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O futuro do marketing digital no metaverso

Por: Murilo Borrelli

CEO da ROI Mine, é graduado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com MBA em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ao longo de seus 10 anos de carreira, acumulou grande experiência e concluiu especializações nas áreas de vendas, marketing digital, Google AdWords, Facebook e Instagram Ads, SEO e geração de leads, inbound marketing e otimização de sites.

Considerado a nova era da Internet, o metaverso, um novo mundo virtual onde todos poderão interagir e realizar suas atividades cotidianas por meio de avatares digitais, tem despertado a curiosidade e muitas dúvidas do público sobre como as coisas vão acontecer nesse ambiente, ainda em fase de desenvolvimento. Criado a partir de diversas tecnologias, como a realidade virtual, aumentada, redes sociais e criptomoedas, o fato é que a novidade tem chamado a atenção de grandes marcas, que já têm direcionado altos investimentos no universo 3D, pensando de maneira estratégica no impacto e nas formas de interação com os consumidores.

Embora ainda seja muito novo, sabe-se que tudo será possível no metaverso, desde a compra de terrenos – como já temos visto acontecer – até a aquisição de produtos, bens e serviços. Sua proposta não é substituir a Internet que conhecemos hoje, tampouco a nossa vida real. Entretanto, aberta a possibilidade de adentrar nessa nova realidade, já será preciso ter algumas cartas na manga para sair à frente da concorrência e direcionar as ações de marketing digital aos seus usuários.

Por se tratar de um ambiente de relacionamentos, aquisições, entre outras experiências, tornam-se muito propícias as estratégias para se gerar essa proximidade e interação entre marcas e usuários. Podemos levar como referência as campanhas de atualmente, porém, é preciso ter em mente que isso será de uma forma muito mais imersiva.

No metaverso, sua marca poderá ser visitada por pessoas de qualquer lugar do mundo e ganhar visibilidade quase que instantaneamente. Por isso a importância de ter um posicionamento muito bem definido em termos de produto, serviço, filosofia e público a ser atingido. Sua marca já traçou esse caminho aqui fora? Então basta segui-lo no mundo virtual. Até porque a construção de imagem e mercado não pode ser feita de uma hora para outra e seria contraditório interpretar papéis diferentes nas duas realidades, quando falamos de negócios. Trata-se de parte da estratégia que será utilizada para a fidelização dos clientes, que poderão manter a comunicação e a interação com sua marca por meio de outros canais também.

Outro ponto importante para definir as ações de marketing digital no metaverso é ter consciência e estudar o posicionamento da concorrência nesse meio. Quais são essas empresas? O que elas têm feito para ganhar a atenção do público? Quais seus pontos fracos e fortes? Essas respostas podem ajudar a gerar insights certeiros para seu negócio.

E, claro, como o novo universo virtual dificilmente substituirá o que já temos atualmente, continuar direcionando as ações de marketing digital para o mapa de evidência dos buscadores, assim como nas redes sociais e canais de conteúdo, será vital. O mais interessante é que esses meios poderão também ser um caminho para impactar os consumidores e levá-los ao seu espaço no metaverso. A integração de todos os canais, físico, online, virtual e 3D provavelmente é o que irá prevalecer nos próximos anos. A evolução faz parte da nossa história e se entregar a ela é questão de sobrevivência e prosperidade financeira.

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