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Como mapear tendência e intenção de busca para aumentar as vendas

por Felipe Bazon Terça-feira, 05 de abril de 2022   Tempo de leitura: 12 minutos

Saber como mapear tendência e intenção de busca é algo essencial para e-commerces, já que esses fatores podem aumentar as vendas da loja virtual. Os consumidores não dependem mais de você para fornecer um caminho para o seu funil de marketing. Hoje, os clientes fazem suas próprias pesquisas e seguem uma jornada de compra não linear, que é exclusiva para eles.

Portanto, saber como mapear tendência e intenção de busca do seu público-alvo é imprescindível para a sua estratégia de marketing digital.

Afinal, ao compreender essas questões, você poderá criar e oferecer conteúdo relevante para atrair potenciais clientes e torná-los consumidores dos seus produtos.

Todos os anos surgem novas tendências que impactam diretamente diferentes tipos de negócios. Quando uma nova edição do Big Brother Brasil inicia, por exemplo, diferentes trends surgem por causa dos participantes do reality show.

Alguns produtos como o biquíni de crochet da Jade Picon, brinco da Linn da Quebrada e um dos principais fenômenos dos últimos anos – os looks e maquiagens da Juliette (campeã da edição 2021) – viraram os principais assuntos dentro e fora das redes sociais.

Se você trabalha no ramo da moda e acessórios, é necessário ficar atento a momentos como esse.

Mas como fazer o mapeamento de tendência e intenção de busca? Continue a leitura e descubra!

Como entender a intenção de busca do usuário

intenção de busca, ou intenção de palavra-chave, é o motivo pelo qual um usuário realiza uma pesquisa específica.

Eles querem aprender alguma coisa? Será que eles estão em busca de um site específico? Tentando comprar algo?

Os principais mecanismos de pesquisa, como o Google, estão constantemente refinando seus algoritmos para descobrir a intenção de pesquisa das pessoas.

Assim, podem classificar as páginas que fornecem as informações mais relevantes possíveis para os seus usuários. Dito isso, o conceito de intenção de pesquisa é muito importante para o SEO.

Não é exagero dizer que é um fator crítico se você deseja que seu conteúdo seja classificado nos dias de hoje.

Mas, para entender a intenção de busca do usuário, antes é necessário saber quais são os quatro tipos de intenções que uma busca pode possuir.

Intenção informacional: saber algo

Muitas pesquisas na Internet são feitas por pessoas em busca de informações. Se você conseguir pensar em uma pergunta, alguém provavelmente pesquisou online por uma resposta. Isso inclui saber:

  • Previsão do tempo;
  • Atualizações do mercado de ações;
  • Uma explicação de por que o céu é azul, e assim por diante.

Pessoas com intenção informativa querem saber mais sobre um determinado tópico ou obter uma resposta para uma pergunta específica.

Tenha em mente que nem todas as pesquisas informativas são formuladas como perguntas. O ponto é que o pesquisador está procurando informações.

Aqui estão alguns exemplos de pesquisas informativas:

  • “O que é marketing de intenção”;
  • “Como realizar pesquisa de palavras-chave”;
  • “Mapeamento de tendência”;
  • “Como entender a intenção de busca dos usuários”.

Intenção de navegação: ir a algum lugar

As pessoas que desejam visitar um site (ou local) específico estão pesquisando com intenção de navegação. Esses usuários já sabem para onde querem ir, mas podem não saber o URL exato.

Ou é mais rápido e fácil para eles pesquisar o nome do que digitar na barra de endereço. Isso significa que uma classificação alta para um termo de navegação só proporciona bons resultados se o seu site tiver o que a pessoa está precisando.

Aqui estão alguns exemplos de pesquisas de navegação:

  • “Login do Instagram”;
  • “Google”;
  • “Site do E-commerce Brasil;
  • “Onde fica o aeroporto de São Paulo?”.

Intenção transacional: fazer algo

Quando as pessoas navegam na Internet para encontrar a melhor compra e compram coisas, elas estão pesquisando com intenção transacional.

