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Como usar Marketing de Conteúdo no Instagram

por Vitor Peçanha Quarta-feira, 25 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 10 minutos

Atualmente, o Instagram é a segunda rede social mais usada do mundo. Marcar presença nessa poderosa plataforma pode ser uma excelente estratégia de marketing para a sua marca. 

Mas como você pode ter resultados positivos ao fazer isso? Afinal, apenas estar lá não é garantia de sucesso. A primeira coisa é se lembrar que nada feito de qualquer jeito vai dar certo. Você precisa de uma estratégia sólida, com bom planejamento e execução perfeita. 

Depois disso é preciso aprender a usar o Instagram do jeito certo e entender quais são algumas das ferramentas que o próprio aplicativo oferece para o seu sucesso social e, principalmente, comercial.

É por isso que vamos ensinar agora como você pode fazer Marketing de Conteúdo no Instagram. Você vai entender a importância de uma boa estratégia na rede e vai ver algumas ações que pode tomar agora para ser bem-sucedido.

Preparado? Então vamos lá!

A importância de uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Em resumo, o Marketing de Conteúdo consiste em criar conteúdos relevantes e valiosos para a sua persona e, como consequência, mais pessoas serão impactadas pela sua marca. Esse impacto, por sua vez, vai facilitar a geração de novos negócios.

Atualmente, um bom espaço para gerar esse valor ao seu público, entre interessados, prospectos, leads e clientes atuais, são as redes sociais. E o motivo para isso é óbvio: a maioria das pessoas está presente nesse espaço.

Segundo o Social Media Trends 2019, o Instagram é usado por cerca de 92,5% dos usuários da Internet. Esse alto número de pessoas em ambientes virtuais permite que você:

  • divulgue a sua marca;
  • engaje a sua audiência;
  • gere tráfego;
  • aumente as suas oportunidades de vendas.

Assim, não é de se surpreender que cerca de 96,2% das empresas já estão, de algum modo, presentes nas redes sociais. Então o que fazer para ganhar destaque e sair a frente da sua concorrência? O primeiro passo é criar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.

Ações de Marketing de Conteúdo no Instagram

Até agora você viu que existem ferramentas valiosas para ajudar na produção de conteúdo relevante para o seu Instagram. Mas focar apenas nisso não será o suficiente para posicionar a sua marca como líder no mercado.

Então, o que mais você precisa fazer? Existe, pelo menos, 7 ações que elevam a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Confira!

1. Promover o perfil

Outra ação importante do Marketing de Conteúdo no Instagram é a promoção — no sentido de divulgação — do seu perfil. É preciso mostrar para outras pessoas que a sua página tem conteúdos relevantes.

Por isso, coloque um link para a sua página no Instagram no seu site e divulgue o seu perfil nas outras redes sociais que você marca presença.

A sua conta comercial do Instagram deve ser feita em um cadastro unificado com a sua conta no Facebook. Assim, os seus amigos serão notificados de que o perfil criado e, naturalmente, logo começarão a seguir a nova página.

Outro modo de divulgação é por pessoas influentes se relacionarem com a sua marca. Então, se você tem um cliente com uma grande audiência ele pode ser um meio para que as pessoas visitem a sua página no Instagram.

Também procure adicionar o link do seu perfil comercial do Instagram na assinatura de e-mail da sua empresa. Assim, os funcionários que lidam diretamente com os clientes também vão impulsionar a sua página na rede social.

2. Fazer um calendário de postagem

Como você já viu, uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo no Instagram é muito mais do que apenas ter um perfil nessa rede social. É preciso dar atenção a quantidade de publicações.

Para isso é necessário que você crie um calendário editorial. Mas como fazer isso? É preciso dar dois passos:

  • planejar o que vai ser postado com antecedência;
  • usar ferramentas para automatizar as postagens.

Fazer isso vai contribuir para que você tenha tempo de realizar outras tarefas importantes e ainda ter um perfil de sucesso no Instagram.

Como fazer o agendamento de postagens se essa não é uma ferramenta do Instagram? Existem várias ferramentas, inclusive gratuitas, que fazem esse tipo agendamento, como Buffer e Hootsuite. 

3. Promover concursos

Uma loja de varejo faz promoções para ter a maior quantidade de adesão possível e, consequentemente, aumentar o número de vendas. Os concursos do Instagram são muito similares.

Ao participar dos concursos as pessoas vão concorrer para ganhar algo do seu perfil, seja um prêmio ou uma promoção que foi anunciada. Para isso você pode estabelecer regras como:

  • compartilhar a postagem de anúncio no stories;
  • seguir o seu perfil;
  • convidar outros para participar do concurso por comentar na foto do anúncio.

