Acesso rápido

Mantenha seu site atualizado com o “checklist do e-commerce”

por Haroldo Duarte Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 11 minutos

Todo site de comércio eletrônico exige gerenciamento constante, o que significa que sempre é necessário garantir que todo o site esteja funcionando corretamente. Vamos dar uma olhada nos itens que devem ser incluídos em todas as páginas e nos itens a serem lembrados ao gerenciar seu site.

Os sites de e-commerce precisam de gerenciamento constante para manter a qualidade
  • Inclua certificados de segurança e lembretes de que as transações são seguras em todo o site
  • Mantenha um design minimalista para facilitar a navegação
  • Teste a velocidade do seu site para que as páginas sejam carregadas rapidamente
  • Remova links quebrados e preencha as páginas vazias do produto
  • Verifique se você exibe opções de filtragem nas páginas de categoria
  • O formulário de inscrição por e-mail é exibido em todas as páginas
  • Um link para sua página institucional
  • Um link para informações legais
  • Um link para sua política de privacidade
  • Um link para sua página de contato
  • Um link para a página de perguntas frequentes
  • Links para redes sociais
  • Links para políticas de troca
  • Botões de compartilhamento
  • Uma caixa de login
  • Guias para categorias e produtos na parte superior
  • Um carrinho de compras na parte superior, caso as pessoas salvem itens
  • Mostre quais sistemas de pagamento você usa e quais medidas de segurança você adota
  • Guias que levam às suas páginas de suporte
  • Tenha um site responsivo e teste-o em todos os dispositivos e navegadores
  • Deixe o botão de checkout claramente em cada página
  • Aplique breadcrumbs em cada página para ajudar as pessoas a encontrar os produtos ou as páginas de que precisam

Página inicial

Quando alguém acessa seu site, rapidamente ele decide se vai sair ou continuar. Se a interface e a navegação da página inicial não são atraentes, o consumidor imediatamente pega a estrada. Mas se você tiver alguns cuidados descritos abaixo, é possível orientar a navegação deste cliente pelo site.

Veja o que você deve incluir e melhorar:

  • Inclua um logotipo bem projetado
  • Verifique se o site funciona em todos os navegadores e dispositivos
  • Gráficos promocionais e links na página inicial
  • Links para os produtos mais populares
  • Call to Actions para levar as pessoas a páginas de vendas importantes
  • Tenha um campo de pesquisa claro no topo do seu site
  • Destaque seus diferenciais: promoções, trocas ou opções de frete grátis
  • Links para compras recentes e produtos populares
  • Uma área para procurar marcas populares
  • Um localizador de lojas, se necessário
  • Botões de tradução caso venda para outros países

Página de produto

É bem comum os clientes acessarem seu site pela página de produto quando o encontram pelos mecanismos de pesquisa. Isso significa que você precisa de informações claras em cada página, junto com ferramentas, guias e mídias relevantes para incentivar as pessoas a finalizar a venda.

  • Inclua Call to Action
  • Avaliações e classificações de clientes para cada produto
  • Links de produtos relacionados para upsell
  • Informações de parcelamento
  • Relógio com desconto se comprar agora
  • Forneça imagens de produtos com funcionalidade de zoom
  • Múltiplas imagens e ângulos de produtos (visualizações de 360 ​​graus)
  • Informações e especificações de uma forma fácil de visualizar. Evite copiar do site do fornecedor
  • Um campo para alterar quantidades de compra
  • Uma descrição criativa relacionada aos usos do produto
  • Inclua um título de produto otimizado para as buscas e com palavras-chave que facilitem a busca interna do site
  • Um botão “adicionar ao carrinho” em cada página do produto
  • Informações sobre preços com possíveis vendas ou descontos
  • A disponibilidade de cada produto para mostrar escassez e empurrar as pessoas a comprar
  • Cálculos de frete e impostos nas páginas do produto
  • Materiais utilizados, dimensões, cores, peso, instruções de lavagem
  • Tamanhos disponíveis e um guia de dimensionamento, se necessário
  • Uma seção de comentários para que as pessoas possam discutir sobre o produto
  • Uma opção de classificação e filtragem para comentários de clientes
  • Um botão “adicionar à lista de desejos” em cada página do produto
  • Vídeos para exibir como o produto funciona
  • Um conversor de moeda, se necessário
  • Uma opção de chat ao vivo que mostra à equipe de suporte o que o cliente está vendo
  • Os códigos de produto para pessoas que podem usar isso para referência posterior
  • Estatísticas de cada produto, como compartilhamentos, visualizações, vendas e pessoas que colocaram em sua lista de desejos
  • Botões de compartilhamento em redes sociais e whatsapp
  • Ofertas para pessoas que compram vários itens relacionados juntos
  • Use fotos e vídeos de nível profissional
  • Um banner que indica se um produto está esgotado, mas solicite o email para avisá-lo quando o produto retornar
  • Uma área para se inscrever para notificações quando um produto se torna disponível
  • Certifique-se de que as páginas do produto carreguem tão rápido quanto sua página inicial
  • Explique características únicas e o que faz com que seu produto se destaque dos concorrentes
  • Inclua palavras-chave em cada página do produto para melhorar as classificações do mecanismo de pesquisa
  • Minimize a desordem para que o processo de compra não pareça intimidador

