Como uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode alavancar suas vendas

por Gabriela Carsten Sexta-feira, 03 de julho de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

Em um mundo onde a era digital tomou conta do mercado, o marketing de conteúdo deixou de ser apenas uma tendência para tornar-se uma estratégia indispensável. Segundo o último levantamento realizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), cerca de 51% da população mundial já possui acesso à internet. A questão é que atualmente é fácil estar no ambiente virtual, então, é importante repensar como o seu negócio quer ser encontrado e qual será o seu grande diferencial, comparado ao do seus concorrentes.

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair e fidelizar o público-alvo através de materiais que sejam relevantes e valiosos. O método não é voltado diretamente para promover a empresa, mas, sim, para trazer soluções para os consumidores, com o intuito de conduzi-los dentro do funil de vendas.

Hoje o consumidor possui facilidade para decidir qual tipo de conteúdo quer consumir. Por isso, faz-se necessário produzir materiais ricos, que vão agregar na vida dos usuários, e não apenas vender o seu produto.

Quando a sua produção de conteúdo é direcionada para o público certo, a sua empresa consegue impressionar o leitor, fazendo com que o mesmo também compartilhe o seu material. Consumindo os seus conteúdos, o cliente cria uma proximidade com o negócio, o que faz com que ele queira adquirir os seus produtos quando houver necessidade.

Benefícios do marketing de conteúdo

Uma pesquisa da Content Trends com cerca de 4,7 mil empresas visou entender o cenário do país. No levantamento também foi possível perceber que cerca de 67,3% dos negócios participantes já possuem uma estratégia de marketing de conteúdo. Além disso, 85,8% das empresas que ainda não a têm consolidada disseram que pretendem aplicá-la. A razão desses números se dá a partir dos benefícios que o método como um todo pode trazer para a sua empresa. Alguns deles, são:

  • Se tornar referência na sua área de atuação;
  • Melhorar a fidelização de clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Diminuir o custo de aquisição de clientes;
  • Aumentar a visibilidade do seu negócio;
  • Melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

O levantamento também apontou que as empresas que usam o marketing de conteúdo apresentam 1,3 vez mais visita e geram 1,4 mais leads. Além disso, 59,1% das empresas se consideram moderadamente ou muito bem-sucedidas neste método e 54,9% dos respondentes previram que o orçamento destinado para estratégia de marketing de conteúdo sofrerá aumento nos próximos meses.

Estratégias de marketing de conteúdo

Dentro do marketing de conteúdo existem alguns métodos para a produção, que irão criar um diferencial nos seus materiais e trazer o sucesso esperado. Veja alguns deles:

SEO

No levantamento, a busca orgânica do Google é o canal mais usado para encontrar materiais e informações. Então, se seu site é a porta de entrada para captar novos clientes, o Google vai ser fundamental para que o mesmo seja encontrado.

Para isso, o investimento em SEO é um dos primeiros cuidados e uma das principais estratégias dentro do marketing de conteúdo. Nesse momento é importante ter atenção ao uso adequado de palavras-chave, utilizar meta tags bem construídas e dentro das normas. Também vale observar se os materiais do seu site, blog ou e-commerce estão de acordo para o seu mercado e seguir as regras de escaneabilidade.

Existem algumas ferramentas gratuitas que geram insights e possibilitam descobrir os termos que são importantes para o seu segmento, como Keyword Planner e Google Trends.

Criação de materiais ricos

A criação de materiais ricos também é importante para chamar atenção do seu público. Além de posts blog, sua empresa também pode produzir conteúdos como:

  • E-books;
  • Testes;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Webinars.

Estes materiais serão importantes para gerar os leads e qualificá-los.

Escaneabilidade

Antes de efetivamente ler, é normal que o usuário veja superficialmente sobre o que o material se trata. Assim, é fundamental que o conteúdo possua uma boa escaneabilidade. Para isso, é ideal que tenha intertítulos, imagens e palavras em negrito. Tudo isso mostra o porquê daquilo precisar ser consumido e gera facilidade ao leitor.

Redes sociais

Apesar de o Google ser uma excelente ferramenta para que os seus conteúdos sejam encontrados, somente ele não é o suficiente — já que o seu material precisa estar onde o seu público está. Para isso, é preciso entender quais são os melhores canais e qual a linguagem que os usuários usam naquele meio, para então desenvolver uma boa estratégia para aquele meio.

A era digital chegou para ficar. Então, é preciso repensar como a sua empresa quer ser encontrada, estabelecer estratégias para criar diferenciais e gerar credibilidade para a sua marca. O marketing de conteúdo contribui diretamente para isso, agregando valor e gerando maior alcance de potenciais clientes.

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