Essa tática dá um pouco de trabalho, mas é um ótimo modo de alcançar uma nova audiência, até pela divulgação que seus seguidores atuais vão fazer.

Como fazer um concurso de sucesso no Instagram? Para isso você deve:

  • escolher como vai promover esse concurso (pode ser usando uma hashtag ou outra coisa);
  • divulgar o concurso com antecedência, já explicando quais são as regras;
  • escolher um prêmio que o seu público dá valor;
  • divulgar o máximo que você conseguir nas redes sociais o concurso.

Quanto maior o número de pessoas que participarem do seu concurso, maior será o retorno que a sua marca vai ter.

4. Usar stories

O Instagram Stories conquistou os usuários da rede social, tanto as pessoas comuns como os famosos compartilham nesse espaço suas postagens, tradicionais ou não.

Um fato interessante desse recurso é que ele oferece a possibilidade de alcançar mais pessoas do que qualquer outra publicação que você faça na rede social.

Isso por que não é 100% das pessoas que recebem suas postagens no feed. Mas o Stories do Instagram é entregue a 100% dos seus seguidores.

Por isso, pense em como usar o Marketing de Conteúdo nesse espaço do Instagram. É um excelente modo de manter o seu público engajado e interagindo com a sua marca. 

Uma dica é mostrar o dia a dia da sua empresa, isso faz com que as pessoas se sintam mais íntimas do que você faz. 

Além disso, as pessoas se conectam com aquilo que se identificam, mostrar como é o seu dia a dia e que a sua empresa toma ações que as outras também precisam fortalecer essa conexão com os usuários.

5. Fazer anúncios

Já criou anúncios para o Facebook? Os anúncios do Instagram são feitos pela mesma plataforma. Isso é uma vantagem, afinal, você pode usar uma interface simples e completa para criar anúncios nas duas redes sociais.

Na sua estratégia de Marketing de Conteúdo para o Instagram, você definiu quem são as pessoas com quem deseja se conectar. Na plataforma de anúncios, dá para segmentar seu público de acordo com isso e criar campanhas para gerar leads a um ótimo custo-benefício.

Uma das alternativas ao seu dispor é a possibilidade de criar campanhas de retargeting. Nesse tipo de anúncio apenas pessoas que já acessaram um dos seus perfis nas redes sociais ou o seu site poderão visualizá-lo.

Essa estratégia é vantajosa por que as pessoas que já viram o conteúdo que você oferece — quando comparado com as que não viram — provavelmente tem maior interesse em comprar da sua marca. Então, vale a pena anunciar primeiro para elas.

6. Usar o IGTV

O IGTV é uma plataforma de vídeos que foi criada para competir com o YouTube. Ela é diretamente ligada ao Instagram e deve ser bem usada na sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Para conseguir se firmar como referência audiovisual, os criadores do IGTV preferiam diferenciar essa plataforma do seu maior concorrente. Então os vídeos postados podem ter no máximo 10 minutos, para as contas que foram verificadas esse tempo sobe para 1 hora.

O foco dessa rede é em fazer produções profissionais com conteúdo de qualidade que possa engajar ainda mais os usuários. Ele é um excelente meio de você postar vídeos maiores e que ensinam alguma coisa no seu perfil do Instagram.

Os vídeos do IGTV podem ser compartilhados na sua página do Instagram. Será mostrado apenas o primeiro minuto inicial do vídeo. Caso a pessoa demonstre interesse em continuar assistindo é só ela clicar na publicação e o vídeo continuará do IGTV exatamente onde parou.

Outra vantagem de usar os vídeos do IGTV é que, diferente das outras publicações do Instagram, você pode usar links na descrição do conteúdo. Isso ajuda você a direcionar o tráfego para o seu site ou para o seu blog.

7. Realizar parcerias com influenciadores

Os influenciadores digitais podem ser poderosos aliados para aumentar seu número de seguidores. O lado bom disso é que a parceria é vantajosa para os dois lados.

Ele pode divulgar o seu perfil e você o dele. Isso leva ambos os perfis a atrair novos seguidores e aumentar a audiência e o engajamento das páginas.

Mas se lembre que segmentação é tudo. Por isso, não vá atrás de fazer parcerias com influenciadores digitais que trabalham em um segmento oposto ao seu. Você precisa atrair quem realmente está interessado no conteúdo que tem a oferecer.

Fazer Marketing de Conteúdo no Instagram com uma estratégia eficiente vai ajudar você a aumentar as suas vendas. Simples assim. A medida que colocar em prática o que ensinamos aqui vai ficar mais fácil ter sucesso nessa importante rede social.

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