Carrinho, lista de desejos e checkout

Use o carrinho de compras e a área de checkout do cliente para realmente brilhar, permitindo que o cliente finalize a compra rapidamente e, caso algo dê errado, ele consiga entender o que deu errado, corrigir e refazer o pagamento.

  • Mantenha todo o processo de checkout sem a necessidade do cliente rolar a página
  • Guest Checkout: Não faça a pessoa criar uma conta até depois de fazer o pedido
  • Aceite maior quantidade de meios pagamento possível. Complica um pouco a conciliação bancária, mas facilita para o cliente. Num mercado altamente competitivo, muitas vezes, o cliente escolhe a loja pelo meio de pagamento, pois pode ter saldo disponível no Pagseguro, Mercado pago ou outro qualquer.
  • Tente oferecer baixos custos de envio
  • Adicione botões de checkout na parte superior e inferior de suas páginas
  • Certifique-se de que os selos de segurança e pagamento sejam mais proeminentes durante a finalização da compra
  • Peça às pessoas para continuarem comprando depois de fazer uma compra
  • Permita que as pessoas salvem seu carrinho em uma lista de desejos para mais tarde e, se possível, salve de forma que ele possa salvar no celular e finalizar no desktop posteriormente
  • Sugira itens da lista de desejos para fazer upsell durante a finalização da compra
  • Evite pedir uma resposta de pesquisa após o checkout. Peça por email depois da entrega do produto
  • Ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor que justifique a oferta
  • Ofereça vários métodos de envio
  • Inclua uma área para inserir códigos promocionais
  • Mostre às pessoas o quanto elas economizaram durante o checkout
  • Mostre a data e hora de envio aproximadas
  • Se vender downloads digitais, explique como eles recebem o produto
  • Seja claro sobre o uso das informações pessoais do cliente
  • Ofereça uma amostra se eles estiverem hesitantes em comprar
  • Se você vender itens com preços altos, ofereça opções de financiamento como parcelas de pagamento
  • Teste o processo de checkout para ver se funciona

Pós-Compra

Após a compra, há uma chance de oferecer suporte e ofertas adicionais por e-mail. Veja o que incluir nos seus e-mails.

  • Um recibo com o preço
  • Uma foto do item
  • Links para o produto, site, suporte e sugestões de produtos relacionados
  • Após a entrega, peça um comentário
  • Caso o cliente fique um período sem comprar, ofereça um cupom de desconto
  • Crie e indique a participação de um programa de fidelidade
  • Peça opiniões em troca de promoções e descontos
  • Pergunte se eles querem alertas de notificação futuros para produtos
  • Venda cartões de presente em seus e-mails
  • Envie uma promoção para carrinhos abandonados
  • Agradeça a compra
  • Mostre para onde o produto foi enviado
  • Ofereça uma opção para cancelar o pedido
  • Links para compartilhar nas redes sociais
  • Um link para rastrear envio
  • O número do pedido e um link para instruções sobre devoluções
  • Informações sobre trocas
  • Link de pesquisa

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