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Marketing de resultados efetivos: como construir?

As estratégias de marketing adotadas por sua empresa têm como finalidade construir reputação para sua marca e gerar resultados financeiros positivos ao final de cada mês ou período.

Porém, nem sempre é possível ou fácil medir o retorno de suas estratégias e ações, em virtude de fatores subjetivos que envolvem campanhas convencionais de marketing.

Quando falamos de marketing digital, a quantidade de curtidas em sua fan page no Facebook ou seguidores no Twitter, podem ou não serem medidas mensuráveis importantes ao final de uma campanha, dependendo dos objetivos da empresa.

Afirmo que de resultados financeiros efetivos estas medidas tem pouco impacto, costumo chamar estes resultados de “métricas de vaidade”, e vou explicar por que:

Apesar de estes usuários terem curtido sua fan page ou estarem seguindo você no twitter, eles não são seus contatos, quem detêm seus dados de contato são o Facebook ou o Twitter, é nas mãos destas empresas que está o poder de julgamento sobre a relevância de seu conteúdo, ou seja, eles que apresentam aos usuários os conteúdos que julgarem importantes.

Outro fator muito importante em estratégias de marketing digital é a atração de pessoas realmente interessadas em seu produto ou serviço.

As atuais formas de compra de tráfego sejam no Google (rede de display) ou em redes sociais, são baseadas no modelo de interrupção, ou seja, o usuário é interrompido em seu fluxo de navegação por um banner ou anúncio.

Não quero dizer que o modelo de atração seja incorreto, porém a adoção apenas deste modelo pode tornar seu custo de aquisição de clientes muito elevado, pois a grande maioria de pessoas atraídas por esta interrupção não possui interesse efetivo em seu produto ou serviço, ele apenas tem curiosidade – está curiosidade pode ser uma forma subjetiva de mensuração de resultado.

Na compra de tráfego de pesquisa do Google o problema é outro, se você apenas atrai pessoas através de palavras-chave relevantes e os envia direto para seu site, no momento que você interromper a exibição de anúncios, seu tráfego cai drasticamente.

O que quero dizer com isso:

  1. Para campanhas de Marketing de Resultados Efetivos você precisa atrair pessoas realmente interessadas em seu produto ou serviço.
  2. Para campanhas de Marketing de Resultados Efetivos você precisa identificar sua audiência para estabelecer relacionamento.

Atrair audiência qualificada

Você certamente já ouviu que a nova onda do marketing digital é o Marketing de Conteúdo, e afirmo a você que não é uma onda passageira, a disponibilização de conteúdo como forma de estratégia de marketing veio para ficar, e a evolução será gigantesca nos próximos anos.

Mas por quê?

Da mesma forma que a internet abriu para sua empresa novos horizontes e perspectivas, aumentando em larga escala a possibilidade de aquisição de clientes em diversas partes do Brasil e do mundo, acabando com as barreiras geográficas, ela também aumenta as possibilidades de escolha para os consumidores, que se veem em determinados momentos perdidos em meio a inúmeras opções.

Como se destacar? Como chamar atenção?

Disponibilizando conteúdo relevante!

Para que, em vez de interromper uma imensidão de usuários, você consiga atrair pessoas qualificadas e interessadas em seus produtos ou serviços, sua empresa precisa disponibilizar conteúdos que, além de possuir relevância devem estar intimamente ligados ao seu produto ou serviço.

Você precisa principalmente educar, criar desejo, relacionar para ao final do processo vender.

As coisas ficaram um pouco mais complexas, a empresa Resultados Digitais afirma que o marketing digital passou a ser “menos publicitário e mais engenheiro”.

Converter visitantes em leads

A essência do sucesso em vendas não mudou, e diria até que se intensificou, a base de bons resultados comerciais está intimamente ligada a sua rede de relacionamentos.

A mesma rede de relacionamentos que faz com que seus melhores vendedores atinjam resultados expressivos  precisa ser construída também no ambiente digital, para que sua empresa potencialize resultados neste universo de possibilidades que é a internet.

O primeiro passo para estabelecer relacionamento com visitantes de seu site é converte-los em leads, ou seja, possuir o básico de informações de contato das pessoas, torna-las identificáveis e únicas.

Para que você construa sua base de leads todas suas ações de compra de tráfego para seu site ou blog, devem ser direcionadas primeiramente a uma landing page, onde o visitante terá o primeiro contato com seus conteúdos e através da persuasão de sua estratégia, disponibilizar seu nome e e-mail.

A partir deste momento ele deu a você a possibilidade de estabelecer relacionamento.

Suas estratégias é que irão possibilitar a conversão deste relacionamento em resultados efetivos para seu negócio. Lembra-se do ser mais engenheiro que publicitário?

Gestão de Leads

Para criação de uma campanha de Marketing de Resultados Efetivos você precisa gerir seus leads de forma inteligente e possuir uma ferramenta que auxilie na automação de nutrição destes leads, pois você precisa de escala.

Criar conteúdos estratégicos que levem seu lead a percorrer todas as etapas do estágio da jornada de compra que são:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra

Uma estratégia bem definida alinhada a criação de uma automação eficiente irá proporcionar a sua empresa leads altamente qualificados para vendas, gerando oportunidades que poderão ser entregues a sua equipe comercial. O custo de aquisição de clientes irá diminuir e seus vendedores irão lhe agradecer!

E-commerce

Dependendo do objetivo de sua empresa, você pode alinhar esta estratégia de Marketing de Resultados Efetivos a criação de um e-commerce B2B ou B2C, e em determinadas situação ambos.

Para utilizar tecnologia em todas as fases do processo de vendas e tornar sua empresa digital, você poderá criar sua própria loja virtual.

Como você pode perceber este tema é muito amplo, necessita de muita análise, empenho e estudos. Mas se você tem como objetivo criar uma empresa de futuro e a frente de 95% das empresas brasileiras é hora de se aprofundar em todos estes temas, estabelecer objetivos e colocar a mão na massa. É simples, porém não é fácil.

Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://www.lupulada.com.br/marketing-de-resultados-efetivos/