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Como o marketing digital pode ajudar o varejista a lidar com a alta de juros?

Por: Luiz Fernando Ruocco

Nasceu no interior paulista, na pequena cidade de Águas de Prata. Em 2007, ingressou na Universidade Federal de São Carlos (UFScar) no curso de Engenharia de Materiais. Em 2014, entrou na Raccoon, onde ficou por cinco anos e por lá passou de estrategista de contas até gerente de marketing e mídia, sendo responsável por gerenciar os maiores clientes de varejo e sendo pioneiro na implementação de omnichannel em seus clientes e no Brasil. Em 2019, foi para outra empresa do Grupo Raccoon, a agência full digital Rocky - selecionada em 2021 como a quinta melhor empresa para trabalhar entre as Agências de Comunicação. Por lá, ajudou a transformar o time inicial de dez pessoas que hoje conta com mais de 250 colaboradores. A empresa se fundiu ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Sir Martin Sorrell, passando a se chamar Rocky.Monks por um tempo, até a unificação das marcas Media.Monks no Brasil, quando assumiu como Manager Director em Sorocaba.

Já em um ciclo de altas desde meados de 2020, quando ainda estava estabelecida em 2% ao ano, a taxa Selic foi definida a 13,25% pelo Comitê de Política Monetária (Copom) no último dia 15, e a previsão do mercado é de que ela siga subindo ao longo deste ano. Mas o que isso significa para os setores da economia? E o que o marketing digital tem a ver com essa história?

Na prática, altas na Selic mexem diretamente com a população, que sofre. Afinal, Selic alta representa créditos caros, e inflação alta representa perda do poder de compra dos brasileiros. É só olhar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos anos: de março de 2017 a março de 2022, o Real perdeu 31,32% do valor.

Saiba como a alta na Selic impacta os e-commerces e como o marketing digital pode auxiliar o varejista nesse contexto.

Selic, poder de compra e marketing digital

Tendo em vista esse cenário, para o varejo, esse é um momento especialmente complicado, já que os preços sobem e a população consegue comprar menos. A “segurada” que o consumidor dá nas compras é sentida principalmente nas vendas de bens duráveis, como eletrodomésticos, móveis e eletrônicos, e é em meio a esse panorama que o marketing digital se torna uma ferramenta ainda mais importante para as empresas desses segmentos.

Já não é de hoje que, em uma crise econômica, ocorre uma migração dos players do mercado para agências de performance. Isso ocorre porque, no online, conseguimos controlar melhor os investimentos e seus retornos, ou seja, mensurar os resultados dos investimentos realizados. Não se trata de o online ser melhor ou pior do que o offline, mas de não errar, pois o período não permite.

Tudo isso acontece pois, em quase todas as empresas, o marketing é uma parcela do faturamento total, que varia de 0,5% a 5% na maioria dos casos. Sendo assim, é só pensar: “tínhamos um faturamento planejado e a economia não está ajudando, temos que usar melhor nosso dinheiro”. E para isso usa-se performance.

Performance

Performance nada mais é do que não gastar dinheiro à toa. Parece simples, mas é a lógica que deixa essa ferramenta “secreta” das agências mais fácil de ser explicada. Por exemplo, quando uma marca precisa fazer um anúncio para toda a população a fim de atingir uma persona específica, o trabalho com performance utiliza-se de segmentação, da relação das pessoas com o site, com o produto, com a loja etc., e assim gasta-se menos para acertar uma porcentagem alta da persona escolhida.

Por fim, se a empresa já faz tudo isso, está na hora de começar a olhar para o Retail Media Network (RMN) e a usar os dados dos seus usuários como fonte de renda, estreitando cada vez mais a sua relação com a indústria. E, assim, conseguir rebates e verbas cooperadas em troca de inteligência.

Retail Media Network (RMN)

Para quem não sabe, Retail Media é uma estratégia de marketing na qual as marcas anunciam seus produtos dentro dos sites ou aplicativos dos varejistas, gerando maior número de vendas para si e uma fonte extra para a loja parceira. RMN é a construção de uma rede (network) atuante nesse sentido.

Mas lembre-se: para agir de qualquer maneira – seja com investimento em performance, dando uma chance ao Retail Media ou qualquer outra técnica -, é importante ter planejamento e cautela. Tudo faz parte de um Road Map, ou seja, da organização de processos e das metas da sua empresa. Comece com performance e vá construindo os passos um a um. O trajeto é mais tranquilo quando se começa da maneira correta.

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