Marketing moderno e Growth: as estratégias para conhecer de verdade seu público

por Denis Strum Terça-feira, 03 de agosto de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

Há pouco mais de um ano, em um conteúdo que a Mckinsey publicou, um termo me chamou atenção: marketing Moderno. A partir disso, tive muitas reflexões e o que explico na sequência vem muito alinhado com o que muitos profissionais de marketing têm sentido na pele: a dificuldade de mudar um comportamento alinhado com a necessidade atual que o digital impõe.

Começo explicando algo que muitos consideramos como óbvio: Você realmente conhece as exigências do seu público?

Parece uma pergunta simples, mas posso dizer por situações que eu mesmo vivi que muitas empresas falam que sabem, mas quando vamos atrás de informações vemos que não é bem assim. Lembro que alguns anos atrás questionei uma marca de moda feminina sobre informações do seu público alvo e como retorno tive que o target era: mulheres.

A marca estava começando a crescer no universo digital e não pode se contentar nem de perto com esse tipo de informação sobre seu público alvo. Na verdade, nenhuma marca pode se contentar com essa limitação de informação.

Com esse mesmo cliente, depois de alguns dias de análises, encontramos pelo menos 5 diferentes públicos alvos, sendo que um deles era de homens que buscavam presentear suas companheiras. Além de ser informação extremamente importante para a marca, isso claramente ajuda numa estratégia para melhorar o direcionamento de investimento, indica melhores testes a serem aplicados e, consequentemente, melhores retornos de qualquer ação que será feita.

Assim, o desafio hoje não é a falta de informação e sim o bom uso delas para ajudar na tomada de decisão. E aí é que entra um segundo conceito do marketing Moderno.

Mentalidade unificadora

Essa ideia significa que todos devem olhar para o seu cliente de forma única, independentemente do canal ou dos canais de contato desse cliente com sua marca. Os conflitos que existem entre departamentos devem ser esquecidos e todos devem buscar aquilo que é amplamente difundido pelo pessoal do CXL Institute, em vários de seus conteúdos, que é o WoW moment (Momento uau)

Faço um parêntesis para explicar um pouco mais do Wow moment: já sabemos que a jornada do consumidor não é mais linear e, portanto, temos pouco tempo para conquistar nosso cliente. Em 5 segundo precisamos responder:

– O que este site faz ou oferece?
– Por que somos melhor que o concorrente?

Tem sucesso quem faz seus clientes entenderem e assimilarem o seu propósito e ter conhecimento sobre qual momento os consumidores ficaram animados e por quê pode fazer toda a diferença. E por que isso passará a ser tão importante? Porque a base do Marketing moderno é centrada no tripé: conhecimento profundo do cliente – Criatividade – velocidade.

Falando apenas do primeiro tópico, ao entender esse momento uau dos seus clientes, você conseguirá oferecer experiências personalizadas e autênticas. E isso é importante porque não se pode mais assumir que todos os clientes que gostam da sua marca são motivados pela mesma razão. Isso é um erro que te impedirá de evoluir no marketing moderno – e é um erro muito comum.

Leia também: Marketing digital não é o único responsável pela ascensão do e-commerce

Outro motivo importante para valorizar essa informação é o que Sean Ellis — um dos gurus de Growth, deixa muito claro: entender o momento uau é o que pode te diferenciar.

Então, juntando os conceitos de marketing moderno e do que o Growth marketing trabalha, podemos chegar a conclusão de que entender seu consumidor é fundamental. Já era no passado e agora cada vez se torna mais importante.

E quando falamos isso, não é apenas sobre olhar para dados de compradores via Google Analytics. Conseguimos por uma série de testes entender de verdade quem são os consumidores e como conseguimos encantá-los. E é isso que vai fazer a diferença – para o cliente e, consequentemente, para o seu negócio.

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