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M-commerce é presente e futuro do comércio virtual brasileiro!

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

A realidade já é móvel. Não há mais como falarmos no universo do e-commerce sem considerarmos os smartphones e gadgets em geral, que levaram a Internet para fora dos muros das casas e estabelecimentos.

Desta forma, mais do que discutir a necessidade de evolução e adaptação do e-commerce, que já é atestada e indiscutível, é preciso falar sobre estratégias que otimizem-no no meio móvel, captando, satisfazendo e fidelizando o consumidor.

Visando isto, vários grandes e-commerces já apostam em aplicativos móveis. Mas o investimento é alto. Para os pequenos negócios, a solução é, portanto, investir em um layout responsivo, com design moderno e intuitivo, checkout ágil e eficiente.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados e evitar aderir ao m-commerce como um simples “anexo” à plataforma principal (e-commerce via desktop). É preciso tomar uma série de atitudes exclusivas, lidar com o comércio nas plataformas móveis com estratégias diferentes e específicas, como a criação de publicidade direcionada.

Apesar disso, é ideal integrar as ações do m-commerce e do e-commerce, de forma que o público não dissocie os dois ambientes, mas enxerguem-nos, de certa forma, equivalentes e complementares.

Uma das formas de começar a fazer isso é promover a versão móvel da loja nas redes sociais e via e-mail marketing. Investir em postagens patrocinadas no Facebook – especialmente direcionadas aos usuários de dispositivos móveis – é uma boa estratégia.

Dessa forma, a informação chega para um público que já tem afinidade com o tema. Em um primeiro momento, vale oferecer algum desconto exclusivo, ofertas especiais de lançamento para compras via dispositivos móveis. Assim, o consumidor conta com um incentivo a mais para realizar uma compra.

Em relação ao e-mail marketing, inicialmente até vale divulgar a novidade a todo o mailing. Depois, o ideal é direcionar o e-mail a usuários que tenham mais afinidade com as plataformas móveis.

Geralmente, as ferramentas de disparo de e-mail marketing possuem dados e estatísticas em seu administrativo, que podem apontar os contatos que mais abrem seus e-mails em dispositivos móveis. Este seria um público mais propenso a usufruir da versão móvel da loja virtual em questão, então a probabilidade de a comunicação ser assertiva é muito maior.

Vale destacar também a potencialidade da publicidade feita nas redes sociais originalmente móveis, como o Snapchat e o Instagram. A primeira não tem versão para computadores, a segunda até tem, mas a grande maioria dos acesso se dá via smartphones, já que a rede foi originalmente desenvolvida como aplicativo.

No Snapchat, além de compartilhar detalhes dos “bastidores” da loja, mostrando novidades, produtos sendo embalados, etc., é possível criar promoções rápidas para compras feitas via mobile, criando um código de desconto para os usuários da rede. Da mesma forma, no Instagram que tem o plus de possibilitar que as marcas criem publicidade com links diretos.

Explore o m-commerce também de forma mais sensorial e palpável. Um exemplo: seu site adaptado para plataformas móveis finalmente ficou pronto? Personalize a embalagem de seus produtos e ofereça uma promoção de lançamento especialmente para clientes que já realizaram compras na sua loja e para os quais você enviará seus produtos.

Como? Aposte no QR Code! Imprima o QRC em uma leva de embalagens. Assim, com seu smartphone, o consumidor poderá escaneá-lo e será direcionado para uma landing page exclusiva, que apresenta a nova loja versão móvel e garante a ele descontos em uma gama de produtos específicos para compras realizadas exclusivamente neste ambiente.

Ao empreendedor virtual, ficam as ideias para reflexão. Pense nessas estratégias, reflita de acordo com seu negócio e o perfil de seu público e adapte-as para colher os melhores resultados.