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Marketing digital: estratégias fundamentais

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

O consumidor de e-commerce está cada vez mais antenado nas tendência e adere às campanhas conforme as estratégias de marketing forem bem direcionadas e ele. O marketing digital é um caminho importante para atingir públicos cada vez mais diversos, e suas técnicas se aplicam para negócios de todos os formatos e tamanhos.

As estratégias funcionam desde a geração de leads, promoção da visibilidade do negócio, fidelização de clientes, o que resulta consequentemente em um aumento de vendas.

Neste artigo vou explicar quais são algumas das técnicas de marketing digital que podem ajudar o seu negócio a expandir. Confira!

Por que é importante aplicar estratégias de marketing digital no e-commerce?

O campo de atuação do e-commerce é amplo, por isso é preciso direcionar estratégias que atinjam o cliente com potencial para que o negócio possa ganhar relevância.

Ou seja, o e-commerce as estratégias de marketing digital são importantes para atrair maior atenção dos consumidores, já que eles não podem ir até a loja ou passam pela vitrine, eles precisam ser impactados de alguma maneira, seja através de anúncios, blogs, redes sociais, e-mail, entre outras.

As estratégias de marketing digital promovem outras vantagens, como:

  • Bom custo-benefício;
  • Mais tráfego para o site;
  • Resultados rápidos e duradouros;
  • Fortalecimento da marca.

Principais estratégias de marketing digital

1 – Inbound marketing

Conhecido também como marketing de atração, o inbound marketing é uma técnica utilizada para atrair clientes por meio da produção de conteúdo relevante. O negócio se utiliza de uma comunicação mais humanizada para construir relacionamento com o cliente. Mas para aplicar a técnica é preciso entender as etapas do funil de vendas que o cliente passa, para poder criar estratégias para cada uma das etapas. As chamadas etapas de funil de venda são:

  • Topo do Funil – Descoberta e Aprendizado;
  • Meio do Funil – Intenção e Consideração;
  • Fundo do Funil – Avaliação e Decisão.

2 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas do marketing digital por que é uma estratégia que consiste no compartilhamento de conteúdo de qualidade para atrair o consumidor. A marca troca a atenção do público por informação gratuita e passa a ganhar a admiração do consumidor pela marca, o que gera o desejo de consumo e, consequentemente, a efetivação de uma compra. Essa estratégia também é interessante pois gera pouco investimento inicial, mas é preciso ter constância nos conteúdos para que o cliente possa acompanhar o seu negócio através de conteúdo relevante, gerando engajamento. O marketing de conteúdo pode ser feito através do site, do Blog, redes sociais e até por e-mail marketing.

3 – SEO (Search Engine Optimization)

São técnicas de otimização de mecanismos de busca que possibilitam posicionar o seu negócio na primeira página do Google e gerar mais atenção dos consumidores para sua loja virtual. É um trabalho que não acontece de uma hora para a outra, mas vale bastante quando for bem executado. Algumas das principais técnicas de SEO são:

  • Inserir links internos e externos;
  • Posicionar bem a palavra-chave;
  • Criar conteúdo de qualidade;
  • Não ignorar a meta-descrição;
  • Usar imagens de maneira correta;
  • Promover o carregamento rápido da página.

4 – Redes sociais

Importantes para a comunicação direta entre marca e cliente, as redes sociais são vitrines para mostrar os produtos de maneira engajada ao contexto, com conteúdo importante e uma frequência constante para manter o consumidor informado.

As redes sociais também já são um meio importante de vendas. Por isso, muito mais do que se relacionar com o cliente é possível vender e impacta-lo com anúncios, posts e conteúdos.

5 – E-mail marketing

Também pensado principalmente para fortalecer o relacionamento com o cliente, o e-mail marketing gera leads, aumenta vendas e entrega conteúdo e anúncios para um público selecionado.

Por isso, tenha uma lista de e-mails bem organizada e segmentada para que os clientes da sua marca sejam classificados de acordo com seus interesses e características.

6 – Marketing de influência

Essa estratégia consiste em praticar ações com indivíduos que exercem influência sobre públicos engajados. São ações de marketing através de influenciadores digitais que conectam ao seu público o produto que a marca deseja engajar. Os chamados “publis” são conteúdos cada vez mais acessados, principalmente nas redes sociais. Porém, também podem ser feitos em ativações em eventos presenciais, fotos, anúncios, etc. Essas ações muitas vezes influenciam diretamente a decisão na compra dos consumidores.

Com as estratégias de marketing alinhadas por ações, o empreendedor pode vender em canais variados e aplicar diferentes ações a fim de atingir novos clientes. Para que as vendas fluam, é importante contar com um sistema de gestão online e em nuvem para dar ainda mais mobilidade à gestão do negócio e integrar a gestão aos canais de venda com facilidade e segurança.