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Como destacar sua loja virtual em um marketplace

por Fabiano Luiz Quarta-feira, 14 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 8 minutos

Ao criar uma loja virtual é natural que você se pergunte como agir para potencializar suas vendas e obter os lucros desejados. Associar seu e-commerce aos marketplaces é uma das estratégias que te ajudar nesse percurso.

Já falamos em outro artigo sobre a importância dos marketplaces no mercado, como influenciam diretamente no aumento de alcance da sua loja virtual e em como isso pode potencializar suas vendas.

Os marketplaces são ideias para quem, como você, está adentrando no nicho e trabalhando a imagem no mercado. Mas, como nem tudo são flores, o seu maior beneficio é justamente o seu principal desafio, lembrando que uma grande parcela do mercado está dentro do marketplace.

A principal maneira é conquistando o que chamamos de Buy Box. Nela, ao pesquisar determinado produto dentro da plataforma, apesar de render muitos resultados, um deles é destacado como “a melhor oferta” para o consumidor. Levam-se em consideração diversos aspectos.

Então, como fazer com que a sua loja virtual seja a escolhida pelo consumidor dentre tantas outras?

Apresentação

A apresentação da sua loja dentro de um marketplace precisa ser trabalhada com cuidado. É importante que o consumidor, ao acessar o “seu perfil”, sinta-se seguro.

Disponibilize informações sobre sua loja, suas redes sociais, quais suas responsabilidades, destaque suas missões, visões e valores. Mostre ao público que você trabalha para manter suas operações seguras.

Cuide da sua vitrine. Exponha fotos de qualidade, descreva detalhadamente seus produtos, forneça as características dos produtos, o tipo de matéria-prima, os materiais utilizados para a fabricação (no caso de serem personalizados por você mesmo), tamanhos e dimensões.

Esses detalhes acarretam pontos positivos para construção da sua reputação dentro da plataforma.

Concorrência

A concorrência é o ponto forte dor marketplaces. Portanto, quanto mais competitivo forem seus preços, mais chances de alcançar o buy box.

Revise sua margem de precificação e veja até quanto você consegue baixar o valor de oferta sem que seu negocio sofra com isso. Utilize softwares simuladores de preços e acompanhe sempre o valor praticado pelos concorrentes.

Outra maneira se equiparar e superar a concorrência é trabalhando a fidelização dos seus clientes.

Crie programas de desconto progressivo, cupons de desconto. Realize campanhas que despertem o interesse do seu consumidor e o mantenha engajado. Por exemplo: “frete grátis na segunda compra, 15% de desconto na primeira”. Ou até mesmo tantos pontos a cada real gasto e troque posteriormente por mais descontos e/ou brindes.

Atendimento ao cliente

Os canais de atendimento ao cliente são essenciais para o sucesso de qualquer loja virtual. Dentro dos marketplaces isso não é diferente. Pelo contrário: talvez seja ainda mais importante.

Por se tratar de uma plataforma de terceiros, a insegurança para realizar uma compra é ainda maior por parte do consumidor. Por isso, quanto mais opções de atendimento ele encontrar, mais seguro ele irá se sentir.

Habilite o chat dentro da plataforma para o atendimento ao cliente. Isso por si só já se torna uma vantagem competitiva com relação aos concorrentes. Se possível, WhatsApp e telefone para retirada de dúvidas em tempo real e o e-mail tirar dúvidas no pós-compra.

Essas estratégias transmitem segurança para o seu cliente e aumentam a sua credibilidade dentro do marketplace.

Invista em publicidade

Ser atrativo é uma regra fundamental para o seu sucesso dentro de um marketplace. Não dependa apenas das estratégias de marketing que as próprias plataformas de marketplace executam. Crie campanhas nas redes sociais, direcionadas especificamente para o seu público e sua mercadoria.

Se possível, crie anúncios pagos e trabalhe seu engajamento de publico-alvo. Essas dicas são estratégias fundamentais para destacar sua loja virtual dentro do marketplace e potencializar ainda mais seus lucros.

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