Elas já sabem o que querem comprar, então estão procurando por páginas de destino ou uma página de produto específica para ajudá-las em sua jornada de compra.

Aqui estão alguns exemplos de pesquisas transacionais:

  • “Comprar iPhone 13”;
  • “Comprar Playstation 5”;
  • “Fazer matrícula na Smart Fit”.

Investigação comercial: fazer algo depois

A investigação comercial refere-se a pessoas com intenção transacional para o futuro (próximo), mas que precisam de mais tempo e convencimento.

Eles estão fazendo suas pesquisas, mas ainda não tomaram uma decisão final sobre qual solução é certa para eles.

Como eles ainda estão avaliando suas opções, provavelmente estão procurando avaliações e comparações.

Exemplos de pesquisas de investigação comercial:

  • “Apartamentos à venda no Rio de Janeiro”;
  • “Playstation vs. Xbox”;
  • “Samsung vs. iPhones”;
  • “Melhor restaurante em São Paulo”.

Ao compreender qual a intenção de busca do seu público-alvo, você poderá definir a sua estratégia de marketing digital, de acordo com cada etapa da jornada de compra.

Quanto mais você souber sobre o comportamento de compra do seu cliente, mais fácil será para compreender a intenção de busca do seu público-alvo.

Como mapear tendências

Sabemos que acompanhar as tendências do mercado não é algo fácil para empreendedores. Afinal, você tem um negócio para administrar, o que exige muito do seu tempo.

No entanto, os setores estão em constante mudança e, para se destacar, é necessário saber o que está acontecendo, o que inclui acompanhar as tendências do seu nicho de atuação.

Dito isso, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar com o mapeamento de tendências.

1. Faça o mapeamento de palavras-chave

Você pode utilizar ferramentas para saber o que está em alta no momento e ainda descobrir quais palavras-chave pode utilizar em seu negócio.

Algumas dessas ferramentas são:

  • Google Trends;
  • Planejador de palavras-chave do Google Ads;
  • SemRush;
  • Ahrefs.

No caso do Google Trends, você literalmente conseguirá saber o que está em alta, ou seja, nos “trends”.

Já no caso do Planejador de palavras-chave do Google Ads (Keyword Planner), SemRush e Ahrefs, você conseguirá verificar o volume de pesquisa de palavras-chave, bem como sugestões de palavras para o seu negócio.

Assim, conseguirá saber quais são as palavras-chave mais buscadas no principal mecanismo de busca, o Google.

2. Acompanhe os influenciadores e publicações do setor

Nem sempre os empreendedores têm tempo para ler todos os artigos interessantes relacionados aos seus respectivos setores. Então, como eles podem acompanhar as tendências do mercado?

A mídia social é uma ferramenta poderosa para acompanhar os influenciadores do setor, seus pontos de vista e garantir que você esteja atualizado sobre o que está acontecendo no mercado.

3. Ouça seus clientes

Escute o que os seus clientes têm a dizer. Afinal, são eles que compram da sua empresa. Não tenha medo de conversar com eles e saber mais sobre as suas necessidades. Assim, você poderá descobrir muitas oportunidades para ajudá-los.

Faça pesquisas quantitativas regulares com a sua base de clientes existente. Além disso, certifique-se de acompanhar as sugestões que seus clientes enviam nas redes sociais, e-mail, ligações e assim por diante.

Como se preparar para as tendências

Como citamos no início do artigo, todos os anos novas tendências surgem e geram oportunidades de vendas para os negócios que as acompanham.

As tendências que surgiram devido ao BBB fazem com que os consumidores busquem tanto pela marca que os artistas estão utilizando e/ou divulgando como por outras empresas que oferecem o mesmo tipo de produto.

Portanto, é importante que você identifique as tendências que fazem sentido para o seu negócio e saiba como trazê-las para a sua empresa.

Entender o timing de quando um acessório vira moda, ou saber como oferecer ao seu público, é imprescindível para ter sucesso. Una essas estratégias às demais citadas aqui, e aumente as vendas do seu e-commerce!

Leia também: Com tantos e-commerces no mercado, como se diferenciar? Dicas para abrir um e-commerce inovador

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