplo, vê menos resultados do que se tivesse feito isso em um laptop. É só buscar a palavra iPhone e você possivelmente só verá um resultado orgânico com o resto da tela sendo preenchido com um mix de anúncios de PPC e resultados de Google Shopping.

Eles querem fazer barulho…

De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido em 2014, 78% dos millenials preferem gastar dinheiro em uma experiência fantástica do que comprar os produtos mais cobiçados do mercado. Vários outros estudos mostram que esses jovens valorizam novidade, personalização e possibilidades de compartilhamento. Eles querem conteúdos que divertem, excitem ou entretenham, além de produtos com os quais eles possam se exibir para seus colegas.

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Saiba o seguinte a respeito dos millenials:

  • Confiam em seus amigos e desconfiam do marketing tradicional;
  • Pesquisam empresas e produtos via internet antes de comprar;
  • Otimizar seu site para mobile não só te ajuda a vender para eles, mas também melhora seu ranking no Google;
  • Valorizam novidade, personalização e possibilidades de compartilhamento;
  • Mobile é a palavra de ordem para essa geração.