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Aumente o faturamento de sua loja virtual antecipando o problema do consumidor

por João Paulo Arraes Quinta-feira, 20 de junho de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

Quem nunca teve problemas com a telefonia celular, internet ou até mesmo companhias aéreas? Imprevistos e surpresas referentes a um produto ou serviço adquirido podem ocorrer. Porém, ainda existem empresas que estão focadas em apenas concretizar vendas e esquecem com o que acontece ao cliente depois da finalização da sua compra.

Pense no seguinte cenário: você está com hora e data marcada para viajar de avião, mas recebe um e-mail ou SMS da companhia aérea avisando que o voo irá atrasar. Melhor do que chegar para o check-in e receber a notícia, não acha?

O resultado disto é: a empresa se antecipou perante ao problema e teve o cuidado de avisar o consumidor para ele se preparar para o imprevisto. Uma organização como esta pode ajudar a loja virtual a evitar futuras dores de cabeça. Além disso, pode ajudar a preservar o cliente em sua loja, mesmo que não seja legal passar por algo que ele não tinha programado ou previsto.

Os problemas caminham conosco, mas o diferencial pode estar na empresa e na equipe que capacita seus colaboradores. A organização também precisar estar preparada para acompanhar o cliente, de modo que ele não se frustre no futuro com o seu serviço.

Um dos fatores relevantes para se antecipar a estas necessidades é conhecer o seu nicho de mercado e a concorrência. Para isso, empresas procuram realizar o investimento em tecnologia e qualidade de atendimento para aumentar o retorno sobre o seu investimento (ROI).

Conheça o comportamento do seu consumidor

O uso do CRM (Costumer Relationship Management) é essencial em uma loja virtual. Através dele, é possível ter relatórios corretos e com todas informações de estratégias, que focam no incentivo do usuário em estar mais presente e ativo.

Ao mesmo tempo, está presente quando é preciso conhecer o comportamento do seu consumidor. Assim, consegue prover informações detalhadas, que permitirão que as suas estratégias se desenvolvam com mais precisão. Isso o auxiliará com o histórico de relacionamento e no suporte que futuramente ele precisará ter.

Ao estabilizar o comportamento do CRM com sua empresa, será possível aumentar a competitividade e realizar estratégias mais assertivas. Quando você presta atenção sobre os dados do seu consumidor, você passa a ter uma gestão de vendas bem mais estruturada, organizada e eficiente. Isso quer dizer que seus colaboradores possuem a visão sob o trabalho deles, encontrando o equilíbrio e a motivação no atendimento ao cliente.

Com o auxílio de um software de workflow, a ferramenta te dará as respostas e decisões imediatas perante aos questionamentos. Existem várias razões dos benefícios da unificação de softwares aos CRM. Por fim, o workflow, inclusive, ajuda no início de projeto de relacionamento guiando às decisões certeiras.

Supra a necessidade do seu consumidor

Buscar dados por mero “achismo” não é uma opção aconselhável no mercado atual. Estar à frente e conseguir informações do seu público-alvo ajuda a antecipar mudanças, bem como concilia um projeto que irá melhorar suas oportunidades. A fim de suprir a necessidade do consumidor, a utilização de um software BI (Business Intelligence) é essencial para a gestão e a agilidade de qualquer ação dentro de sua empresa.

Ele oferece dados de captação rápida e eficaz quando integrado com várias fontes de dados. No entanto, vale ressaltar que o BI não oferece o levantamento de informações. Mas sim o levantamento de avaliações com dados coletados. Os dados, entretanto, podem ser arquivados e organizados, de modo a facilitar o trabalho de análise da sua gestão empresarial.

São dados e evidências que o levarão a ter uma decisão estratégica. Por exemplo: a conquista de novos clientes. Com um clique, é possível ter dados e acesso a relatórios de sua empresa e sua organização. Com isso, proporciona também a análise com dados de fácil visualização para o gestor e outros responsáveis do seu e-commerce.

Faça a observação do seu consumidor

Para compreender o seu consumidor, existem tópicos simples a serem trabalhados por você e sua equipe. Então faça o exercício de procurar responder estes questionamentos:

  • O que seu consumidor pensa e o que faz para chegar ao seu e-commerce?
  • O que ele vê em sua loja virtual?
  • Como a sua comunicação com seu consumidor é interpretada por ele?
  • Quais são os os medos e frustrações que ele tem?
  • Quais seus verdadeiros desejos e necessidades?

Para compreender o consumidor, é preciso estar preparado com múltiplas ações. Elas permearão o seu relacionamento com ele. Avalie detalhadamente todos os fatos que vão influenciar este comportamento e que trarão embasamento na composição da estratégias do seu negócio.

A união do que o cliente precisa e o que sua empresa pode oferecer levará a resultados excelentes. Esteja atento às necessidades do consumidor. Além disso, veja o diferencial da sua empresa. Com as ferramentas, o planejamento estará preciso. A partir disso, o auxílio e o suporte serão mais eficazes.

 

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