Marketing de conteúdo e e-commerce: tudo o que você precisa saber

por Isabel Litza Quarta-feira, 21 de julho de 2021   Tempo de leitura: 8 minutos

Quem nunca ouviu falar em marketing de conteúdo, não é mesmo? A estratégia é muito bem falada no ambiente do marketing digital. Como o próprio nome diz, o marketing de conteúdo significa criar um conteúdo relevante relacionado ao nicho da sua empresa e entregá-lo da melhor forma possível ao seu consumidor.

Você deve estar pensando: mas isso não é para blogs? Sim e não. O marketing de conteúdo surgiu com o intuito de aumentar o tráfego de blogs mas, também, aumentar a autoridade da marca e pode ser muito bem utilizado no seu e-commerce. Para tanto, basta pensar em cada etapa que seu consumidor passa até finalizar a compra — omnichannel.

Imagem de uma "nuvem" com a palavra marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo surgiu com o intuito de aumentar o tráfego de blogs.

Nesse artigo, mostrarei a importância do marketing de conteúdo para o seu e-commerce. Acompanhe!

Por que seu e-commerce precisa de marketing de conteúdo?

Apesar de ser uma estratégia que sem dúvidas é excelente, ainda existem marcas que não investem no marketing de conteúdo. E, talvez por não estar presente em todas as marcas, você pode pensar: será que esse investimento é mesmo necessário?

A resposta é: sim! Existem ótimos motivos para realizar esse investimento no seu e-commerce, e alguns deles são:

Aumenta o alcance do seu negócio

Além de atrair cada vez mais gente interessada no seu conteúdo, o alcance do seu negócio pode aumentar de forma espontânea.

A maioria das pessoas está na Internet por um — senão os três — dos seguintes motivos: conexão, diversão e informação.

A não ser que seu negócio seja voltado ao entretenimento, a melhor forma de fazer com que as pessoas encontrem sua marca é oferecendo informação.

Mas não pense que é qualquer informação. Afinal, é preciso conhecer seu público para entregar exatamente aquilo que ele espera e com uma linguagem adequada.

Além disso, as pessoas tendem a compartilhar informações que julgam úteis, tanto nas redes sociais, quanto com amigos e familiares. Isso cria uma rede, fazendo com que seus conteúdos cheguem cada vez para mais pessoas.

Diminui os custos de marketing

Você sabia que o marketing de conteúdo custa 62% a menos que outras estratégias de marketing? Esse é um dos principais motivos para realizar o investimento.

Isso mostra que, focar apenas em anúncios pode, sim, trazer bons resultados. Entretanto, as chances disso te custar mais caro que o esperado são altas também.

Óbvio que, para seu negócio tomar uma grande proporção e ter resultados de longo prazo, é necessário construir uma equipe capacitada para ajudar. Um bom passo inicial é criar um blog para sua marca e publicar artigos relacionados ao seu nicho e que são do interesse do seu público.

Otimiza os esforços de marketing

Um dos motivos para o marketing de conteúdo gerar economia para sua empresa é que você pode aproveitar mais de uma vez suas produções. Por exemplo: se sua marca publica artigos de blog sete vezes na semana, você pode retirar trechos desses blogs para publicar em outros canais de comunicação ao longo dos sete dias.

A mesma lógica serve para vídeos. Uma única gravação pode ser adaptada para YouTube, IGTV e Facebook.

Uma ótima sacada é enviar uma newsletter semanal sobre todos os conteúdos produzidos pela sua empresa durante uma semana ou um mês para sua lista de e-mail. Isso faz com que seu contato com a sua audiência seja mais próximo. E, “de bônus”, a chance dos seus e-mails serem vistos como indesejáveis pelos provedores (como o Gmail) diminui.

Ajuda a gerar leads

Para ter uma ideia de como o marketing de conteúdo pode ser uma estratégia eficiente, um estudo mostrou que as marcas que investem em marketing de conteúdo geram 12 vezes mais leads do que as empresas que apostam apenas no marketing tradicional.

Nem todos os seus leads vão necessariamente se tornar clientes. Entretanto, os leads gerados com a ajuda do marketing de conteúdo também têm uma probabilidade 5 vezes maior de se tornarem clientes efetivos do seu negócio. Então, quanto mais você aumentar as chances de isso acontecer, melhor para o seu negócio.

Tipos de marketing de conteúdo

O futuro do marketing de conteúdo está garantido. Isso porque o conteúdo é usado, basicamente, como um motor de conversão, engajamento e retenção.

Separei cinco formas variadas de conteúdos para ajudá-lo a decidir quais métodos podem turbinar sua estratégia.

Blog post

Como comentei no início do artigo, o blog é uma das primeiras coisas que vem à cabeça quando pensamos em conteúdo. Afinal, é um conteúdo essencial em qualquer tipo de estratégia. Isso porque atrai mais visitantes para o seu blog, promove a mensagem que sua marca tem para passar ao consumidor e reforça a sua presença no mercado, não só de forma online.

Guest post

Escrever posts para outros portais do mesmo segmento é tão importante quanto escrever posts para o seu próprio blog. A estratégia faz com que o número de leitores do seu próprio blog aumente. Ao criar conteúdos para outros ambientes, seu conteúdo é apresentado para novas audiências e automaticamente sua presença de marca aumenta.

White Paper

Esse material é como um e-book de forma menor. Não tão profundo, conta com cerca de cinco a seis páginas e o intuito é ser lido em menos tempo. Porém, adquire a mesma quantidade de informações.

Caso de sucesso

Mostrar o valor do seu produto ou serviço por meio de fatos é a maneira perfeita de mostrar ao consumidor o que sua marca pode oferecer. Cases abordam problemas que clientes tinham antes de usar uma solução ou produto oferecido pela sua marca. É um exemplo perfeito de material para fundo de funil.

Imagens

Cerca de 95% da comunicação é não verbal. Portanto, isso significa que você tem a chance de mostrar e dizer tudo o que deseja ao seu consumidor sem a necessidade de usar palavras. Com imagens poderosas, ilustrações e gráficos, você pode impactar de fato seu consumidor, ampliando a sua mensagem e ganhando telespectadores.

O que é importante saber antes de começar a investir no marketing de conteúdo

Nessa estratégia o planejamento é a chave do sucesso. É preciso levantar e documentar todos os pontos necessários antes de colocar em prática.

A estratégia é basicamente dividida em cinco etapas: planejamento, elaboração de persona, criação de conteúdo, distribuição e mensuração dos resultados.

Por isso, conhecer sua persona, ter uma boa descrição dos seus produtos, elaborar um bom cronograma e fazer um mapeamento dos seus ciclos de venda são itens fundamentais para um bom resultado da estratégia.

Sabemos que o objetivo final de toda e qualquer estratégia de marketing é trazer resultados positivos para a marca. E, com o marketing de conteúdo, esse objetivo pode ser alcançado!

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