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Definindo estratégias de marketing para e-commerces PMEs

Antes de começar a investir em marketing, é necessário que a empresa entenda o que é prioridade para os negócios, como tornar a marca mais conhecida, divulgar novas ofertas, conhecer melhor o público-alvo ou gerar receita, por exemplo.

E, na outra ponta, também vale entender quais os aspectos que a empresa tem a seu favor, como o bom feedback de quem já comprou, preços competitivos ou um site bastante seguro.

Se o seu cliente precisa conhecer o produto e entender para que ele serve e o “valor” que terá em seu dia-a-dia, combinar uma estratégia de marketing de conteúdo, com trilhas por e-mail pode ser uma boa.

Mas, se o produto já é facilmente assimilado pelo consumidor, como roupas ou smartphones, e você tem um preço muito bom, pode ser relevante apostar no uso de comparadores de preço e alinhá-los ao uso de ferramentas de precificação automatizada para manter sua marca sempre mais competitiva.

Cada ação, claro, é uma porta que deverá ser prioritariamente aberta conforme a necessidade do lojista, e o ideal é que a empresa consiga explorar novos canais com o tempo para tornar a marca relevante em todos eles.

Abaixo estão algumas estratégias eficientes de marketing para cada desafio de sua PME.

Para se capitalizar rapidamente você pode começar por:

  • Links Patrocinados: porque este é um canal estratégico por oferecer resultados rápidos e você só paga quando o anúncio foi clicado.
  • Marketplace: porque é relevante e requer pouco investimento para começar a lucrar e você só paga uma comissão pela venda que, efetivamente, ocorrer.

Para estruturar sua marca e gerar engajamento com o consumidor:

  • Mídias Sociais: porque são excelentes para melhorar a relação com o cliente e o valor pode ser ajustado conforme seu budget.
  • Afiliados: porque expõem sua marca positivamente em sites e blogs que o cliente frequenta e confia.

Quando você sabe que pode competir pelo preço:

  • Shoppings Virtuais: porque os clientes descobrem seu produto quando buscarem por ele e podem compará-lo com ofertas similares, mas com preços menos relevantes.
  • Comparadores de Preço: porque seu preço competitivo é destacado para quem pesquisa nestes canais e costuma buscar ofertas mais baratas.

Quando seu cliente precisa aprender o que é seu produto:

  • Content Marketing: porque os textos podem gerar um material educativo sobre seu produto, aplicação prática dele e melhorias geradas para seu público-alvo.
  • Email Marketing: porque você pode construir uma trilha educativa e coerente sobre seu produto. O cliente recebe informações que irão influenciá-lo na tomada de decisão.

Mas, e quando você atrai o cliente, ele entra no site, mas não se sente seguro em comprar com você?

Investir em segurança também ajuda a vender e melhorar sua imagem! Por isso, se o cliente não converte, vale verificar se seu site tem esses sinais de segurança que ajudam a melhorar a confiabilidade de seu site:

  • SSL EV: porque mostra que a empresa investe em criptografia de dados trafegados, algo notável pelos símbolos do cadeado verde na barra de navegação, o uso do protocolo HTTPS e a razão social da empresa.
  • Blindagem de Sites: porque mostra que a empresa investe em análises e correções de vulnerabilidades de segurança, o que fica claro no uso do selo oficial Site Blindado, um certificado emitido apenas para sites que utilizam esse serviço.

Cabe agora identificar qual o passo principal para seu e-commerce e as expectativas que você tem com o marketing. Depois, é partir para a ação e colher os resultados!