Marketing digital para empreender na crise

por Neil Patel Sexta-feira, 17 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

“Uma forte presença online é mais necessária do que nunca. Mas, em tempos de crise econômica, há uma oportunidade de ouro para retornos rápidos e enorme crescimento – tudo por uma fração do custo da publicidade tradicional”.

Em menos de dez anos, acompanhei de perto duas crises econômicas. A primeira delas em 2008, que afetou basicamente o mundo inteiro, principalmente os EUA – país em que resido – e a segunda no Brasil.

Após a estabilidade americana, houve um boom no crescimento de startups de empresas online. Elas surgiram por todo o país como uma sábia alternativa às altas taxas de desemprego e às poucas vagas no mercado de trabalho. E essa história pode acabar se repetindo no Brasil.

Quando desembarquei pela primeira vez em solo brasileiro, no ano de 2015, para uma palestra, o país já vivia a crise e o discurso era de cortes de custos e redução de folhas de pagamento, aumentando a taxa de desempregados no Brasil até os dias de hoje. Mas será que esta é a melhor estratégia a ser adotada pelos empresários?

Nos dias de hoje, soa como uma obrigação que empresas (PMEs, startups e empreendedores autônomos) marquem presença online e façam uso do marketing digital a favor de seus negócios. Em 2017, isso não deveria ser um segredo.

Uma forte presença online é mais necessária do que nunca. Mas, em tempos de crise econômica, há uma oportunidade de ouro para retornos rápidos e enorme crescimento – tudo por uma fração do custo da publicidade tradicional.

A maioria das empresas – especialmente aquelas com mentalidades tradicionais de orçamentos de publicidade e marketing offline – investe menos quando há uma recessão porque as receitas caem e há cortes nos gastos.

É por isso que se vêem tantos outdoors “disponíveis” enquanto se dirige pelas principais cidades e rodovias. As empresas não conseguem justificar esse tipo de despesas, mesmo que possam potencialmente trazer um retorno financeiro.

Mas o marketing online é diferente, e as pequenas empresas podem aprender essas estratégias por conta própria e crescer significativamente, enquanto sua concorrência é mais cautelosa sobre seus investimentos.

Os problemas com a economia tornam esse processo ainda mais fácil. Como tantas empresas sofrem com a queda no fluxo de caixa, profissionais qualificados com experiência em marketing online buscam novas oportunidades.

Além de contratar colaboradores internos que têm uma vasta experiência em marketing digital, a contratação de funcionários remotos torna-se mais fácil do que nunca. Existem inúmeros freelancers no mercado atuando como consultores, que se concentram em SEO, marketing de conteúdo, anúncios pagos, mídias sociais, otimização de conversões e muito mais.

E a melhor parte além dos custos mais baixos?

A capacidade de atingir estrategicamente uma audiência qualificada com base nas soluções que sua empresa pode fornecer para seus problemas. O marketing de conteúdo possibilita que as empresas criem conteúdo que naturalmente atraia pessoas, respondendo suas perguntas e fornecendo valor. Esse valor se transforma em confiança e cria instantaneamente um relacionamento entre a empresa e o potencial cliente.

Agora é o momento mais importante da história para construir uma equipe especializada em marketing digital. Enquanto o marketing online está crescendo rapidamente no Brasil, ainda é um conceito relativamente novo que só continuará a acelerar.

Ao começar agora, sua empresa pode ganhar uma enorme vantagem sobre a concorrência que pode ainda estar debatendo se deve ou não investir em algo com o que não está inteiramente familiarizada.

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