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Marketing de conteúdo: como e por que investir

A internet está em constante transformação, como um organismo vivo. E se tem algo que os usuários da world wide web valorizam a cada dia mais, é o conteúdo. Hoje, é preciso mais do que uma chamada interessante para manter o leitor atento ao que você tem a dizer.

O marketing digital, buscando acompanhar as tendências, criou suas próprias estratégias para usar esse material a favor das marcas. Investir em content marketing é uma forma de ganhar credibilidade dentro do segmento, mostrar domínio e gerar uma identificação por parte dos consumidores.

Se você está pensando em adotar essa prática para promover seu e-commerce, pode aproveitar algumas dicas:

1. Conheça seu público

Somos bombardeados diariamente com um volume gigantesco de informações. As mídias competem entre si, opiniões se contrastam, todos querem argumentar e, como um lojista, você ainda precisa se destacar da concorrência.

Por isso, fazer um estudo do seu público-alvo e descobrir o que é relevante para essas pessoas é indispensável. Crie diferentes personas que você deseja atingir (a dona de casa que precisa de roupas práticas ou a adolescente que vê na moda uma forma de se expressar?) e defina qual será o seu discurso para cada uma.

Você pode utilizar o Google Trends para entender os assuntos mais pesquisados em cada região e, se tiver uma fanpage, acessar o Facebook Insights para conferir dados de quem interage com sua página.

2. Crie um blog

Se ainda não está convencido do poder de influência dos blogs, este infográfico tem diversas estatísticas que podem fazê-lo mudar de ideia. O canal é consumido por nada menos do que 77% dos usuários de internet, de acordo com um estudo da The West Program.

Dedicar parte do seu tempo para manter um blog não apenas permite que você apresente seus produtos de uma forma completa e menos “invasiva” como também estreita o relacionamento com seus clientes e torna seu negócio mais atrativo.

Escolha a melhor plataforma de acordo com suas necessidades, elabore um layout intuitivo e visualmente agradável e defina qual será a voz da sua empresa, que deve ser confiável, acessível e, ao mesmo tempo, profissional.

3. Fale sobre o que você domina

Certo, você já identificou os tópicos mais interessantes para seus leitores em potencial. Mas não é preciso escrever sobre todos eles: selecione apenas aqueles que fazem parte da sua realidade e dos quais, portanto, você já tem um certo domínio.

Pesquisar e arriscar a falar sobre assuntos desconhecidos pode ser tentador (e, sem dúvida, é uma boa atividade a se fazer por diversão), mas toda a responsabilidade sobre o conteúdo estará diretamente relacionada à imagem da sua marca.

Se o que esperamos é gerar credibilidade, o ideal é pesquisar bastante, sim, mas sobre pautas do seu próprio nicho que não sejam completamente novas para você. Aprenda primeiro, escreva depois.

4. Diversifique seu conteúdo

Todos gostam de novidades! Explore não apenas o que será abordado em seus artigos, mas também outros formatos. Vídeos têm recebido um grande destaque ultimamente e podem ser uma boa ideia (neste e-book, você confere estratégias eficientes para o YouTube).

Materiais para download como imagens de produção própria ou cupons de desconto, por sua vez, são interessantes porque permitem a captação de leads. E convidar representantes parceiros para colaborar eventualmente pode “quebrar a rotina” e trazer novos acessos para o seu blog.

Gerenciar tudo isso, contudo, requer organização. Não deixe de elaborar o seu calendário de conteúdos para intercalar as variedades e manter uma frequência constante de postagens.

5. Divulgue seu trabalho

Assim como poucas pessoas chegam por acaso à sua loja virtual, poucas chegarão ao seu blog sem nenhuma divulgação de sua parte. Portanto, defina também uma estratégia de compartilhamento dos materiais.

Vale enviar um e-mail para sua base de dados convidando os contatos a conhecerem seu blog, publicar links em suas redes sociais e até mesmo desenvolver uma newsletter especial, que apresente as atualizações semanais ou mensais.

Promova o engajamento com suas publicações, incentivando comentários e ouvindo o feedback dos seus leitores. Afinal, conteúdo e conhecimento são ferramentas de troca entre quem escreve e quem lê.

Tudo certo?

Seguindo essas pequenas sugestões, você estará pronto para investir em content marketing e ver sua loja crescer – não apenas em números, mas também aos olhos dos seus clientes. Caso quera saber mais, há um curso completo e gratuito sobre o tema. Boa sorte!