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A nova era do marketing de varejo

por Tiago Magnus Segunda-feira, 09 de abril de 2018   Tempo de leitura: 9 minutos

O marketing de varejo busca observar o comportamento do consumidor, compreender as suas necessidades e vontades para, então, definir as estratégias adequadas para o seu perfil. Isso porque o objetivo de todas as estratégias ou ações é o de promover e aumentar a comunicação com o cliente, criando um relacionamento entre a empresa e o consumidor.

Com isso, ao contrário do que muitos pensam, o marketing de varejo não está apenas relacionado com a venda de produtos, mas sim com a fidelização de clientes. Mas, mesmo ampliando o foco, tudo isso também tem relação com o aumento das vendas e, como consequência, com o crescimento exponencial dos lucros.

Conhecer o cliente é fator imprescindível para traçar a melhor estratégia de marketing, mas, com as novas tecnologias e ambiente virtuais, o marketing de varejo encontra mais desafios para atingir o consumidor certo e conseguir mantê-lo fiel a sua marca.

As novas formas de consumo

Com o desenvolvimento tecnológico, a forma de consumo de bens e serviços tem mudado. Hoje, com a possibilidade de fazer compras pela internet ‒ principalmente pelo smartphone ‒ e com o aumento da utilização dessas plataformas de venda, o cliente está ficando cada vez mais exigente em relação a agilidade e praticidade no atendimento e nas compras, e ainda, preocupado com a segurança das transações nesse ambiente.

Omnishoppers é a palavra utilizada hoje em dia para designar esses consumidores digitais. São aqueles que comparam o que é oferecido pelas empresas no ambiente virtual, buscando preço, informação de qualidade, agilidade no produto e/ou serviço oferecido. Eles caracterizam o novo comportamento de consumo.

Esse novo consumidor e a inclusão no ambiente virtual também trazem consequências a estrutura das empresas. Afetada pela incorporação de novas tecnologias, a integração dos departamentos, a exatidão para o controle do estoque e a precisão das entregas de produto são alguns dos fatores que têm modificado a forma atuação do varejo no mercado virtual.

A experiência do consumidor

O setor varejista precisa conhecer o seu cliente, saber das suas necessidades e desejos específicos para satisfazer essas vontades e construir um relacionamento confiável e duradouro entre empresa e consumidor.

O foco na experiência do cliente é o valor central para o sucesso do relacionamento com a empresa. O objetivo é satisfazer as necessidades do consumidor, mas também criar uma memória positiva sobre a marca. A criação dessa memória está muito relacionada com a missão, visão e valores de uma instituição.

Com isso, para favorecer as soluções e ações de marketing, o varejo precisa aumentar os espaços, tanto físico como virtual, para experiências renovadas.

Hoje, além de saber para qual consumidor a loja está desenvolvendo as suas ações, também é preciso encontrá-los e fidelizá-los em ambientes virtuais, como as redes sociais, aplicativos e ainda outros meios.

A seguir, temos 2 exemplos de empresas do setor que estão investindo de forma diferenciada no marketing de varejo. Uma que está investindo no desenvolvimento de novas experiências tanto para o cliente físico quanto para o virtual e a outra que se baseia na missão tradicional da empresa para desenvolver a sua estratégia de vendas e de marketing. 

Dois exemplos de marketing de varejo

01 –  Livraria Saraiva

Em 2016, a Livraria Saraiva começou o seu processo de transformação digital. O objetivo a ser alcançado é o de fidelizar o consumidor, criar novas experiências para o cliente, como a possibilidade de folhear um livro online e, ainda, explorar outro mercados por meio da diversificação dos negócios.

O investimento para manter o foco na expectativa do cliente é o que a empresa alega ser o diferencial que a mantém na liderança na venda de livros. Posto em que se manteve mesmo com a entrada da Amazon no Brasil.

A aposta da empresa é a união do mundo físico com o digital e proporcionar as mesmas experiências de compra para clientes físicos e online.

Para tanto, um dos projetos desenvolvidos pela empresa é o Saraiva Entrega, que pode vender produtos esgotados (ou mesmo inexistentes) na loja física escolhida pelo consumidor.

Através dele é possível reservar o produto no estoque de outras lojas físicas e, também, as vendas realizadas pelo site – que podem utilizar o estoque de qualquer loja física – para que o comprador retire o pedido feito online na loja mais próxima.

Além disso, para elevar o trânsito nos estabelecimentos, a empresa estabeleceu uma parceria com a Google e, a partir da geolocalização dos clientes, os anúncios que serão visualizados por esse consumidor estarão relacionados com as lojas físicas mais próximas.

02 – Walmart

O Walmart nasceu em 1962, com o objetivo de ajudar as pessoas a economizar dinheiro para que elas pudessem viver melhor. Ainda hoje, a empresa não perdeu de vista esse objetivo e manter essa missão foi algo positivo para a estabelecer a sua estratégia de sucesso.

Nas lojas físicas, a meta desse varejista não é o melhor atendimento ao cliente, com funcionários preparados para ajudar os consumidores em suas compras, o objetivo é ter os produtos na prateleira da loja e com o preço baixo. Nada mais!

Na loja online, a empresa tem expandido a quantidade de produtos oferecidos. Em 2016, no princípio do ano eram 8 milhões de itens cadastrados, no final desse mesmo ano eram mais de 20 milhões de itens disponíveis virtualmente.

Além disso, no início de 2017, na loja online dos EUA, o Walmart buscava tornar o processo de compra mais eficiente para a própria empresa e fornecedores, diminuindo ainda mais o custo, impactando no valor dos produtos e melhorando a coordenação entre as equipes de compras.

A compra para a loja física e da web começaram a serem feitas em conjunto, para eliminar os esforços duplicados. Isso significa que os pedidos feito aos fornecedores serão combinados dos dois tipos de lojas e cada item disponível para venda na loja física também será aprovado para a venda online.

Com mais produtos na prateleira física e virtual, conseguindo vender com os melhores preços, a empresa utilizou a sua missão para desenvolver o seu marketing de varejo e, dessa forma, se manter no mercado. Quem busca o Walmart quer encontrar o produto com um preço bom e, como vimos, a empresa buscar satisfazer as necessidades do cliente que procura a sua loja.

Percebeu como as transformações tecnológicas têm modificado o consumidor e o conceito e as ações do marketing de varejo? As novidades nessa área são muitas e as mudanças estão acontecendo constantemente.

 

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