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Mapa de calor: cinco dicas para aquecer as suas campanhas!

por Jasmin de Sousa Freitas Segunda-feira, 02 de julho de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Ao criar uma campanha de e-mail marketing — mais especificamente um template —, pensamos nos mínimos detalhes sobre visual, texto e opções que estamos oferecendo para a nossa base. Mas, será que os clientes que abrem essas campanhas têm tido uma boa interação com o seu HTML?

Uma das formas de analisar essa interação, em específico o clique no seu template, é o mapa de calor.

O mapa de calor literalmente mapeia quais áreas dos seu e-mail os leitores clicaram mais, mostrando quais são os pontos mais quentes (mais clicados) na cor vermelha e os mais frios (menos clicados) em verde. Analisando esse dado, podemos posicionar da melhor forma possível os call to actions da sua campanha e reorganizar o seu HTML para ele receber mais cliques e, consequentemente, mais conversões.

Separamos aqui 5 dicas para você esquentar cada vez mais os cliques no mapa de calor das suas campanhas.

1 – Seja claro

Se você quer que o cliente vá para o seu e-commerce, mostre isso para ele logo no topo do e-mail. Utilize call to actions objetivos, como: compre aqui, veja mais, botão com o valor ou alguma frase para despertar a curiosidade do cliente.

Quem tiver interesse clicará direto nele, porque uma das coisas que mais atrapalha o engajamento dos usuários é ficar procurando onde está o botão de “compra” ou “saiba mais”.

O ideal é que esse call to action seja bem destacado visualmente. Pode ser em um botão ou com uma fonte maior em relação ao restante do texto. Veja o exemplo abaixo:

2 – Olhe para o seu cliente

Os seres humanos têm uma tendência natural da seguir o olhar dos outros. Fomos treinados desde o nascimento a acompanhar setas nos direcionando para onde devemos olhar ou caminho a seguir.

Veja no exemplo abaixo que os pontos mais clicados nesse HTML são os olhos das pessoas e o botão com o call to action direto para o site:

Faça um teste AB nos seus e-mails com imagens genéricas de produtos e outro HTML de uma pessoa “olhando” para o seu cliente e veja a diferença de cliques nessa mesma parte do HTML.

3 – Conheça o padrão F

Você já ouviu falar do “padrão F” de leitura? Ele é bem comum em estudos sobre padrões de leitura online. De acordo com este estudo do Nielsen Group, em todos tipos de texto, e-commerces e resultados de mecanismos de pesquisa, as pessoas quase sempre navegam em um padrão em forma de F, que favorece muito o lado esquerdo da tela. Esse padrão pode ser observado na imagem abaixo.

Aproveite para colocar imagens de produtos ou botões com call to actions no lado esquerdo do seu template.

4 – Você tem 51 segundos!

Todos nós e os nossos clientes somos extremamente rápidos em conferir nossas caixas de entrada. Por isso sabemos que devemos ser certeiros, com assuntos criativos e chamativos para as nossas campanhas. No entanto, precisamos ser ainda mais focados no conteúdo dos nossos e-mails, pois é ele que encaminhará o cliente para a ação desejada.

Segundo o estudo do Nielsen Group, o tempo médio gasto para ler um newsletter após a abertura é de apenas 51 segundos.

Isso significa que você precisa chegar ao objetivo dos seus e-mails em menos de um minuto. Portanto, a mensagem deve ser atraente e clara, de forma curta e direta.

Que tal antes de enviar as suas campanhas fazer um teste de tempo de leitura? Se for possível ler o assunto mais importante do e-mail em 51 segundos, pode disparar!

5 – Cuide do topo e do rodapé

Essas áreas geralmente seguem um padrão em todas as campanhas enviadas por uma marca. Utilizando os recursos de mapa de calor e teste AB, é possível fazer uma análise se o topo e o rodapé dos seus envios estão sendo atrativos e “utilizados” para os seus clientes.

O ideal é que sempre no topo e no rodapé você dê opções de clique para os seus clientes que os ajudem a achar outros produtos além do que já está no miolo.

Viu só como o mapa de calor gera várias dicas para aumentar a interação da sua base com as suas campanhas?

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