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Como o marketing digital pode aumentar as vendas do e-commerce?

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 21 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

Independente do porte da sua empresa, sem dúvida, uma das metas neste ano é aumentar as vendas. Porém, quando falamos de um e-commerce, só é possível chegar lá se a sua loja for capaz de se destacar perante à concorrência. E põe concorrência nisso!

Segundo um levantamento do PayPal de 2019, atualmente existem 930 mil lojas virtuais no país. A boa notícia é que alcançar esse objetivo é possível. Inclusive, existem estratégias que podem ser implementadas imediatamente e que farão você vender mais.

Nesse contexto, o marketing digital é um excelente aliado para tornar sua loja mais visível. Além de, claro, fazê-la faturar mais. O interessante é que a maioria das táticas visam resultados diferentes, mas funcionam para praticamente todos os segmentos de negócio. Conheça algumas delas:

Google

A rede de pesquisa de palavras do Google é uma das principais formas de aparecer na internet. Posso dizer também que é uma das mais eficientes para o e-commerce. Isso porque quem acessa o buscador para procurar um tipo de produto já está demonstrando um interesse real em comprar.

O Adwords, tipo de anúncio focado em palavras-chave, funciona como um leilão. Por exemplo, se você possui uma loja que vende eletrodomésticos, sabe que as pessoas costumam procurar por certas palavras, como “cafeteira expresso”.

Então, você vai ao Google, dá um lance na palavra “cafeteira expresso” e, quando uma pessoa procurar por isso, o seu produto será exibido. Caso a pessoa clique nesse anúncio, você pagará o valor do lance ao Google.

A visibilidade do seu anúncio dependerá de alguns fatores. A partir deles, o Google também define se sua loja aparece no topo ou no final da página. Além desse tipo de anúncio, o Google também oferece a rede de display, ou seja, aqueles banners que aparecem quando você está navegando em um site. Esse recurso é muito importante para criar uma outra estratégia do marketing digital.

Remarketing

Sabe quando você acessa um site, clica em um produto e, de repente, aquele produto começa a aparecer em todos os sites? Essa tática é conhecida como remarketing, mas também pode ser chamada de retargeting.

Essa estratégia faz com que o usuário relembre o produto que está desejando e isso pode aumentar consideravelmente suas vendas, principalmente nos casos de carrinho abandonado.

Assim como dito há pouco, o remarketing pode ser feito no Google, de modo que a ferramenta insere os anúncios nos sites relacionados ao seu tipo de negócio. Porém, o Facebook também conta com esse recurso e nele os usuários são impactados pelos anúncios enquanto navegam pelo feed.

E-mail marketing

Outro recurso que não pode faltar ao seu e-commerce é o disparo de e-mail marketing. Esse meio de comunicação ainda é muito utilizado pelas pessoas e pode ser um canal chave para o sucesso da sua estratégia.

Por meio do e-mail, você pode manter o cliente informado de promoções e condições exclusivas. Aliás, essa é uma dica interessante. Segmente seus clientes e crie ofertas diferenciadas para aqueles que interagem com sua marca e compram com frequência. Pois, além de conquistar novos clientes, você precisa se preocupar em engajar e fidelizar os mais antigos.

O e-mail marketing também é fundamental para melhorar a sua taxa de conversão após abandono de carrinho. Você pode enviar um lembrete ao cliente com os produtos que ele deixou e, para ajudar a convencê-lo a finalizar a compra e oferecer um desconto especial na recuperação do carrinho.

Redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é uma obrigação para quem mantém um e-commerce. Essa mídia é, hoje, um dos principais pontos de contato dos clientes com sua loja. É lá que você irá construir a voz da sua marca para se comunicar diretamente com os interessados.

No entanto, o alcance orgânico (não pago) nessa mídia atualmente é muito baixo. Porém, isso não quer dizer que você não terá visibilidade gratuita, ela é possível e tende a aumentar com a audiência. Mas ela sempre será pequena quando comparada ao alcance pago. Por isso, investir em campanhas comerciais ou institucionais é indispensável, principalmente se você está começando agora no meio virtual.

Por outro lado, um ponto positivo é que o Facebook e as outras redes oferecem diversas ferramentas para melhorar os seus resultados. Um exemplo é a possibilidade de captar leads direto pelo Facebook ou Instagram.

Além disso, você pode adaptar o seu tipo de anúncio para atingir diferentes objetivos. Entre eles: aumentar a base de leads, melhorar o tráfego do seu site, vender um produto específico ou mesmo engajar mais o seu público.

Por onde começar?

O fato é que o marketing digital é crucial para aumentar as vendas de um e-commerce. No entanto, vale avaliar qual estratégia é ideal para as suas metas e também qual tática irá trazer os melhores resultados.

Nesse sentido, o mais importante é conhecer o seu público, ou seja, as pessoas que compram o seu produto. Muitos empreendedores ainda alimentam uma ideia errada de quem são as pessoas que realmente convertem. Isso porque almejam um cliente e acabam distorcendo a ideia real da persona do negócio.

E quando falo em conhecer esse público é de fato saber como pensa, do que gosta e, especialmente, o que deseja. Se a intenção é vender para essas pessoas, as respostas para tais perguntas serão essenciais para dar o primeiro passo para uma estratégia de sucesso.

Por fim, o marketing digital tem muito a contribuir com a comunicação da sua empresa e possui todos os atributos e ferramentas para impulsionar as vendas do seu e-commerce. E então, o que está esperando para começar?

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