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"Look do dia" no Instagram: potente ferramenta de interação entre cliente e marca

Por: Sirlene Costa

CEO da marca Dassi Boutique. Atualmente, a empresa possui o e-commerce e duas lojas físicas, com faturamento em torno de R$ 10 mi.

Você, colega dona ou dono de varejo, físico ou online, com certeza trabalha muito e constantemente para manter seu negócio sempre em evolução. Mas, claro, tem seus momentos de lazer e diversão, correto? Aproveitando que estamos falando de diversão, que tal falarmos um pouco sobre os nossos ídolos…

Se você for fã de algum astro ou estrela da música, do cinema ou dos esportes, certamente acompanha o perfil do(s) artista(s) nas redes sociais — sobretudo no Instagram. Vestidos ou camisas incríveis, ou combinações simples, ou mesmo aquela roupa de praia, chamam a atenção dos seguidores. Então me diga: alguma vez você ou alguém da sua família se inspirou em algum look que o ídolo em questão estivesse usando? Tenho quase certeza que muitas e muitos responderão que sim!

Para alguns, a tal história do “look do dia” pode parecer apenas futilidade, mas os números estão aí para provar que não. Influenciadores de moda, por exemplo, movimentam milhões de seguidores e montantes bastante consideráveis de dinheiro, impactando fortemente o mercado e fomentando uma tendência que já se estabeleceu. Estamos falando sobre transformar uma conversa que inicialmente é sobre qual peça combina com o que em uma potente ferramenta de interação.

Looks como referência são positivos para o varejo de moda

Nós notamos um grande avanço nas interações — e nas vendas! — quando adotamos uma estratégia simples, mas que faz a diferença. Nesse caso, ao postar duas ou mais variações de looks com uma única peça e criar um call to action na legenda, chamando as seguidoras a opinarem sobre qual look elas preferem. Em algumas das fotos eu mesma visto os looks, estreitando e humanizando também a relação entre as nossas consumidoras e a loja.

Dentre os comentários, surgem conversas muito interessantes para nós. Temos mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, e um engajamento bastante alto — são milhares de interações com curtidas ou comentários. E é dali que surgem dúvidas, sugestões, elogios e também reclamações, que nos fazem rever e avaliar processos para oferecer sempre a melhor experiência para as nossas clientes.

Indicação de look

Outra ação bastante relevante dentro desse tipo de conversa na ferramenta é a indicação das peças do look para outras pessoas. É muitíssimo comum vermos nas interações as clientes (ou potenciais clientes) marcando amigas e dizendo frases como: “Olha, @pessoa, era uma calça como essa que você queria, não era?”. Ou: “@amiga, essa saia fica bem com várias peças diferentes, é a sua cara!”, e outras respostas do tipo. Não é incomum que diversas dessas interações se transformem em vendas efetivas.

Portanto, é essencial compreender que não basta estar no Instagram apenas para “cumprir tabela” da presença digital da sua marca em todas as redes sociais. Se bem utilizado para conversar com o seu público — que deve ser estudado a fundo e compreendido em relação aos seus hábitos, gostos e preferências —, ele transformará seu negócio em referência no segmento. E mais: permitirá trocar ideias valiosíssimas entre o seu público e a empresa.

Meu negócio nasceu na internet, e hoje temos o e-commerce e duas unidades físicas. Porém, sem a presença digital nada do que temos hoje seria possível — pelo menos não com a mesma proporção. O e-commerce e (principalmente) as redes sociais abrem portas tanto para quem empreende como para quem consome.


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