Acesso rápido

O marketing digital também é para pequena e média empresa

por Daniel Palis Quinta-feira, 11 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Não é mais novidade que a simples presença no ambiente digital não é suficiente para o negócio ser encontrado ou prestigiado na internet. Ter um endereço na web e uma “cara” nas redes sociais pouco valerá se a empresa não explorar esses espaços com estratégias eficientes de marketing digital. Mas para muitos empresários, o assunto ainda é pouco familiar e a percepção equivocada de que o trabalho de marketing digital é complicado e muito custoso faz com que esses negócios percam a oportunidade de desenvolverem suas marcas na web. Por isso, o primeiro passo para introduzir essa tecnologia no segmento PME é evidenciar como o marketing digital pode impactar positivamente a marca e o volume de negócio dessas empresas.

Para começar, uma das primeiras medidas são os anúncios do Facebook. Eles normalmente fisgam o cliente no momento de lazer e quando ele tem algum tempo disponível. A estratégia é possível por meio do Facebook Ads, ferramenta de performance da rede social. Ela permite a veiculação de anúncios das marcas em diversos espaços da tela do usuário.

O grande diferencial das ações de marketing nesse ambiente é que elas podem ser direcionadas para o público mais interessante para o seu negócio. Podemos construir um filtro bem específico, como perfis de mulheres de 20 a 40 anos, que moram no Rio de Janeiro e têm interesse em lazer e esportes, por exemplo. É possível ainda direcionar a estratégia, definindo, por exemplo, se o foco é em venda ou em engajamento do público com a marca. O Facebook Ads engloba também as campanhas a serem veiculadas no Instagram.

Outro fator importante — e sonho de milhares de empresários — é ter o endereço do site no topo da lista de “sugestões” do Google para as pesquisas dos usuários. Isso é possível por meio do uso do Google Ads, ferramenta de performance do buscador. Ela permite a inserção de anúncios e links relacionados às marcas nas listas que são exibidas ao internauta após a busca. A propaganda pode ser direcionada para determinadas pesquisas e por meio de palavras chaves.

As regras para utilização do Google Ads são um pouco mais complexas e funcionam a partir de uma dinâmica de leilão, no qual participam marcas do mesmo segmento e com as mesmas palavras chaves. Nesse sentido, quem tem melhores estratégias para a utilização do Google Ads e dispõe de mais recursos para a compra de palavras chaves aparece primeiro na lista do Google.

Vale destacar também que um dos segredos para ter bons resultados com as campanhas de marketing digital é o monitoramento. É aqui que entram as tags, que vão ajudar a diferenciar as estratégias que estão dando certo das que não deram resultados. Elas também ajudam a entender melhor a “jornada do consumidor”, que é o caminho que o internauta faz até a compra.

Para quem não sabe, as tags são trechos de códigos de programação que são inseridos nas páginas da internet. Nesse caso, são capazes de coletar informações importantes para a mensuração de resultados das campanhas. Trazem dados como quantidade de cliques em determinado anúncio, origem do tráfego, conversões, entre outros. A inserção desses diferentes códigos nas páginas pode ser confusa e difícil de administrar. Por isso, utilizamos o gerenciador de tags Google Tag Manager (GTM). Ele viabiliza o controle de todas as tags em um único lugar, evitando a alteração do código fonte das páginas toda vez que for necessário a inclusão, exclusão ou manutenção de alguma tag, facilitando o processo.

Outra possibilidade bastante assertiva: já foi procurar por um produto no Google e depois foi “perseguido” por anúncios dele? Essa estratégia é bastante eficaz para a conversão em vendas e só possível graças à utilização de “Cookies”, que é uma memória temporária do navegador. Uma marca pode utilizar uma tag de Remarketing Dinâmico em sua página ou e-commerce. Essa tag vai gerar um número aleatório (id), que será salvo nos Cookies do navegador do usuário que entrar na página. Esse número ficará associado aos produtos que o internauta pesquisou, colocou no carrinho ou eventualmente comprou. Dessa forma, é possível utilizar essa informação para criar campanhas de produtos que o usuário tem interesse. Essa estratégia é eficaz porque a marca impacta o cliente somente com anúncios que são do interesse dele. Com um anúncio mais relevante, a marca tem mais chance de conversão de venda e consequentemente de lucrar mais.

Landing Pages

Por fim, não poderia deixar de destacar uma solução bastante prática quando o assunto é conversão de vendas: as Landing Pages. Conhecidas como páginas de aterrissagem ou de conversão, elas são desenvolvidas com menos elementos e links do que as tradicionais. Com esse formato, evitam distrações dos usuários e mantém o consumidor concentrado no foco da marca, que é a conversão. É o tipo de página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente. Elas são muito usadas em campanhas de marketing digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

Resumidamente, essas são as estratégias iniciais que qualquer pequeno e médio e-commerce ou empresa pode aplicar para se manter relevante na internet. O mais importante é não ter medo do novo, entender como o marketing digital pode ser aplicado no cotidiano de sua empresa e, assim, potencializar sua marca e seu volume de negócios.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.